TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.137 Palavras (9 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 9

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo realizar um aprofundamento teórico com bases nas disciplinas treinamento, desenvolvimento e jogos vivenciais; gerência, motivação e liderança; saúde e segurança do trabalho. Propondo observar de que forma os aspectos teóricos adquiridos nas disciplinas podem melhorar a visão sobre gestão de pessoas.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

O treinamento vem passando por algumas transformações em virtudes das mudanças que acontecem nas empresas. Nada mais é constante, portanto temos que treinar os funcionários para que se encaixem nas novas exigências do mercado e se mantenham competitivos. O treinamento é um processo cíclico, onde busca continuamente repassar ou reciclar conhecimentos, atitudes e habilidades diretamente de tarefas ou otimização do trabalho, para desenvolver qualidades nos recursos humanos, habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para alcance dos objetivos organizacionais, o treinamento envolve a capacitação do funcionário no campo das suas atividades, o desenvolvimento se concentra no crescimento individual dos funcionários, podendo não ter relação direta com o cargo ocupado.

Já o desenvolvimento tem um conceito mais abrangente, pois se refere às ações organizacionais de que estimulam o crescimento pessoal de seus integrantes. O desenvolvimento é utilizado para a ampliação de habilidades dos funcionários, fornecendo subsídios para o aumento da responsabilidade e para tomada de decisão. Tem o principal objetivo de promover as pessoas naquilo que se sentem mais propensas a fazer, crescendo e tornando-se mais fortes individualmente.

  1. PROGRAMA DE TREINAMENTO

A elaboração de um programa de treinamento sempre será realizado com base em uma perfeita identificação e interpretação das necessidades reais de treinamento. Para definirmos com exatidão o que faremos no treinamento, será fundamental identificarmos os seguintes pontos:

  • Quantificar o treinamento necessário;
  • Definir a época ideal para o treinamento;
  • Classificar as necessidades quanto ao conteúdo;
  • Eleger a metodologia para cada necessidade de T&D;
  • Documentar os eventos de treinamento;
  • Programar os eventos de treinamento;
  • Identificar os recursos internos e externos a serem mobilizados;
  • Orçar os investimentos e apresentar o plano de treinamento.

  1. TIPOS DE TREINAMENTOS

        Treinamento out the job ou fora do local de trabalho: Que realizado fora do ambiente de trabalho traz benefícios para a empresa, pois ele é mais formal e permite a imersão total do funcionário nos ensinamentos.

        Treinamento on the job ou no local de trabalho: Que é frequentemente utilizado para cargos não gerenciais, e possui a vantagem de permitir experiências práticas sob as condições do trabalho.

  1. DIFERENÇA ENTRE DINÂMICAS DE GRUPO E JOGOS APLICADOS

A dinâmica é aplicada a um grupo quando há a intenção de analisá-lo, o que acontece muito nos casos de recrutamento e seleção, já na dinâmica há uma disputa. Nos jogos o objetivo é o aprendizado.

  1. VANTAGENS DA APLICAÇÃO DE DINÂMICAS DE GRUPO E JOGOS EM TREINAMENTOS EMPRESARIAIS

        Dentre algumas das vantagens podem ser citadas as seguintes: a objetividade, usando jogos pode-se medir “matematicamente” as competências; o processo pode ser aplicado com varias pessoas ao mesmo tempo, podemos analisar a dinâmica do grupo e perceber como o jogador relaciona-se e trabalha em equipe; a percepção do comportamento acontece tanto para o avaliador quanto para o participante, tornando o processo mais centrado no desenvolvimento humano.

  1. AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DE TREINAMENTO

        As avaliações podem ser realizadas do seguindo modo, através da avaliação de reação, que avalia o grau de satisfação do participante, durante o treinamento, a ainda a avaliação de aprendizagem, que avalia o grau de conhecimento, tem também a avaliação de comportamento, que serve para medir a competência comportamental e a avaliação de resultados que mede o grau de desempenho/produtividade.


  1. SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
  1. QUAIS RESPONSABILIDADES PODEM SER ATRIBUÍDAS NA OCORRÊNCIA DE UM ACIDENTE DE TRABALHO

Na ocorrência de um acidente grave (incapacidade permanente) ou fatal em uma organização, são atribuídas as seguintes responsabilidades: Responsabilidade Civil (empregador): caso seja comprovada a culpa, pode gerar indenização. Apresenta algumas características importantes como obrigação individual, intrasferível, não pode ser assumida pela empresa, em caso de morte é obrigatório inquérito policial. Responsabilidade Criminal (chefias): pode gerar pena de detenção. Atos de negligência, imperícia ou imprudência das chefias e empregados, condenação criminal por ato faltoso, um exemplo: seria o encarregado que mesmo sabendo de uma maquina com problemas e mesmo assim permite que o funcionário utilizado, mesmo correndo perigo de morte.  

  1. PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO REALIZADO NA EMPRESA

                A finalidade do Programa de Segurança e Saúde no Trabalho é proteger a vida, promover a segurança e saúde do trabalhador. Integrar alguns programas de saúde e segurança no trabalho. O mesmo se divide em duas partes: A primeira é a saúde do trabalhador que é um conjunto de atividades destinadas, à promoção e proteção da saúde do trabalhador, assim como à recuperação e à reabilitação dos trabalhadores submetidos aos riscos advindos das condições de trabalho, por meio das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária. E a segunda é a segurança do Trabalho que é o conjunto de normas que regem a prevenção de acidentes, a eliminação das más condições de trabalho ou pela preparação do trabalhador para enfrentálas.

Esse conjunto de ações procura estabelecer a perfeita relação homemsistema. Esse programa pode ser realizado na empresa da seguinte maneira; o empregador, mediante consulta junto aos trabalhadores e seus representantes, estabelece e apresentar, por escrito, uma política de segurança saúde e qualidade no trabalho: ou seja, específica para a organização e apropriada ao seu porte e à natureza de suas atividades; concisa, claramente escrita, datada e efetivada através de assinatura do empregador; comunicada e facilmente acessível a todas as pessoas no local de trabalho; revisada para que continue adequada; colocada à disposição das partes externas interessadas, conforme o caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (302.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com