TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho da Disciplina Logística Internacional

Por:   •  24/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM LOGISTICA EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

Mário Vitor de Paula

Trabalho da disciplina Logistica Internacional

Tutor:

Piraí

2016

Logística Internacional

A Empresa Morrison

STEVEN C. WHEELWRIGHT / PAUL MYERS. A Empresa Morrison. Harvard Business School. 2011

A empresa foi fundada em 2003 pelo senhor Jason Robbins (Presidente e diretor chefe), em homenagem ao seu pai.

A Morrison desenvolvia e produzia etiquetas de identificação por radio frequência (RFID), conhecidas como etiquetas inteligentes, para o varejo e indústria farmacêutica (Pagina 01). A ideia de criar a empresa se deu quando Robbins viu em apresentação e a gestão na cadeira de suprimentos.

Tecnologia RFID

A tecnologia RFID combinava marcadores (ou seja, etiquetas) com diferentes capacidades para armazenar, transmitir e receber dados sem fio, por meio de dispositivos conhecidos como leitores, que recebiam e transmitiam os dados através da antena do leitor. Os leitores poderiam ser portáteis e móveis ou fixos e estacionários. As etiquetas RFID permitiam a identificação automática, o monitoramento e autenticação dos objetos em que estavam inseridas. Os dados gerados pelos sistemas RFID poderiam ser transferidos para um sistema de informação para o processamento, análise e armazenamento. Além disso, os dados armazenados em certos tipos de etiquetas RFID poderiam ser alterados, atualizados, e até mesmo apagados (Pagina 02).

A empresa se instalou em um polo industrial e apesar de tem uma estrutura bem ampla, esbarrava em curto prazo de tempo em limitação de crescimento físico, uma vez que as áreas adjacentes já estavam ocupadas.

Apesar da eficiência da linha de todo o processo de produção a empresa não mantinha um sistema de gerenciamento de informação em toda a cadeia logística.

O sistema de gerenciamento de informação se restringia ao processo comercial e marketing, todas as vendas e relacionamento com todos os clientes e fornecedores eram feitas online. No setor de produção e na gestão de estoque, apesar de manter os estoques em níveis bem baixos pelo risco de obsolescência do estoque, eram feitos de forma manual, através de anotações nas listas de produção.

Devido ao gerenciamento parcial do processo, se desmontava uma grande demora no planejamento da produção do dia seguinte e tendo pontos de rupturas por conta da gestão de materiais no estoque.

Apesar de estar em um mercado promissor a Morrison esbarrava em grande problema, a demora e quebra no fluxo de informações. Esse tipo de situação produz um desgaste desnecessário para todos envolvidos no processo logístico.

Conclusão

A empresa Morrison por não querer investir em sistema integrado em toda a cadeia de produção, esbarrava nos entraves do processo.

Isso demonstra que os núcleos envolvidos no processo logístico (vendas, compras, produção e entregas), devem estar devidamente alinhadas para que a eficiência e eficácia andem juntas e aumente os resultados a um menor custo possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com