TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Por:   •  10/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.486 Palavras (10 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Polo Anhanguera Colégio Kennedy 7327

DESAFIO PROFISSIONAL

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública I, Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão da Produção Industrial

Marsen Romio Nunes / RA 3398627605

Michel de Freitas Caldeira / RA 3262385300

Raphael Martins Coelho Gomes / RA 3262385300

Rafael dos Santos Duarte / RA 1235368664

Professor tutor presencial: Yan

[pic 2]

Marsen Romio Nunes / RA 3398627605

Michel de Freitas Caldeira / RA 3262385300

Raphael Martins Coelho Gomes / RA 3262385300

Rafael dos Santos Duarte / RA 1235368664

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado aos cursos de Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública I, Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão da Produção Industrial do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento das disciplinas de Direito Empresarial, Matemática, Processos Gerenciais, Responsabilidade social e Meio Ambiente e Tecnologias de Gestão.

Porto Alegre, 16 de novembro de 2016.

Sumário

1 INTRODUÇÃO        9

2 planejamento        10

2.1 Dados da Empresa        10

2.2 Informações Sobre o Produto        10

2.3 Politica Ambiental        10

2.4 Principais Clientes        11

3 ANÁLISE AMBIENTAL – matriz swot        12

4 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL        13

4.1 Detalhamento da Situação        13

4.2 Alvo do projeto        13

5 Viabilidade de Implantação        13

5.1 Desenvolvimento e Implementação do SGA Adequado        13

5.2 Viabilidade de Implantação        13

5.3 Diagnostico Empresarial        13

5.4 Resultados Esperados        13

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

7 REFERÊNCIAS        15


Passo 1

        A Empresa Energy Baterias Automotivas administrada pelo Sr. Almir, baseia-se na Teoria Clássica da Administração proposta por Henry Fayol, com visão na centralização da gerencia administrativa manteve seu foco na padronização do trabalho, primando pelo constante planejamento à especialização de funcionários. Nesse ponto identificamos pontos  autoridade e na responsabilidade.

          

Que caracteriza princípios básicos e elementos da função administrativa descrito porFayol, com ênfase na estrutura organizacional, da visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência organizacional. Também caracterizada pelo olhar sobre todas ênfases (operacionais e gerencias), bem como na direção de aplicação do topo para baixo (da agencia para a produção). O modo como Fayol encarava a organização da empresa á Teoria Clássica a impostação de abordagem anatômica e estrutura.

Chegamos nessa teoria baseando-se nos dados fornecido e sobre as características da empresa Energy com ênfase nas tarefas como: Divisão do trabalho- Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade. E pela centralização que se consiste nas atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser baseadas na centralização.

Agora formados, seus dois filhos e o próprio senhor Almir trabalham em conjunto com dificuldades para modifcar a motodologia  de administração empregada na empresa Energy Baterias Automotivas.

Marcos e André pretendem adotar a Teoria das Relações Humanas ou Escola das Relações Humanas, com maior ênfase nas pessoas por possuirem hoje uma visão dos funcionários, que hoje já não querem mais só os benefícios financeiros, mas também prestigio, reconhecimento e satisfação pessoal.

Essas teorias visam criar novas perspectivas para administração, buscando conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Ate  então o trabalhador era tratado pela Teoria Classica, e de forma muito mecânica. Com os novos estudos mudou-se o foco e de “Homo econômicus” o trabalhador passou a ser visto como “Homo social”.

As três principais características desses modelos são:

  • O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento e simples e mecânico;
  • O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica;
  • Todos os homens possuem necessidades de seguranças, afeto, social, prestigio e autor realização.

Que também se consiste em impulsionar a abordagem humanística através do desenvolvimento das ciências sócias, principalmente da Psicologia e da Psicologia do trabalho, a qual passou por 2 etapas:

  • Analise do Trabalho e adaptação do trabalhador ao trabalho: Esta etapa, é caracterizada pelo domínio do aspecto meramente produtivo, onde era realizada a análise das características humanas que cada tarefa exigia de seu executante.

  • A adaptação do trabalho ao trabalhador: Nesta etapa, a Psicologia  esteve focada em aspectos individuais e sociais do trabalho, que predominam sobre os aspectos produtivos (pelo menos em teoria). Os temas predominantes foram o estudo da personalidade do trabalhador e do gerente, a moyivão e os incentivos do trabalho e a liderança.

Com a Teoria das Relações Humanas uma nova visão passa a ser focada especificamente: Motivação, Liderança, Comunicação, Organização Informal, entre outras. Os então superados conceitos clássicos da administração, hierarquia, racionalização do trabalho, passam a ser contestados, onde o presente trabalho apresenta a importância da aplicação da Teoria das Relações Humanas na Administração de uma Organização, para que se possa atingir um resultado eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (218.7 Kb)   docx (160.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com