TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Operacional

Por:   •  23/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.002 Palavras (9 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA

[pic 1]

BRENDA CLEMENTE CASTILHOS

EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E SEUS REFLEXOS NA ADMINISTRAÇÃO

Importância de uma gestão competente

CANOAS/RS

2018/2

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ..........................................................................
  1.      DELIMITAÇÃO DO TEMA.....................................................
  1. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA ................
  2. HIPÓTESES .........................................................................
  3. JUSTIFICATIVA ....................................................................
  4. OBJETIVOS ..........................................................................
  1. REFERENCIAL TEÓRICO ........................................................
  2. MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA ...................
  3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..........................................

        

  1. INTRODUÇÃO

                O mercado viu-se em meio a uma nova revolução industrial, pois existem cada vez mais produtos, de diferentes segmentos e preços variados, o que eleva cada vez mais a lei da oferta e procura, aumentando a competividade. Dessa forma, micro e pequenas empresas, que não acompanharam todo esse processo evolutivo, ou talvez tenham acompanhado, mas não aderiram à tecnologia de desenvolvimento, ficaram estagnadas no tempo, não podendo atualmente competir com seus concorrentes nem alavancar recursos para uma reforma administrativa contemporânea. Além das empresas que pararam no tempo, outras muitas foram extintas do mercado, fato de extrema importância tanto para empreendedores, quanto para a sociedade. Desta forma, é importante salientar a relevância de gestores competentes, que possam evitar situações como essas.

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

        O mundo das novas tecnologias está abrindo portas para oportunidades e também ameaças para as Organizações. Sendo assim, pode se afirmar que o mercado torna-se mais complexo e competitivo a cada instante, sendo necessária uma boa atuação dos gestores para não perder espaço no mercado. Desta forma, o tema escolhido para o seguinte trabalho irá abordar aspectos referentes a Evolução Tecnológica e seus reflexos na administração. Nesta perspectiva, pretende-se estudar a importância de se equilibrar o capital humano e o avanço da tecnologia, entre outros fatores extremamente importantes para o crescimento e mantimento da organização, portanto, mais especificadamente será aprofundado sobre a importância da administração e de um gestor competente no novo cenário.

  1. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA

        Em tempos de desenvolvimento global, as empresas que não visam aprimorar seus sistemas e processos de trabalho, ou seja, não conseguem acompanhar os novos cenários, são levadas ao insucesso, ocasionando o encerramento das atividades. Desta forma, viu-se a importância de abordar tal assunto e relatar mecanismos a serem utilizados pelo gestor para organizar a maneira de como as mudanças serão introduzidas nas organizações.

  1. HIPÓTESES

        O encerramento de uma Empresa, geralmente é resultado de alguma falha da gestão. A zona de conforto pode ser um dos motivos que levam as empresas a saírem do mercado? Ou talvez, a falta de planejamento, falta de recursos para novos investimentos? Também, a falta de visão de mercado ou falta de espirito empreendedor podem ser fatores determinantes.  São diversos fatores que possam resultar neste processo final da vida de uma organização. É perceptível que todos os critérios são resultados de uma gestão incompetente, desta forma é preciso salientar a importância do gestor eficaz, não somente solucionar os problemas, mas sim capaz de evitá-los.

  1. JUSTIFICATIVA

        Nos últimos tempos, foram muitas as empresas que não conseguiram manter-se no mercado, tornando um problema tanto para a Organização quanto para a sociedade em geral. De acordo com aspectos sociais e econômicos, é de extrema importância ter conhecimento sobre a situação das Organizações, pois são elas a parte mais forte da relação trabalhista. Se estas virem a decair e encerrar atividades, muito provavelmente gera um caos na economia. Pessoas desempregadas, redução do poder de compra e automaticamente quem sente mais é a população de baixo poder aquisitivo. A administração está presente em muitos aspectos que prezam por excelência. Portanto, é imprescindível que toda organização tenha uma administração de qualidade e gestores competentes capazes de não só acompanhar as mudanças, mas também mudarem o mundo.

  1. OBJETIVOS

1.5.1 Objetivo Geral: Alertar empreendedores seja de micro ou macro empresas, sobre a extrema importância de profissionais competentes e capacitados na equipe de gestão de toda Organização, capazes de acompanhar as evoluções e novos cenários, evitando assim o insucesso.  

1.5.2. Objetivos Específicos:

  • Entender evoluções e exigências do atual cenário.
  • Buscar métodos e estratégias eficazes que devem ser adotadas pelos gestores.
  • Estudar a importância de valorizar o capital humano nas organizações, bem como compreender a necessidade de acompanhar os avanços tecnológicos.

  1.  REFERENCIAL TEÓRICO[a]

        A crescente evolução tecnológica refletiu diretamente em muitos aspectos globais, contribuindo positivamente em alguns pontos, porém também visto como ameaça quando não se consegue acompanhar as constantes evoluções. Com isso, é perceptível que no campo da Administração também foi necessário adaptar-se ao novo cenário, o que antes solucionava problemas, hoje já não serve mais. Primeiramente, como base de toda a organização é preciso implantar sistemas de informações, como forma de controle e banco de dados, pois é a partir destas informações que possibilita o planejamento de estratégias.  De acordo com O NOVO PAPEL DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/o-novo-papel-dos-sistemas-de-informacao-nas-organizacoes/35259> Acesso em: 10 out.2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (248.5 Kb)   docx (234.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com