TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Segredo De Luiza

Por:   •  25/6/2018  •  Resenha  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 5

Apresentação:

Segredo de Luísa apresenta uma cultura empreendedora sob a abordagem do autoaprendizado. Permite-nos desenvolver visões e aprender como transformá-las em realidade. Fernando Dolabela nos oferece um livro imaginativo, que reflete seu profundo entendimento da essência do empreendedorismo, bem como sua ampla experiência no ensino desta disciplina.

Introdução

Este livro é fruto da minha experiência no ensino de Empreendedorismo nos níveis universitário e de segundo grau.

Novo Empreendedor

A história de Luísa é um pouco de tudo o que o autor tem ouvido. A maneira simples de contá-la foi inspirada nos relatos ouvidos em anos de trabalho. É uma pequena novela sobre a criação de uma empresa.

A Metodologia

De forma simples, clara e minuciosa, o autor procura explicar ao leitor os dois processos básicos para a criação de uma empresa: a formação de uma idéia e o caminho para sua validação através do Plano de Negócios.

A metodologia é diferente do tradicional "estudo de casos", O assunto é tratado através de uma história narrada em tom coloquial muito perto da realidade vivenciada por alunos do curso de empreendedorismo que o autor e companhia criaram. O centro das preocupações é a pessoa, e não a técnica, a ferramenta. O ser é mais importante do que o saber, e o empreendedor deve ser alguém preparado para aprender a aprender.

A Motivação e o Perfil do Empreendedor

Definição de um empreendedor

"Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões".

O empreendedor é um ser social, produto do meio em que vive. Pesquisas mostram que os empreendedores têm sempre um modelo, alguém que os influência. Apesar de a família não ter tradição em negócios, Luísa tem a madrinha como modelo.

No estágio atual do conhecimento sobre empreendedorismo, sabe-se como ajudar os empreendedores em potencial e os empreendedores de fato a identificar as características que devem ser aperfeiçoadas para obterem sucesso.

A Importância das Relações

A razão é que, nas pesquisas, se verificou que os empresários de sucesso são influenciados por empreendedores do seu círculo de relações ou por líderes ou figuras importantes, tomados como "modelos".

O empreendedor vê nas pessoas uma das suas mais importantes fontes de aprendizado, e não se prende, como profissionais de algumas áreas, somente "reconhecidas", tais como literatura técnica, relatórios de pesquisas, cursos reconhecidos, etc.

O empreendedor aprende em um clima de emoção e é capaz de assimilar a experiência de terceiros. O hábito de Luísa tentar colocar-se no lugar do outro é um exercício importante para vivenciar histórias de outras pessoas, algumas vezes aplicando padrões conhecidos em contextos novos.

Perfil do Empreendedor de Sucesso

Luísa tinha prazer em se diferenciar das outras meninas, como se fosse pecado ser igual.

Na pesquisa de Timmons reunimos algumas qualidades de um empreendedor: O empreendedor deve ter: iniciativa, autoconfiança, autonomia, otimismo, necessidade de realização, perseverança, grande energia, forte intuição, diferenciação, alto comprometimento, sonhos reais, espírito de liderança, rede de relações, método próprio de aprendizagem.

A Formação da Visão

A lida atrás do balcão trazia outras gratificações, não muito claras e discerníveis para Luísa, mas que poderiam ser explicadas pôr um substantivo de sentido genérico: prazer.

Luísa sente-se feliz na atividade de vender, atender os clientes, saber que eles apreciam o que compraram. E mais do que isso: com o passar do tempo, Luísa começou a entender o que é um negócio, acumulando experiência.

Deve o empreendedor ser uma pessoa com autonomia, autoconfiança. Tem de acreditar que pode mudar as coisas, que é capaz de convencer as pessoas de que pode conduzi-las para algum ponto futuro. Filion chama a isso Conceito de si.

O empreendedor sempre quer realizar os seus próprios sonhos. É alguém que busca incansavelmente a auto-realização.

A Validação de uma idéia

Um colega de Luísa falou sobre um certo professor do curso de computação, que havia criado uma disciplina de Empreendedorismo.

Por que o ensino de Empreendedorismo?

A alta taxa de mortalidade infantil. No mundo das empresas emergentes, a regra é falir, e não ter sucesso. O emprego dá lugar a novas formas de participação. Exigi-se hoje, mesmo para aqueles que vão ser empregados, um alto grau de "Empreendedorismo". A metodologia de ensino tradicional não é adequada para formar empreendedores. Os valores do nosso ensino não sinalizam para o empreendedorismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com