TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Seu Futuro em Administração

Por:   •  31/12/2016  •  Resenha  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 6

O livro Seu futuro em Administração tem como objetivo maior esclarecer a alunos que estão iniciando curso superior em Administração se realmente é sua vocação. Então por meio de linguagem informal e pratica no começo do livro, tenta entra em contato direto com o leitor jovem para obter certa intimidade para alcança seu objetivo. No decorre da leitura vai informando que a área de administração esta bastante concorrida, porque a visão das pessoas está ficando mais amplas para o curso, onde antigamente somente cursos de direito, medicina e engenharia eram considerados os melhores. E isso nos mostra interesse crescente pela Administração e revela um processo de mudança cultural em nossa sociedade. Informar também que precisar de profissionais diferentes, inovadores e que tenha vocação. Isso que vai fazer o administrador diferente dentro desse mercado tão sobre carregado.

Um do desfecho do livro é fazer o leitor conseguir responde a pergunta: Você nasceu para a administração?. Então por meio disso vai respondendo-a enfatizando que mesmo com dificuldades iniciais em certas matérias essências e organização de estudo, o estudante analisar suas ações cotidianas e tudo que está o seu meio. Tudo e criando por meio de organização, planejamento, escolhas, administração. E por meio de outra pergunta faz o Universitário responde a si mesmo se no seu cotidiano ele está sujeito as varias decisões e o que o faz fazer escolha melhor que seja e que sempre ter o máximo aproveitamento do que for feito. Todos têm decisões, mas não podemos dizer que todos são administradores já que o mesmo estuda por varias horas maneiras para que suas escolhas estejam certas e não a idade determinada para adquirir esses conhecimentos, jovens e adultos pode sim descobrir e executar escolhas certas baseados em conhecimento de administrar.

Conhece a ti mesmo, e essencial para o curso e para ser torna tanto uma pessoa melhor como também um profissional de qualidade. Habilidades indispensáveis para o administrador são: independência, capacidade de trabalhar com as pessoas, automotivação, ser organizado, habilidade de trabalha com incertezas e mudanças. Por essas qualidades o autor a apresenta o identificador de forças e fraquezas para o leitor fazer uma avaliação própria e identificam quais seus principias pontos a ser melhorados em decorrer do curso para ser torna o legitimo administrador com o preenchimento das tabelas: Competências de comunicação e de trabalho em equipe, competência de planejamento e de gestão de tempo, competência de resolver problemas e domínios de tecnologia de informação. O livro também no faz refletir sobre quais instituições de ensino devemos optar, pois no mercado seletivo pesa muito a questão do currículo e onde foi formado, pelo menos isso acompanhara sua carreira ate que você passe por experiências e se torne independente depois de formado.

No capitulo cinco, no falar como se estrutura o curso de administração que requer de no mínimo oito períodos, e necessita de conteúdos como, por exemplo: formação básica, formação profissional, de estudos quantitativos e suas tecnologias e formação complementar que no caso é estudos opcionais de caráter transversal e interdisciplinar para o enriquecimento do perfil do formando. E exemplifica a grade curricular que pode tanto enriquecer o profissionalismo do aluno como também preencher lacunas que os demais cursos deixam sob a responsabilidade do próprio aluno. E todas as matérias curriculares são importantes para a formação, não há nenhum que seja dispensável.

Não se limitar apenas oque posto em aula, pois futuramente sofrera as consequências da mau formação, em alguns casos professores estão desmotivados e vão apenas da um curto conteúdo onde boa parte dos alunos acharam bom e passaram com boas notas, mais futuramente falta de um pesquisa mais profunda por parte do aluno vai deixa-lo deficiente em matérias importantíssimas voltados administrar onde é tão complexo. Então não se espera a oportunidade bater a sua porta, busque, procure, crie a oportunidade para si mesmo. Alguns programas oferecidos pelas instituições normalmente são iniciação científica um modalidade academia onde o aluno envolve  todos os aspectos de construção de um trabalho acadêmico, como pesquisa bibliográfica, escrita acadêmica, diversos métodos de pesquisa, elaboração de relatórios. Monitoria ou estágio em docência nesse caso o aluno se envolve com o professor sobre o desempenho da turma, ministra aulas sobre a observação do professor assim aumenta comunicação e a liderança qualidades fundamentais para o curso. E programas de extensão de universitária com objetivo de aproximar o aluno a universidade gerando oportunidades de aplicar os conhecimentos produzidos no ambiente acadêmico em benefício da sociedade. E também cita a empresaria júnior que constituída por alunos de ensino superior geralmente de administração sem fins lucrativos para fazer consultorias para as empresas além de transmitir seus conhecimentos adquiridos em sala de aula no mercado de maneira real assim trazendo mudanças significativas para o desenvolvimento da empresa relacionado tanto a lucro como também organização e formas de gestão. Algumas empresas júnior no Brasil chegam à fatura milhões, fruto de bons desempenho e sinal de excelente ensino e oportunidades colhidos dentro da universidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com