TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Logística da Mitsui Alimentos

Por:   •  26/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 3

COMO  A EMPRESA RECEBE E PROCESSA O PEDIDO DO CLIENTE ?

Nosso vendedor vai até o cliente, negocia  o valor do kg do produto de acordo com a necessidade de volume de cada mercado, sendo a partir de um fardo até toneladas de café.

Esses pedidos são digitados pelo vendedor, que por sua vez encaminha via sistema para o setor de controladoria, que faz as devidas análises necessárias ( créditos disponíveis, capacidade de volumes, prazos e formas de pagamentos ), para garantir a efetividade e concretização dos pedidos.

Após a liberação, dos pedidos são encaminhados para o setor de logística, que trata da organização e seleção dos pedidos por volumes e regiões, fazendo a programação das entregas, bem como a escolha do veículo de transporte adequado ( Vans, Caminhões, Carretas, kombis para cada região e volumes de cada cliente. Esse processo é realizado quando de uma venda feita no sistema de pré-vendas. Normalmente as entregas são feitas por terceirizados, que são  designados à levar o produto até o cliente, junto com a NF e o boleto, pertinentes as compras realizadas.

Já no sistema de pronta-entrega, a logística é muito mais eficiente e imediata, ou seja, carrega-se os produtos na empresa, sai para visitas aos clientes, e mediante as necessidades dos mesmos, emite-se a NF no ato do pedido, entregando e expondo no PDV ou deixando no estoque, em loco.

COMO É REALIZADA A COMPRA DE SUPRIMENTOS, INSUMOS E MATÉRIA PRIMA ?

O processo de compra da matéria prima café em grão, é realizada por nossa matriz, localizada na cidade Santos ( pela facilidade de importação e exportação ), onde são feita reuniões periódicas com os diretores, comercial, de compras, industrial e nosso presidente, para a tomada de decisão mais adequada às necessidades e comprometimentos  da companhia. Essa negociação é feita através de um corretor, pois nesse ramo, nunca se negocia direto com o produtor. A compra é feita em dólar e, normalmente, à vista, para se conseguir os melhores grãos e os melhores preços.

Os produtos adquiridos são provenientes da região do Sul de Minas Gerais ou do Espírito Santo, onde são produzidos os melhores grãos, por se tratar de regiões altas.

Os demais suprimentos e insumos, como bobinas de embalagens, máquinas para embalar os produtos fabricados, etiquetas, entre outros, são comprados pelo nosso departamento de compras localizado no Bairro de Dumas – Zona Sul de SP.

Já tratando-se de veículos, maquinário pesado e uniformes, são compras decididas e concretizadas pelo diretor comercial com o aval da presidência da organização.

COMO SÃO CLASSIFICADOS E ARMAZENADOS NA EMPRESA, OS SUPRIMENTOS, INSUMOS E MATÉRIA PRIMA ?

A matéria prima ( grão de café ) chega na empresa através de carretas, carregadas com cerca de 520 sacas de 60 kgs, que levam até uma semana para descarregar, pois precisam passar por um minucioso processo de análise de qualidade, exigências sanitárias  e governamentais, onde será determinado a descarga ou não, do produto comprado.

Feito o processo de recebimento, o produto é classificado em lotes e armazenado em pilhas de sacas de até 10 toneladas, em armazéns próprios ou alugados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com