TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Treinamento e Desenvolvimento

Por:   •  24/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 6

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Bruna Moraes

Laureci Garcia

Sônia Santos Ramos

Tatiane Guidini Batista

Professora: Lisiane de Mello

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos (RHU0169)

Prática do Módulo V

16/04/2016

RESUMO

O presente estudo visa destacar a importância do treinamento e desenvolvimento no ambiente de trabalho e a utilização desses processos na organização para promover continuamente e de forma planejada o desenvolvimento dos colaboradores, de acordo com as habilidades necessárias para o desempenho de suas funções. O treinamento e desenvolvimento são ferramentas indispensáveis para aprender e desenvolver novos conhecimentos na construção de uma carreira e para a organização garantir um diferencial num mercado tão competitivo. Com a possibilidade de qualificação dentro da empresa em sua área ou em outras áreas em que possam atuar, não somente o colaborador tem a ganhar com isso e sim também a organização, pois com treinamento terá seu colaborador mais atualizado e produtivo em sua função dentro da empresa. Utilizamos como exemplo, um programa de treinamento da empresa Thyssen, chamado de “Trilhas de desenvolvimento de lideranças”.

Palavras-chave: Treinamento e Desenvolvimento. Thyssen Krupp Elevadores. Lideranças.

1 INTRODUÇÃO

O processo de globalização trouxe para as organizações grandes transformações, gerando a necessidade permanente de treinamento, desenvolvimento e aperfeiçoamento de seu capital humano, fazendo-a buscar mais conhecimento, transformando esse conhecimento em vantagem competitiva, agregando valor e conduzindo a organização a melhores resultados, na busca para tornar-se uma empresa com um diferencial competitivo. Não basta fazer certo, mas é preciso saber o momento de mudar a maneira do que se está fazendo. Treinamento é a necessidade de se obter habilidades específicas e detalhadas sobre a atividade de trabalho que se desenvolve, enquanto que o desenvolvimento tem o foco voltado para novos cargos, novas habilidades e novos conhecimentos a serem aprendidos pelo empregado.

Mostraremos como o processo de treinamento é uma ferramenta indispensável para potencializar o treinamento existente nas pessoas, dando a oportunidade aos colaboradores em aprender e desenvolver novos conhecimentos na construção de uma carreira e para a organização na melhoria dos serviços prestados.

O mercado encontra-se altamente competitivo, o que exige mão de obra diferenciada. Neste ponto o treinamento e desenvolvimento é um processo indispensável, pois seu objetivo é promover conhecimento para as pessoas e para as organizações.

Para a realização deste estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica trazendo conceitos de treinamento e desenvolvimento de alguns autores. Também realizada uma pesquisa na empresa Thyssen, onde foi feita uma entrevista aberta com perguntas relacionadas ao programa de “treinamento e desenvolvimento de lideranças”, desenvolvido pela empresa, sendo o foco principal o impacto desse treinamento nas pessoas, nas questões relativas ao suporte e a transferência deste treinamento.

Na empresa estudada as ações de treinamento e desenvolvimento, têm como público alvo envolver pessoas que não estão em posição de liderança para assumir novos desafios, focando nas competências essenciais para o negócio.

2 TREINAMENTO

Segundo Chiavenato (2010, p. 366 e 367), o treinamento tem dois entendimentos: o tradicional, onde o colaborador é preparado para desempenhar de maneira excelente as tarefas específicas do cargo a ser ocupado, com o que concorda Barreto (1995); e o moderno, onde “o treinamento é considerado um meio de desenvolver competências nas pessoas para que se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de contribuir melhor para os objetivos organizacionais e se tornarem cada vez mais valiosas”.

As pessoas são os principais responsáveis pelo sucesso da organização da organização, por isso necessitam estar preparadas para assumir e enfrentar desafios. Sendo assim, investir em treinamento tornou-se uma valiosa estratégia organizacional.

Neste sentido “o treinamento é o processo para desenvolver e promover conhecimento, habilidade e comportamento para atender a requisitos.” (BOOG 2006, p.66).

  Com isso, as organizações influenciam os colaboradores a participar de uma maneira planejada nos programas de treinamento, para criar nas pessoas à reflexão e o interesse sobre os temas que serão abordados, envolvendo também as ferramentas e outros assuntos como: inovações, tecnologia, economia e comunicação.

2.1DESENVOLVIMENTO

Para Boog (2006, p.283) o desenvolvimento “é o processo de crescimento integral da pessoa, a expansão de sua habilidade de utilizar totalmente as suas experiências para a solução ou resolução de novas e diferentes situações”.

O desenvolvimento do indivíduo na organização visa o aprimoramento do conhecimento e das habilidades para ocupar cargos, funções, bem como também obter mais conhecimento da atividade que desenvolve dentro da empresa.

Chiavenato (1999) associa o desenvolvimento de pessoas à carreira futura do empregado. Para o autor, o desenvolvimento de pessoas tem relação com a educação e com a orientação para o futuro. Assim, o desenvolvimento de pessoas busca as atividades que tem relacionamento com os processos de formação da personalidade e da melhoria da capacidade em compreender e interpretar o conhecimento.

Os funcionários que participam de programas de desenvolvimento tornam-se mais capazes a assumir os novos cargos e funções com a possibilidade de os erros serem bem menores, visto estarem mais preparados para a tomada de decisão.

É importante destacar que os cursos criados devem abranger todos os cargos da empresa, até os operacionais para que a empresa saiba em quem investir e desenvolver, pois são as pessoas as peças chaves para o sucesso da organização.

3. PLANEJAMENTO

O sistema de Treinamento e Desenvolvimento é iniciado pela pesquisa das reais necessidades, problemas e dificuldades da organização no processo de treinamento, este é o primeiro passo. Deve fornecer dados que defina claramente no planejamento os objetivos da ação de treinamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (166.3 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com