TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Sustentabilidade

Por:   •  19/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.500 Palavras (6 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHA
DE FORMAÇÃO EM SEGUROS E PREVIDÊNCIA

GESTÃO DE PESSOAS II - SUSTENTABILIDADE

Trabalho acadêmico desenvolvido para fins didáticos no contexto da Disciplina Gestão de Pessoas II.

Alunos:        Bruno Souza

        Fábio Azevedo

        Luciano Lopes

                 Maria Régia

                 Nelson Souza

São Paulo

Maio de 2016

Sumário

1. Introdução        3

2. Definição de Sustentabilidade        3

3. Sustentabilidade Empresarial        3

4. Preocupação Mundial        4

5. Empresas modelo        4

6. Seguradora consciente        5

7. Produção de lixo no Brasil        5

8. Coleta Seletiva        6

8.1 Degradação de Materiais        7

9. Atitudes Sustentáveis        7

10. Conclusão        8

Referências Bibliográficas        9

1. Introdução

O trabalho apresentado tem o intuito de despertar uma reflexão sobre o tema sustentabilidade.

Segundo a Wikipédia: “sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”.

Todos nós somos responsáveis pelo meio ambiente, e cabe a cada um de nós pessoas, comunidades, empresas, Estado cuidar e preservar para que as futuras gerações não sofram as consequências dos nossos atos.

2. Definição de Sustentabilidade

O termo sustentável tem origem no latim “sustentare”, que significa sustentar, favorecer e conservar, isso significa suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a necessidade de atender as futuras gerações.

        

3. Sustentabilidade Empresarial

Sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações que as empresas utilizam, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade, sem fugir do propósito que é o desenvolvimento econômico.

Além de respeitar o meio ambiente, a sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa junto aos consumidores.

O crescimento desordenado das últimas décadas trouxe vários problemas ambientais e cada vez mais os consumidores estão criando consciência da importância de cuidar do meio ambiente.

Consumidores conscientes procuram adquirir produtos e ou serviços de empresas que também se preocupem com o meio ambiente.

4. Preocupação Mundial

Mundialmente a palavra sustentabilidade começou a ser propagada a partir da realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano – United Nations Conference on the Human Environmet (UNCHE), em junho de 1972, em Estocolmo, no primeiro encontro mundial promovido com o objetivo de discutir assuntos relacionados ao meio ambiente e soluções para preservação da humanidade.

No Brasil, só ganhou força após a realização da Conferência sobre o Meio Ambiente, (ECO) que ocorreu em 1992, no Rio de Janeiro.

5. Empresas modelo

Muitas empresas aderiram à sustentabilidade empresarial, a Natura é um exemplo de empresa que se preocupa com o meio ambiente.

Criou em 2007 o programa Carbono Neutro, que reduz e compensa a emissão de gases de efeito estufa em todas as etapas de sua cadeia produtiva, que vai desde a extração de matéria prima e de materiais para embalagens, passando pelos processos internos, transportes dos produtos, até o seu descarte.

Tem uma relação próxima com comunidades agroextrativistas, remunerando de forma justa seus serviços.

Articulam novas ações para o desenvolvimento da região amazônica entre outras iniciativas.

Não testam seus produtos em animais desde dezembro de 2006 e procuram influenciar seus fornecedores na mesma prática.

Estimulam a reutilização de suas embalagens através dos refis que tem custo mais baixo para os consumidores e utilizam menos matérias primas, causando um impacto menor no meio ambiente.

Não utilizam gordura animal na fabricação de seus sabonetes em barras para banho, substituindo por óleo vegetal.

Aliam a tecnologia, ciência e qualidade na fabricação de seus produtos, preocupando-se em causar o menor impacto possível no meio ambiente.

6. Seguradora consciente

A Yasuda Marítima, empresa do grupo Sompo Holding, um dos maiores grupos seguradores do mundo é outro exemplo de empresa dentre outras que se preocupam com o meio ambiente.  No mês de setembro de 2015, a companhia realizou uma ação de plantio de mil árvores nativas da mata atlântica. Essa iniciativa teve como base um levantamento feito pela Unidade de Patrimônio da empresa, que calculou a quantidade que deveria ser plantado para neutralizar todo o gás carbono emitido por sua frota de veículos.

O foco da companhia é ser referência em sustentabilidade nos próximos anos.

A Yasuda Marítima recebeu o selo Frota Neutra de Carbono do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza, em reconhecimento pelo esforço da companhia em minimizar os efeitos dos poluentes emitidos por sua frota.

7. Produção de lixo no Brasil

Segundo reportagem da agência Brasil EBC de 27/07/2015, houve um aumento de 29% na produção de lixo no período de 2003 a 2014.

Em 2014 foi gerado cerca de 78,6 milhões de toneladas de lixo, desta produção cerca de 41% foi descartado em lixões e aterros controlados, que segundo a Abrelpe, são inadequados, acarretando risco a saúde e ao meio ambiente.

Em média, os brasileiros produzem 1,062 Kg de lixo por dia.

8. Coleta Seletiva

De acordo com a Politica Nacional de Resíduos Sólidos, a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios.

As formas mais comuns de coleta seletiva usadas no Brasil são as coletas porta a porta que pode ser realizada tanto pelo prestador do serviço público de limpeza, quanto por associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis ou pelos Pontos de Entregas Voluntárias (PEVs), que são colocados em pontos estratégicos, próximo de um conjunto de residência ou instituições, para que posteriormente tenha o destino correto dos materiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (183.9 Kb)   docx (815.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com