TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistemas Integrados de Gestão .

Por:   •  22/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

                     Avaliação a Distância (AD)

Unidade de aprendizagem: Sistemas Integrados de Gestão

Professora: Patrícia Meneghel

Nome do aluno: André Sachetti Hübbe

Data: 15/09/2017

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

A primeira etapa de elaboração dessa avaliação a distância consiste na leitura de um texto com o título Casos de Sucesso e Insucesso na Implantação de Sistemas ERP. Esse texto está disponível no link http://egt114.blogspot.com.br/.

A partir da leitura do texto sugerido, responda as perguntas que seguem:

  1. Nosso livro didático, na página 19, tem um fragmento que diz: “O uso da TI nas organizações deixou de ser um problema somente tecnológico e passou a constituir um desafio de gestão.” Observando os casos citados no texto, podemos dizer que essa afirmativa está correta? Justifique com exemplos dos casos citados no texto. (2,5 pontos)

R: Está correta, segundo a continuação do trecho no livro, as empresas se diferenciam pela contribuição que conseguem dar ao resultado dos negócios, e não somente pela tecnologia que utilizam, dependendo, sempre mais, da capacidade de gestão dos recursos e serviços da TI disponíveis. A tecnologia está criando novas ligações entre as atividades empresariais, de forma que, agora, as empresas podem coordenar suas atividades em conjunto com as de seus clientes e fornecedores. Exemplo Cinemark x Microsoft: A empresa adotou o Microsoft Dynamics AX 4.0 que, além da facilitar o cumprimento dessas regras (regras administrativas e financeiras mais rígidas impostas pela SarbanesOxley, regulamentação criada nos Estados Unidos em 2002), acelerou imensamente a geração de relatórios financeiros, permitindo que profissionais de diversas áreas possam acompanhar seus resultados de perto e planejar, com base em dados fidedignos, ações futuras para promover o crescimento dos negócios. Exemplo Dataprev x Totvs: Em 2010, visando a integração da informação a Dataprev, empresa de tecnologia e informações da Previdência Social, iniciou o projeto Sigma que visou a implementação da ERP Protheus da Totvs. Com a implantação do sistema de gestão integrada e a revisão de processos, a empresa pode obter ganhos de produtividade significativos. No processo de orçamento, por exemplo, foi apontada em um levantamento uma tendência de redução em horas de trabalho de processos mensais de 93%, o que permitirá a realização de novas rotinas que antes não eram realizadas.

  1. Para ser considerado um verdadeiro ERP, o sistema deve possuir algumas das seguintes características fundamentais: flexibilidade, modularidade, compreensivo, conectividade, seleção de diferentes formas negociais, simulação da realidade. O quadro abaixo mostra as empresas que são relatadas no texto e algumas das características que pedimos que você analise se a empresa em questão possui ou não no contexto do ERP utilizado, justificando cada uma das características. (3 pontos)

Flexibilidade

Modularidade

Compreensivo

Simulação da realidade

Cinemark x Microsoft

Possui. Justificativa: “Durante a migração, o grande benefício do Dynamics AX foi a grande flexibilidade”.

Possui. Justificativa: “a facilidade de integração com outros sistemas Microsoft que já usávamos”.

Possui. Justificativa: “permitindo que profissionais de diversas áreas possam acompanhar seus resultados de perto”.

Possui. Justificativa: “planejar, com base em dados fidedignos, ações futuras para promover o crescimento dos negócios”.

Dataprev x Totovs

Possui. Justificativa: responde às constantes transformações da empresa de forma rápida e precisa.

Possui. Justificativa: o sistema pode usar o módulo livremente, sem que este afete os restantes.

Possui. Justificativa: o sistema está apto a suportar diferentes estruturas organizacionais das empresas.

Possui. Justificativa: permite a simulação da realidade da empresa em computador.

Hospital Samaritano x Wheb Philips

Não possui. Justificativa: O hospital mudou a forma de trabalhar para se adaptar à ferramenta e não a ferramenta se adaptou ao hospital.

Possui. Justificativa: “precisávamos de uma nova ferramenta de gestão para que o hospital tivesse uma eficiência melhor em seus processos internos de controles e fluxos”.

Possui. Justificativa: “quando entrou, efetivamente, em operação no Samaritano integrando as áreas clínica e administrativa”.

Possui. Justificativa: “o hospital paulista passou a ter suas informações organizadas em um fluxo de dados e processos uniformes”.

Nike x i2 Technologies

Não possui. Justificativa: a empresa teve prejuízo, logo o sistema não foi flexível.

Não possui. Justificativa: “Em 2000, o sistema ERP i2 trouxe perdas de 100 milhões de dólares em vendas, quedas de 20% nas ações e uma avalanche de processos à Nike. Isso graças a uma tentativa para lá de frustrada de integrar ERP, planejamento de supplychain(cadeia de suprimentos) e CRM em um único sistema super herói”.

Não possui. Justificativa: “uma tentativa para lá de frustrada de integrar ERP, planejamento de supplychain(cadeia de suprimentos) e CRM em um único sistema super herói”.

Não possui.

Massachusetts, Stanford e Indiana

Não possui.

Não possui.

Não possui.

Não possui.

TCU x Correios (Oracle)

Não possui.

Não possui.

Não possui.

Não possui.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (330.4 Kb)   docx (75.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com