TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Gestão de Pessoas

Por:   •  26/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.282 Palavras (10 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 10

Trabalho Gestão de Pessoas

A Empresa

A Quinta Andar é uma startup de tecnologia que tem como principal ramo de atuação o aluguel de imóveis, dispensando as burocracias até então encontrada para fechamento de um contrato. A empresa visa abranger um mercado muito maior do que empresas tradicionais pois facilita etapas como:

  • Não é necessário apresentar fiador na hora da contratação do imóvel,
  • Permite que o provável inquilino realize visitas online e agende direto um horário com o corretor
  • Elimina o tempo com cartórios, sendo possível a assinatura do contrato de forma online.

Além destas facilidades a empresa disponibiliza aplicativos para proprietários e inquilinos, tanto para Android quanto para Apple iOS, e também pelo site no qual é possível, para a maioria dos imóveis, uma pré-visualização de 360º (fotos e vídeos) para a primeira análise do contratante, facilitando a escolha.

 Outro ponto importante é que as visitas são acompanhadas por corretores filiados ao CRECI. Após a visita, o potencial inquilino e o proprietário do imóvel negociam diretamente através do aplicativo.

Quando a negociação é fechada, a empresa realiza análise de crédito e, se aprovado o crédito, as partes recebem um contrato digital para assinatura, tudo de forma online, prática e rápida. Seguros e eventuais dados no imóvel também são de responsabilidade da startup. A mesma coisa acontece em casos de atraso ou inadimplência por parte do inquilino.

Desta maneira ambos os lados ganham. Cada vez mais pessoas procuram o aplicativo, mais corretores procuram se associar pelo amplo mercado e a facilidade do proprietário em alugar também é de grande valia.

A empresa ainda se destaca por muitas premiações, como por exemplo:

  • 2019 - Quarta empresa mais amada pelos funcionários na categoria "grandes empresas", segundo o site Love Mondays, do grupo Glassdoor
  • 2019 - Prêmio LinkedIn Top Startups - 5 lugar entre as 25 empresas mais desejadas por quem busca empregos
  • 2018 - Prêmio LinkedIn Top Startups - 6 lugar entre as 25 empresas mais desejadas por quem busca empregos
  • 2017 - Prêmio Latam Founders de empresa mais inovadora da América Latina.
  • 2017 - Escolhido pelo Google para participar do Launchpad Accelerator, um programa para impulsionar startups altamente promissoras.
  • 2016 - Eleito um dos 10 melhores apps do ano segundo a Apple.

São lemas da empresa Quinto Andar:

Estudo de Cenário

Uma pesquisa feita pelo IBGE, mostra que o mercado de trabalho apresentava sinais de deterioração antes mesmo do avanço do novo coronavírus no Brasil.

A taxa de desemprego, que ficou em 11,6% no trimestre encerrado em fevereiro, deve terminar 2020 com uma média de 13%, e estimam que nos próximos meses pode chegar a 16%. Em fevereiro, também tivemos a primeira queda no emprego com carteira assinada desde setembro de 2019, porém nos próximos meses o desemprego deve aumentar em razão da interrupção da atividade econômica causada pela pandemia.

Apesar do alto índice de desemprego e do atual cenário por causa da pandemia, vemos algumas mudanças ocorrendo no mercado de trabalho, alguns setores crescendo e tendo grande concorrência, que é o caso da área de TI (Tecnologia da Informação). É um mercado que está aquecido, muitas empresas tem dificuldades de conseguir candidatos para determinada vaga por causa da concorrência.

Algumas empresas estão tendo que se adaptar a uma nova realidade, que é o home office, que antes era questionado e duvidoso para muitas empresas, mas no momento se faz necessário. Hoje em dia temos a tecnologia a nosso favor, para ajudar em nosso trabalho. Muitas empresas estão utilizando softwares que ajudam em um processo seletivo, automatizam seus processos e ajudam no dia a dia.

Podemos citar algumas tendências do mercado de trabalho para 2020:

  • Inteligência Artificial – é possível usar a inteligência artificial nas tarefas do dia a dia dos gestores, dando feedback em tempo real aos colaboradores, monitorar o desempenho da equipe e automatizar tarefas rotineiras.
  • Cultura – a tendência “culture-first” (cultura em primeiro lugar), vai estar cada vez mais presente dentro das empresas. As empresas já adotam isso como parte de estratégia do negócio visando a transparência e a responsabilidade corporativa. Alguns estudos já mostram que os profissionais têm valorizado mais a cultura de uma empresa do que o próprio salário.
  • Uso do celular na contratação –  as empresas estão cada vez mais simplificando seus sistemas de inscrições em processos seletivos, sob o risco de perder bons candidatos por conta da burocracia, formulários gigantes ou sites de difícil navegação.

Visto o que é esperado para o ano de 2020 e alinhado as tendências de mercado, as empresas estão se reinventando para passar por esse momento de crise, buscando profissionais comprometidos e que compreendam o momento da empresa. Teremos novos tempos na área coorporativa quando passar a crise causada pelo Covida-19.

Gestão por Competências

  • O que são Competências?

Competências são os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) que tornam uma pessoa apta a exercer um determinado cargo ou papel dentro de uma organização, de modo a gerar uma vantagem competitiva para a organização.

  • Conhecimento -> Saber Teórico
  • Habilidade -> Saber Fazer
  • Atitude -> Ser

  • Tipos de Competências

De forma simplificada, podemos classificar três tipos de competências:

  • Competências Organizacionais -> CHA aplicado ao negócio;
  • Competências Técnicas -> Conhecimentos e habilidades obtidos através da educação (Treinamentos, etc);
  • Competências Comportamentais – Atitudes e comportamentos dos colaboradores (Liderança, trabalho em equipe, empatia, etc.);

  • O que é a Gestão por Competências:

A gestão por competências não é simplesmente uma forma de administrar, mas um meio muito eficaz de desenvolvimento de talentos nas empresas. Através dela podemos orientar as ações das pessoas no intuito de se construir uma organização eficaz, ou seja, aquela que atinge as suas metas e seus objetivos traçados. Ou seja, tem o objetivo de administrar e desenvolver as pessoas no conhecimento, habilidade e atitudes.

  • Como surgiu a Gestão por Competências:

O mundo tem mudado a cada ano e às vezes acabamos não percebendo, isso não só em termos de tecnologia, nova economia, etc., mas principalmente as pessoas têm se comportado de maneiras diferentes. É o que se tem classificado como as gerações alfabetos, aquelas tão faladas gerações X, Y, Z, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com