TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Treinamento e Desenvolvimento

Por:   •  30/4/2021  •  Resenha  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Contextualizada – Treinamento e Desenvolvimento

Fator

Justificativa

Diagnóstico

Essa fase consiste na definição das necessidades da organização (empresa e colaboradores). Para identificar essas necessidades, existem várias possibilidades, mas uma muito utilizada e que vai dar provas substanciais dessas necessidades de capacitação é a chamada pesquisa de clima, ou pesquisa organizacional, para compreender o que precisa ser melhorado nos processos.

A pesquisa de clima também serve para levantar e pontuar as metas e objetivos da empresa. Nesse instante, é necessário ter atenção para interpretar os resultados esperados por todos. Nas avaliações de desempenho, também é possível identificar falhas de competências da equipe que precisam ser sanadas.

A missão, visão e valores da empresa precisam estar diretamente ligados aos propósitos do treinamento, reforçando a cultura organizacional da empresa.

Planejamento

Essa fase consiste na definição de ações e metas. Após a realização do diagnóstico da organização, é o momento de planejar o treinamento na prática. Desde o conteúdo, a forma, o material, o local, a data, o custo, o prazo, a metodologia.

No planejamento é feito todo o raciocínio de estrutura do processo de treinamento. Isso engloba uma série de fatores, como o que será ensinado, por quais meios (treinamento, mentoria, palestra), a necessidade desse processo, até o local a ser realizado e qual investimento será feito. Um único formato dificilmente atenderá a todos com qualidade.

Além disso, é preciso que mecanismos de avaliação dessa aplicação também sejam definidos, a participação de um especialista para interpretar corretamente os dados é uma solução.

Desenvolvimento

É nesse momento em que a empresa trabalha no desenvolvimento das estratégias. As informações reunidas são utilizadas para a produção dos cursos, capacitações e outras estratégias que podem ser empregadas. Durante essa fase, a empresa perceberá a necessidade ou não de contar com profissionais externos para o desenvolvimento dos programas de aprendizagem.

Além disso, utilizará os colaboradores adequados para ensinar aquelas funções e técnicas que dominam. A utilização da tecnologia contribui para que as estratégias sejam mais eficientes. Por isso, vale a pena contar com parcerias que ofereçam ferramentas facilitadoras da educação corporativa. Desse modo, é possível garantir mais flexibilidade para os colaboradores, otimizando os treinamentos.

Execução

Essa fase procede o diagnóstico e planejamento anterior. Para colocar em prática as etapas do treinamento e desenvolvimento, é preciso dividir as tarefas entre a equipe de RH, Gestão de Pessoas e os responsáveis pelo ensino. Também é necessário pensar na comunicação das capacitações para os colaboradores.

Antes de iniciar os treinamentos, os responsáveis pelo desenvolvimento do programa devem produzir os materiais que serão usados, e esses devem estar alinhados com a metodologia a ser utilizada.

Também é preciso preparar o local dos treinamentos, independentemente de ele ser presencial ou a distância. Nesse sentido, é preciso checar os equipamentos e garantir que todos os recursos estejam disponíveis para que o ensino aconteça da melhor forma.

Imprevisto acontecem, então esteja preparado para isso também. Tenha um plano B para qualquer problema. Uma equipe bem-preparada faz toda a diferença!

Avaliação

Essa fase ocorre após a realização dos treinamentos. É necessário fazer uma avaliação das atividades e também verificar como está o grau de maturidade profissional dos funcionários após terem passado pelos processos. É essa análise que tornará possível compreender se o treinamento trouxe: mudança no comportamento e no pensamento do colaborador; otimização dos objetivos e metas mercadológicas da organização.

Analisar os resultados das capacitações de treinamento e desenvolvimento é fundamental para avaliar a efetividade dessas atividades, corrigir estratégias e direcionar melhor os investimentos. Para tanto, peça feedback para os funcionários, para os palestrantes e para a equipe interna que participou do processo.

Também fique atento para ver se o comportamento dos funcionários sofreu alterações positivas após o treinamento. Quanto mais eficiente forem os processos de treinamento e desenvolvimento, melhor será o resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com