TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Sistema Logístico de Distribuição de uma Distribuidora de Alimentos

Por:   •  22/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.231 Palavras (9 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Distribuição e logística

Nome: Caio Matheus de Souza Lopes

Matricula: 1170848

João Pessoa, 02 de Maio de 2018

Sumário

    Resumo                                                3

  1. Introdução                                               4
  2. Objetivos                                              5
  3. Fundamentação teórica                        5
  1. Definição de logística                   5
  2. Definição de armazenagem          6
  3. Atividades da logística                 7

4 Conclusões                                           8

  1. Bibliografias                                        9

[pic 2]

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo descrever o que é distribuição e logística, além de entender alguns sub conceitos que estão agregados dentro da distribuição e logística propriamente dita. Entender o que é logística, como armazenagem influencia nos custos das empresas e saber um pouco das atividades da logística.

A apresentação deste estudo foi precedida por uma pesquisa de revisão bibliográfica abordando um grande número de autores da área, tratando sobre logística, armazenagem, distribuição, etc. Tudo isso para poder ter diversas opiniões e chegar a uma conclusão mais embasada sobre o tema em estudo.

1        Introdução

Segundo (CAVANHA FILHO,2001), a logística pode ser definida como a parte do processo de cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla o eficiente e efetivo fluxo e estocagem de bens, serviços e informações relacionadas, do ponto de origem ao ponto de consumo, visando atender aos requisitos dos consumidores.

Também em diversas outras definições e significados, a atividade de uma empresa de logística pode ser entendida como a aquisição dos produtos das indústrias e revenda para os seus clientes. Para tanto, são desenvolvidas rotinas de venda, processamento de pedidos e carregamento e entrega das mercadorias. t, objetivamente para esta área: Logística, que este estudo se aplica (Flávio Werle de Camargo, 2004).

Para (CAIXETA FILHO e MARTINS,2001): “ a logística, na qual o transporte é normalmente seu principal componente, é vista como a última fronteira para a redução de custos na empresa”

Para uma distribuidora, o conhecimento de sua real necessidade logística e comparação com o que ela pratica atualmente são mais que uma questão estratégica é uma questão de sobrevivência num mercado globalizado e que não tolera erros e prioriza o trabalho bem feito e no menor tempo possível (Flávio Werle de Camargo, 2004).

Com o ambiente empresarial cada vez mais competitivo as empresas estão se adaptando e se tornando mais ágeis na prestação de serviços aos seus clientes. A operação logística neste novo ambiente exerce um papel fundamental, pois é garantia de vantagem competitiva quando as empresas contratantes percebem que uma se sobressai em relação às outras. O gerenciamento das atividades da empresa é fundamental para que os custos de distribuição sejam os menores garantindo uma vantagem competitiva dessa empresa por vários anos (Flávio Werle de Camargo, 2004).

2        Objetivos

        Entender o que é a distribuição logística, como ela é aplicada na indústria e definir alguns conceitos relacionados à distribuição logística.

3        Fundamentação Teórica

3.1        Definição de Logística

Segundo a literatura (CHING, 1999, P.24) o conceito de logística foi inicialmente utilizado na década de 40 pelos militares norte americanos na Segunda Guerra Mundial e tratava de coordenar todo o processo de aquisição e fornecimento de materiais durante a guerra. Ao longo dos anos, quando começou a despertar a curiosidade de estudiosos, o tema passou a ter significados mais amplos.

Mesmo as pessoas mais envolvidas no assunto não tratam logística com a mesma definição. O autor ressalta que até o momento o campo não tem título único para identificá-lo, como acontece com os setores de marketing e produção. Muitas vezes a área é representada por nomes como transportes, distribuição, distribuição física, suprimento e distribuição, administração de materiais, operações e logística. Porém o título considerado por ele como o título do futuro é “logística empresarial”.

Para (CHING, 1999), a logística trata do gerenciamento do fluxo de materiais que começa com a fonte de fornecimento e estende-se até o consumidor final. Já Viana (2000), considera logística como uma operação integrada que cuida de suprimentos e distribuição de produtos de forma racionalizada, planejando, coordenando e executando todo o processo, visando a diminuição de custos e o aumento da competitividade.

Dornier (2000) defende que logística é a gestão de fluxos entre funções de negócio. Para ele, logística não trata apenas da simples entrada de matérias-primas ou o fluxo de saída de produtos acabados, mas sim engloba uma maior amplitude de fluxos, incluindo todas as formas de movimentos de produtos e informações.

Todos os conceitos apresentados acima são diferentes, mas convergem para o mesmo objetivo empresarial que é de minimizar os custos logísticos. Todas as indústrias procuram maximizar seus lucros, para tanto, é preciso que as empresas tenham um processo logístico extremamente eficiente e que tem que ser adequado para cada tipo de empresa. Não existe uma fórmula mágica que serve para todas as empresas é preciso se adequar ao meio.

3.2        Definição de Armazenagem

        A armazenagem de produtos é um dos pilares mais importantes do sector industrial; tão importante como os cronogramas de produção ou a distribuição interna de uma fábrica. O Processo de armazenagem e os procedimentos envolvidos nele são geralmente a fonte de elevados custos e ineficiências.

        Uma Gestão ineficiente de armazenagem não se traduz apenas num obstáculo para a melhoria internadas empresas, mas contribui também para a redução da satisfação dos clientes. Uma melhoria do processo de armazenamento leva ao aumento de eficiência, à redução de custos e à redução de tempo de execução das variadas tarefas. As empresas, hoje em dia, enfrentam um ambiente altamente competitivo, assim para que a empresa continue a ser competitiva esta tem de ser flexível e tentar reduzir, ao máximo, custos e tempo de prazos de entrega. Um Bom desempenho nas atividades de armazenagem é uma das chaves para o sucesso de uma empresa, e poderá fazer a diferença entre ser um líder de mercado ou de ir à falência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (475.2 Kb)   docx (268.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com