TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sindicato dos Corretores de Seguros

Por:   •  24/8/2015  •  Bibliografia  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

O Sindicato dos Corretores de Seguros, de Empresas Corretoras de Seguros, de Resseguros, de Saúde, de Vida, de Capitalização, de Previdência Privada no Estado de São Paulo (Sincor-SP) é uma entidade criada para defesa e coordenação de interesses econômicos da corretagem no Estado, promovendo cursos, elegendo ou designando representantes, celebrando convenções, acordos e contratos coletivos de trabalho, estabelecendo contribuições para todos aqueles que participam da categoria representada, instalando subsedes ou regionais sindicais nas cidades do Estado, e promovendo demais ações e medidas judiciais previstas em lei e normas convencionais.

O Sincor-SP conta atualmente com um presidente, seis diretores executivos e 30 diretores regionais, localizados nos municípios: ABC, Araçatuba, Araraquara, Assis, Barretos, Bauru, Campinas, Fernandópolis, Franca, Guarulhos, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Nova Alta Paulista, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté, e na cidade de São Paulo, em suas cinco regiões: Centro, Norte, Sul, Leste e Oeste.

História

Desde 1934, o Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo, vem construindo uma casa forte para seus associados, através da seriedade do trabalho e dos propósitos de progresso que foram sendo solidificados ao longo das gestões. Essa postura marca a ação empreendedora do Sindicato, que desde a sua fundação já mostra a determinação da classe dos corretores de Seguros.

A Câmara do Comércio Importador, na Rua Boa Vista, foi o local escolhido em 1934, onde no dia 06 de fevereiro, 52 corretores, agentes e inspetores de seguros de vida se reuniram para discutir a instalação do Sindicato Profissional de Corretores de Seguros do Estado de São Paulo.

Após muitos ajustes pertinentes as condições de trabalho na época, principalmente o fato dos profissionais de corretagem de seguros serem contratados das Cias de Seguros, a assembléia convocada nesta reunião, votou por unanimidade a fundação do sindicato e estabeleceu uma comissão responsável pela elaboração do estatuto da entidade.

Após 07 meses de trabalho, em 26 de setembro do mesmo ano, o estatuto do Sindicato dos Corretores de Seguros foi aprovado através de votação de assembléia e no mês seguinte, em 06 de outubro, o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, reconhecia oficialmente o Sindicato dos Corretores de Seguros. Uma estapa importante estava cumprida.

Armando Rebucci, um dos 52 corretores, foi eleito pela assembléia como o primeiro presidente do Sindicato e exerceu o seu mandato de 10 de outubro de 1934 à 10 de março de 1937. Através do primeiro discurso do presidente, já se acenava o objetivo principal da entidade: "É nossa intenção elevar cada vez mais a nossa profissão. É nossa intenção acabar de uma vez com os falsos corretores, ou seja, o objetivo de profissionalização e crescimento da categoria, com corretores qualificados e preparados para a prestação de um excelente serviço.

De 1934 a 1963, muitas foram as tentativas de regulamentação da profissão de corretor de seguros, uma das lutas mais árduas do sindicato. Neste período, muitos projetos foram encaminhados ao Ministério do Trabalho tentando promover a disciplina e moralização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com