TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRADE MARKETING E EXPERIÊNCIA DO SHOPPER

Por:   •  6/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.992 Palavras (8 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE UBS

TRADE MARKETING E EXPERIÊNCIA DO SHOPPER

CERTIFICAÇÃO SA 8000

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para a finalização do curso de Pós Graduação Trade Marketing E Experiência do Shopper, sob a orientação do Profº Msc. Renato Czarnotta.

SÃO PAULO

09/2019

RESUMO

Este estudo está fundamentado numa pesquisa da Norma SA8000 denominada norma de responsabilidade Social. No presente trabalho, procuramos, por meio de pesquisa documental, internet, explicitar a evolução do movimento pela Responsabilidade Social, seus conceitos e instrumentos bem como analisar, por meio de um estudo de caso, de que forma o atendimento dos requisitos da certificação pela norma SA8000 pode contribuir ou limitar aspectos ligados á dimensão interna, ou seja, á gestão de recursos humanos diante das exigências dos nossos clientes em participação de licitação.

Palavras-chave: Licitação; Certificação; Responsabilidade Social; Política Social.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        1

1.1 Contextualização        1

1.2 Objetivo do Trabalho        1

1.3 Metodologia        1

2. O CASO        3

2.1. Breve histórico da empresa        3

2.2. Descrição do mercado        3

2.3. Relato da situação ou do dilema em questão        3

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        5

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        6

APÊNDICES        7

ANEXOS        8


1. INTRODUÇÃO

1.1 Contextualização

A Nobelpack é uma das maiores dos segmentos de embalagens com mais de 60 anos no mercado. O mercado de embalagens é extremamente competitivo, principalmente, na produção de sacola de papel, onde as empresas concorrentes buscam, sempre, diferenciação no mix de produtos (sortimento). Atualmente, as principais indústrias buscam inovação e, na gestão, uma visão ética e humanística. Com isso, a certificação SA 8000 traz o engajamento empresarial no que se refere à responsabilidade social e ambiental.

Quando vamos participar de uma licitação temos um formulário de fornecedor em que embasa as questões de responsabilidade social tais como: trabalho infantil, trabalho forçado, saúde e segurança, etc...., como não temos a certificação vemos como empecilho para tornamos fornecedores de grandes empresas.

A pesquisa ressalta a importância da norma SA 8000 para certificação de conformidade de responsabilidade corporativa com o princípio demonstrar aos seus clientes e as partes envolvidas que eles se preocupada com os seus funcionários.

1.2 Objetivo do Trabalho

Este trabalho tem como o objetivo apresentar a certificação AS 8000 que incentiva as organizações a desenvolver, manter e aplicar as práticas socialmente aceitáveis no local de trabalho, abordando as temáticas de trabalho escravo, saúde e segurança do trabalho, jornada de trabalho, remuneração e sistema de gestão.

Comprovando o seu compromisso com responsabilidade social e tratamento ético aos seus colaboradores;

Melhoria na gestão e o desempenho de sal cadeia de valor;

Reduzir riscos e negligência;

Exposição pública e possíveis ações judiciais;

Permitindo que demonstre uma responsabilidade social apropriada nas licitações de contratos e visibilidade aos seus clientes.

1.3 Metodologia

A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estudo está baseada em por meio de pesquisa documental, internet e licitações.

Incorporam -se as experiências profissionais na condução de licitação da Norma SA8000, no sentido de propor a importância da Norma nos processos dentro das Empresas.

A norma foi introduzida pelo Social Accountability International (SAI). O SAI é uma organização sem fins lucrativos, dedicado ao desenvolvimento, implementação, e supervisão das normas de responsabilidade social.

 

2. O CASO

2.1. Breve histórico da empresa

A Nobelpack foi fundada 1953, pelo Sr. Bernardo Adler, pai do atual presidente Daniel Adler. A empresa localizava Rua dos Pinheiros, onde fabricava celofone e sacos para camisas. A primeira máquina de extrusão chegou em 1956 e fomos a segunda empresa no Brasil a ter uma extrusor. Com o crescimento da empresa houve a necessidade de um espaço maior e mudamos para dois prédios na frente da Oscar Freire onde começou  a fabricação  de polietileno e celulosa,

No final de 1972 empresa se instalou em um prédio no Tatuapé, quando começamos a produzir copos descartáveis, produto que nos acompanhou até meados 2000, é um grande responsável pelo crescimento econômico da empresa. Mas o prédio de Tatuapé era simples, em madeira o que não condizia com porte da empresa, aonde surgiu a necessidade de um prédio próprio.

Em 1980 compramos o terreno que hoje estamos aqui no Butantã, a obra ficou pronta em 1981. Era período difícil devido a falta de matéria prima no mercado, foi ai que iniciamos um novo nicho de mercado com a fabricação de sacolas plásticas.

Com experiência e foco no varejo, a Nobelpack conquistou a confiança e respeito do mercado e se tornou uma das principais referências do setor de embalagens.

Oferece um mix completo de embalagens para PDV, como: sacolas de plástico, sacolas de papel, caixas, cartuchos, etiquetas, papel de seda, etiquetas adesivas e diversos outros itens.

Vem concentrando seus esforços na busca pela inovação, para isso investe principalmente na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e alternativas para redução de impactos ambientais das embalagens, como o papel 100% reciclado pós-consumo, embalagens em papel certificado FSC, plásticos degradáveis, biodegradáveis, reciclados e ainda o Plástico Verde, produzido a partir do etanol da cana-de-açúcar.

2.2. Descrição do mercado

[pic 1]

Fonte: http://www.abre.org.br/setor/dados-de-mercado/dados-de-mercado/

O segmento de papel representa uma participação de 5.16% no valor bruto da produção por segmento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (270.4 Kb)   docx (125.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com