TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Treinamento e Desenvolvimento

Por:   •  16/6/2018  •  Bibliografia  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade Campos Elíseos

Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas

Disciplina: Treinamento e Desenvolvimento

Aluno: Marcus Vinicius dos Santos

Avaliar a necessidade de treinamento e desenvolvimento: um passo inicial

É ponto passivo que o sistema produtivo atual é caracterizado sobretudo pela dinâmica das relações de trabalho, pela velocidade das mudanças nos meios de produção, comercialização e relacionamentos das pessoas, o que requer constante e contínuo aperfeiçoamento da mão de obra.

Dessa forma, as áreas de treinamento e desenvolvimento se tornaram estratégicas e vitais para a manutenção e sobrevivência das empresas. Com orçamentos cada vez mais elevados, esses setores podem ver seus esforços fracassarem, comprometendo inclusive a sobrevivência das corporações, caso não possuam sistemas de medição de necessidades de treinamento, o que torna ainda esses investimentos um gasto sem retorno. É preciso que as necessidades de treinamento sejam devidamente identificadas, nos níveis organizacional, grupal e individual, possibilitando mesmo que os devidos créditos sejam dados aos setores de treinamento.

Apesar de ser uma das mais importantes fases do TD&E, a avalição de necessidades de treinamento ainda carece de aprofundamento de estudos e pesquisas que possibilitem a sistematização de suas práticas. Embora seus estudos tenham começado há mais de 50 anos, ainda são esparsas as iniciativas de estruturar essas ações, que a rigor visam alinhar treinamento e os objetivos organizacionais das corporações às competências que devem ser desenvolvidas e as pessoas que necessitam de capacitação.

Identificar a necessidade de treinamento e dirigir recursos para a área diagnosticada é tão importante quanto o treinamento propriamente dito. Não identificar a necessidade de treinamento e o que deve ser aprimorado seria como preparar um jogador de futebol para arremessar uma bola de beisebol de forma eficiente o que não traria nenhum ganho para este profissional e menos ainda para o clube defendido pelo atleta. Diversas são as ferramentas para que seja aferida a necessidade de treinamento, como os questionários respondidos pelos funcionários e os documentos organizacionais, embora estes não possuam um caráter tão sistêmico nas corporações, o que auxiliaria sobremaneira os profissionais responsáveis pelo treinamento, norteando suas ações, caso fossem adotados com maior frequência pelas companhias.

Portanto, antes de iniciar qualquer ação de treinamento e desenvolvimento é fundamental que se pense na necessidade desse treinamento, utilizando-se todo o instrumental possível o que possibilitará a adoção de práticas com objetivos e foco.

Referência bibliográfica

SILVA, Gisela Gomes da; MENESES, Pedro Paulo Murce. Necessidades de treinamento organizacional e motivação para trabalhar. REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre),  Porto Alegre,  v. 18, n. 1, p. 27-62,  abr.  2012 .   Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112012000100002&lng=pt&nrm=iso

Acessado em 01 de junho de 2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com