TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Setor de Compras

Por:   •  23/1/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 4

1 – O que vem a ser o setor de compras dentro da empresa? Qual o objetivo deste setor para a organização?

R:  O setor de compras é responsável pela aquisição de produtos e serviços que darão funcionamento aos demais setores da organização. O objetivo deste setor é suprir as necessidades dos setores de apoio da área meio (administrativo, manutenção, logístico e engenharia) e setores responsáveis pelo produto final da organização, área fim (capacitação profissional).   

2 – Relate os benefícios/vantagens que o setor de compras consegue gerar para a empresa?

R:  Entre os benefícios e vantagens do setor de compras podemos considerar a economicidade dos recursos da organização através da análise criteriosa de pedidos que estejam plenamente  de acordo com a real necessidade dos processos e  a colaboração na entrega de um produto final satisfatório para clientes internos e externos.

3 – O que fazer dentro do setor de compras para torná-lo eficiente e eficaz?

R: Estabelecer  um padrão nas etapas do processo de compras e seguir este padrão para o pedidos conforme suas áreas requisitantes em cada especificação. Manter um controle e acompanhamento sobre a tramitação dos processos, sempre retificando o que estiver em desacordo com o padrão. Isto ajuda  a dar  celeridade  às compras.

4 – Qual a importância da ética no setor de compras?

R: A ética ajuda a manter a harmonia e a confiança  entre o setor de compras e os demais setores da organização fazendo com que a coparticipação dos colaboradores esteja presente na resolução dos desafios que se apresentarem. Vale destacar que a ética é fundamental  para a credibilidade da organização na prestação de contas em auditorias externas.

5 – Quais são os principais indicadores que podem ser trabalhados no setor de compras?

R:  De maneira geral, podemos apontar o tempo do ciclo do processo de compras, como um indicador de satisfação da demanda. Quanto mais breve a conclusão do processo de aquisição, melhor a possibilidade de planejamento da utilização das compras. As compras que estejam sempre abaixo do teto estipulado para valores de aquisição, também indicam que o setor de compras está colaborando com o planejamento orçamentário da organização.

6 - Em sua opinião, quais são os fatores mais importantes para gerar um processo de compra satisfatório?

R: Atender plenamente ao setor requisitante, satisfazendo as especificações e em tempo hábil para execução dos objetivos conforme cada setor.

7 - Como é feito o levantamento das necessidades internas e a apresentação dos detalhes técnicos exigidos pelos compradores (no caso setores da empresa)?

R: O colaborador habilitado tecnicamente faz a análise da situação que precisa de manutenção, adequação, reforma ou transformação e formaliza genericamente a lista dos materiais ou serviços necessários em documento de uso interno, submetendo este ao superior hierárquico direto para apreciação.  Caso autorizado, este documento é encaminhado para o setor de compras para início do processo.

8 – Em relação aos fornecedores, como ocorre a relação empresa/fornecedores? Existe algum critério de identificação de melhor fornecedor ou alguma barreira de impedimento de fornecedores? Portanto, como é feito a seleção dos fornecedores?

R:  A organização não faz distinção de fornecedores dando preferência para determinados vendedores ou prestadores de serviço, porém aqueles que são habituais em fornecer com rapidez e qualidade os produtos cotados, são acionados para cotarem seus preços em casos de compras de caráter urgente.    Novos fornecedores também entram nos processos de cotação conforme o surgimento de novas solicitações que tenham caráter menos habitual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com