TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Por:   •  26/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 5

                 

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA

             ADMINISTRAÇÃO

ADRIELI M. A. DA SILVA

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

São Carlos

2020

Introdução

      O conceito básico de treinamento é melhorar, conhecer e explorar as competências e habilidade do profissional. A finalidade do treinamento é garantir que as pessoas executem com excelência as tarefas. Ao colocar suas competências em prática a pessoa pode contribuir de forma direta ou indiretamente para o crescimento da organização, dando ideias inovadoras, e até mesmo apenas transmitindo informações adequadas aos seus colegas de trabalho. Assim os treinamentos passam a se tornar investimentos e formas de agregar valor para a organização. A empresa vai aumentando a qualidade dos colaboradores que a compõem.

     O treinamento está diretamente ligado ao conhecimento, o que contribui de maneira importante com a produtividade, sabendo utilizar esse conhecimento da forma correta. Para que o treinamento seja eficaz é importante desenvolver o indivíduo, começando pelos novos hábitos a serem adquiridos, atitudes e comportamento.

    O treinamento pode ser realizado de duas formas, o de cargos, para que a pessoa melhor seu melhore seu desempenho no cargo atual. E em competências, desenvolvendo as competências que as pessoas já possuem.

Justificativa

   O treinamento deveria ser algo essencial em todas as empresas, assim ela garantiria um desenvolvimento continuo nas organizações. Esse desenvolvimento ajuda os funcionários que muitas vezes não possuem oportunidades de crescimento individual, mas possuem competências e interesse em aprender coisas novas. E são esses funcionários que muitas vezes contribuem com o crescimento da empresa. Desta forma o treinamento dos colaboradores é muito visto como uma oportunidade as pessoas com compõem essa organização.

   Ao desenvolver as competências dos funcionários a empresa pode se certificar que essas competências podem ser aplicadas no dia a dia da produtividade, ajudando a empresa alcançar seus objetivos e metas. Uma vez que aplicado o treinamento adequado a empresa verá muitos pontos positivos.

   Muitos desses treinamentos podem também é de estrema importância pois pode gerar novos interesses, incentivos e motivação dos funcionários. Hoje em dia no Brasil, apenas as empresas grandes mostram o devido interesse em treinar e desenvolver seus colaboradores, pois a grande maioria das empresas pequenas veem isto como “custo desnecessário”, pois não obtivem os resultados esperados e já não querem mais realizar esse tipo de atividade com seus funcionários. Porém não possuem o mesmo quadro de funcionários por muito tempo, isso demostra muitas vezes uma falta de preparo e treinamento adequado até mesmo do gestor dessa pequena empresa.

   

Objetivo

    Essa capacitação não é apenas através de cursos como a maioria pensa. Isso deve ser entendido como um desenvolvimento contínuo das pessoas, para que a organização atinja os objetivos desejados. Esse desenvolvimento contínuo pode ser visualizado com um círculo onde não para de rodar, que é composto por: 1° levantamento das necessidades de treinamento a serem satisfeitas, 2° desenho do programa de treinamento, 3° aplicação do programa e 4° avaliação dos resultados do treinamento.

    Alguns dos principais objetivos do treinamento são: aumentar o conhecimento das pessoas sobre a organização, seus produtos/serviços, políticas e diretrizes, regras e regulamentos e seus clientes; melhorar as habilidades e as destrezas, habilitar para a execução e a operação de tarefas, manejar equipamentos, máquinas e ferramentas; Desenvolver/modificar comportamentos, mudança de atitudes negativas para atitudes favoráveis, conscientização e sensibilidade com as pessoas, com os clientes internos e externos; elevar o nível de abstração, desenvolvendo ideias e conceitos para ajudar as pessoas a pensar em termos globais e amplos; Criar competências individuais desenvolver competências individuais alinhadas com os objetivos da organização.

    Esses objetivos citados acima são pontos que os colaboradores devem desenvolver para que a empresa alcance suas metas de crescimento.

    O autor Chiavenato descreve algumas dicas de apoio que são essências para esse processo de bons resultados, como, apoio da alta administração, participação de especialistas, auxilio de avanços tecnológicos (internet, computador e outros), comunicação entre os indivíduos e o princípio da aprendizagem.

   O treinamento tem inúmeros pontos positivos podem gerar retorno financeiro, impacto nos resultados agregando valor na organização, mercado e nos clientes. Esses desenvolvimentos dos colaboradores podem resultar mudanças no comportamento das pessoas, também na transferência do conhecimento para o local de trabalho. E a aprendizagem, que facilita e incentiva o crescimento pessoal dos colaboradores, gerando um interesse continuo de aprender e logo influenciar no crescimento da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com