TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO COMPLEMENTAR

Por:   •  26/11/2021  •  Seminário  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO COMPLEMENTAR 1

Equipe: Alisson Felipe Ferreira de Oliveira, Francisco Joeliton de Lima Oliveira, Itaicy de Lima Angelim Ferreira, João Manoel Rodrigues Filizola e Laianny Clemente de Meneses

        Motivado pelo constante crescimento da empresa onde trabalha o almoxarife Lucas começou a cursar a faculdade de administração, mas o mesmo não está conseguindo conectar a teoria aprendida na faculdade de administração com a prática do dia-a-dia de sua profissão e esse impasse tem sido a principal fonte de sua desmotivação.

A raiz do problema encontra-se no fato de que Lucas é um profissional que está ambientado a constante aplicação de habilidades técnicas que segundo Katz (1955, p. 33-42), as mesmas “estão relacionadas com o fazer, isto é, com o trabalho com coisas [...]”¹, que por sua vez ”É relativamente fácil trabalhar com coisas e com números porque eles são estáticos e inertes, não contestam nem resistem à ação do administrador [...]”¹ (Op. cit., p. 33-42) , sendo que na administração apesar do uso de habilidades técnicas, as habilidades conceituais ou seja ”a facilidade em trabalhar com idéias e conceitos, teorias e abstrações [...]”¹ (Op. cit., p. 33-42) é fundamental inclusive para quem almeja cargos mais elevados em uma empresa, segundo Chiavenato (200, p.20)  “Na medida em que se sobe para os níveis mais elevados da organização, diminui a necessidade de habilidades técnicas, enquanto aumenta a necessidade de habilidades conceituais.”².

Para solucionar o problema, basta que Lucas desenvolva sua capacidade perspectiva que de acordo com Chiavenato “A perspectiva representa a habilidade de colocar em ação os conceitos e idéias abstratas que estão na mente do administrador.” (Op. cit., p.21), utilizando do Programa Excelência na Administração, que lhe possibilita ter acesso aos diretores, gerentes e supervisores, como uma seção de aconselhamento, que com a troca de experiências e conselhos como os que ele recebeu do diretor Paulo Eduardo, o ajudarão no desenvolvimento de sua capacidade de perspectiva, que por sua vez auxiliará na construção de uma mentalidade capaz de esquadrinhar as técnicas de reposição utilizadas por ele no almoxarifado e a identificar os fundamentos teóricos das teorias da administração por trás delas, assim com essa metalidade ele será motivado outra vez a continuar o curso de administração e alcançar sua tão almejada promoção.        

1. Robert L. Karz, "Skills of an Effeetive Administrator", Harvard Business Review, jan./fev. 1955, p. 33-42.

2. Idalberto Chiavenato, Administração nos Novos Tempos, Rio de Janeiro, Editora Campus, 2000, p.20.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com