TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Treinamento e Desenvolvimento

Por:   •  2/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.609 Palavras (11 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 11

INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES

FACULDADE SUMARÉ

PROJETO PROFISSIONAL INTERDISCIPLINAR – PPI

TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO

CASSIANA SANTOS DA SILVA

RA 1414675

CLAYTON DE O.CARVALHO

RA 1415468

DAYANE LOPES BATISTA

RA 1412883

ERIKA MENDES DE OLIVEIRA

RA 1221693

LUANA TELIS DA SILVA

RA 1415565

REGINA ESTELA DURVAL

RA 1415368

TALITA S. AZEVEDO SILVA

RA 1413974

SÃO PAULO

2015

SUMÁRIO

  1.  INTRODUÇÃO

Partindo do principio de que para uma organização ser diferenciada das demais no mercado, ela precisa de um quadro de funcionários composto por pessoas capacitadas e eficazes nas suas funções. As organizações estão sempre visando o melhoramento de seus serviços e produtos prestado. Tendo como ferramenta estratégica o treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores. Pois colaboradores treinados e desenvolvidos terão como consequência o aumento da qualidade dos produtos/serviços prestados pela organização.

  1.  MOTIVAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

O treinamento é uma das ferramentas para manter seu funcionário motivado. Pois o colaborador reconhece o caráter de qualificação empresarial da organização quando é incluso em treinamentos, se dedicando ao que está sendo passado durante o processo. Por tanto, motivação e qualificação se complementam.

  1. TREINAMENTO

Conceito de Treinamento: “O preparo da pessoa para o cargo” (Chiavenato 1999, p. 20). É uma ação de recursos humanos pontual.

“O treinamento serve como fonte para que as pessoas adquiram informações, aprendizagem, habilidades, desenvolvimento de atitudes e comportamentos diferentes” Chiavenato (2004 p 340).

Existem diversos tipos de treinamentos, entre eles, podemos citar alguns.

  • Transmissão de informações: é passado informações sobre a organização, produtos, politicas, regras e atendimento ao cliente (se for o caso):
  • On-the-job (no trabalho): ele acontece no dia-a-dia, são feitas as tarefas cotidianas com orientação da chefia e com feedbacks.
  • Formal: Aqui acontece a troca de informações e conhecimentos. Nesse tipo de treinamento, existe um material de apoio para os participantes, caso esqueçam-se de algo que foi visto durante o treinamento. No momento do treinamento, são tiradas dúvidas também. Existem estilos dentro desse tipo de treinamento, tais como: leituras; palestras; experimentação etc. É importante que todos os envolvidos compartilhem suas experiências e dúvidas.
  • Informal: É um modelo de treinamento que não segue estrutura ou planejamento definido e é aplicado geralmente, apesar da casualidade ou hierarquia definida, pela capacidade técnica ou moral de quem ensina. Esse tipo de treinamento acontece quando a empresa escala o funcionário mais experiente para auxiliar o novato, de acordo com a necessidade do funcionário e tarefa, com atenção e foco do receptor, nem sempre obtidos em treinamentos formais. O estágio é um exemplo onde o treinamento informal é aplicado na maior parte do tempo. Cada tarefa a ser realizada ou comportamento desejado e o formato da comunicação são abordados no treinamento informal, pois, a comunicação é principal veículo para que receptor e transmissor se entendam muito bem, seja pela informação de forma espontânea e/ou por simples compartilhamento. Quem nunca se deparou com instruções de uso/comportamento no sanitário, o aquela sinalização de proibido fumar neste local?
  •  EAD: Ensino a distancia surgiu na época das guerras, onde os soldados estudavam no tempo livre de suas folgas.
    Depois o EAD veio sendo utilizado profissionalmente para suprir a falta de oportunidades de estudos das classes mais desfavoráveis, através de correspondências, rádios, televisões e por fim, da internet. Hoje com a utilização da internet o aluno decide a hora mais oportuna para se estudar, além de trazer oportunidade para pessoas que não disponibilizam de tempo para frequentar uma sala de aula, ou disponibilidade para estar presente em determinado local. Nas empresas - As empresas encontraram no EAD a grande oportunidade de transmitirem um conhecimento relacionado a empresa, ao produto ou função.
    Através do EAD, as empresas conseguem dar o treinamento e qualquer outra informação de uma forma rápida, completa, barata, formalizada, sustentável e acessível. Empresas investem cada vez mais em conhecimento como estratégia.
    O conhecimento hoje esta alongado a estratégia de negócios. Cada vez mais as empresas puxam para si a responsabilidade de desenvolver esse colaborador e o conhecimento transmitido pela maioria das grandes organizações, é através do EAD / E-learning.

  • Presencial: esse treinamento é feito na presença do treinador ou instrutor, o objetivo desse tipo de treinamento é reciclar e qualificar o desempenho dos treinandos, esse tipo de treinamento pode ser realizado na própria organização, em salas comerciais, escolas de qualificações profissionais entre outros. As vantagens desse treinamento é estar presencialmente aplicando o treinamento, sendo assim, tendo uma melhor aproximação e podendo trocar informações, aprendizados, debates ou até mesmo feedback, participação e motivação para aprendizagem. Uma das desvantagens desse treinamento é que o custo é maior, custo com o instrutor com o local, dependendo do lugar com viagem e estadias.
  • Outdoor training (Vivências ao ar livre): é um treinamento em um ambiente ao ar livre, onde pode ser feito diversos tipos de dinâmica, são adequados para treinamento que tem o foco comportamental, onde pode aplicar técnicas comportamentais onde assim o aprendizado e as trocas de informações também são uma forma de melhor aproximação.
  • Palestras: A intenção da palestra é inteirar os colaboradores há um determinado assunto seja da origem de um material ou local até condutas, operação e auto avaliação. É um recurso excelente para promover novas ideias e estimulando novas ações; assim reforçando seus objetivos para um grupo de pessoas especificas. Esse treinamento é uma das formas mais praticas e rápidas para alcançar metas esperadas de seus colaboradores. Para que a palestra seja eficaz é importante que seja claro com o objetivo da palestra. Conhecer os motivos do evento ajudará a determinar qual o tipo de palestrante que deve contratar, a palestra é aplicada por um único facilitador, seja um mais reflexivo, um de negócios, um que mescle aventuras com o ambiente corporativo, um esportista, um motivacional que mexa com as emoções do publico, etc.; assim utilizando diversos recursos como dinâmicas, audiovisuais, truques e piadas para interagir com o publico, incentivando a sua participação. A palestra é um evento com curta duração, sendo de 15 minutos até 2 horas de aplicação. Como esse tipo de treinamento é realizado em um curto tempo, os assuntos são mencionados de modo superficial, exceto se o assunto for muito técnico ou específico. Mas, o maior objetivo é de despertar o público, buscando impulsionar a reflexão, desafiando e estimulando os colaboradores a saírem da zona de conforto e se atentarem para novas possibilidades.
  • Seminários: é um evento onde o ministrador apresenta teorias de um determinado tema que são debatidas pelo grupo. É um seguimento formado por atividades com a intenção de desenvolver a capacidade, conhecimento e aprendizagem por meio da ação planejada. O objetivo é juntar as informações e experiências para serem praticadas com inovação dentro da organização.
  • Reuniões: Reuniões estão no topo de atividades que fazem desperdiçar tempo no trabalho. Corrigir um sistema de reunião de qualquer empresa não é fácil, porém quando feito, seu resultado é facilmente notado. Como fazer para que uma reunião aconteça em pouco tempo e tenha o resultado espero? Seguindo alguns passos, é satisfatório o resultado final. Vejamos:
  • Identificar o objetivo da reunião; isso faz com quem irá participar se interesse e já venha com ideias e informações sobre o assunto.
  • Manter o controle sob a reunião; manter uma agenda ao lado para que sempre que perder o foco durante as opiniões, ele seja retornado.
  •  Ser decisivo; conforme o andamento da reunião, anotar o que deve ser feito, quem deve fazer e quando deve ser feito.
  • Distribuir a ata e manter aquelas decisões tomadas. Importante manter alguém anotando todas as decisões, por menores que sejam, pois posteriormente elas podem ser esquecidas. Sendo anotadas por alguém, quando surgir alguma dúvida, podem consultar o que foi anotado.
  •  Estágio: O objetivo do estagio é desenvolver habilidades e competências em conjunto ao curso que aluno esteja frequentando, possibilitando a junção da teoria com as vivências do universo profissional. É fundamental para uma formação de qualidade. O estágio oferece condições similares a de um trabalho com base na CLT. Algumas diferenças são: carga horaria de até 6 horas de trabalho diárias;
    contrato de trabalho temporário de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis meses.
  • Trainee: Em maior parte das organizações é um processo para assumir uma futura função dentro da coordenação ou gerencia, liderando equipes e muito mais. Geralmente, o colaborador passa por diversos setores da organização, para entender como funciona por completo, além de passar por todos os tipos de treinamentos, palestras, cursos e etc. É um cargo hierárquico dentro de uma organização, onde geralmente, é o crescimento do estágio, o profissional geralmente está no último ano de faculdade, ou é recém-formado. Existem diversos modos de avaliar se o desempenho deste processo estas sendo satisfatório ou ainda nos deixa a desejar, como avaliando a maturidade do colaborador, a qualidade dos trabalhos desenvolvidos, a capacidade de relacionamento, a habilidade para expor suas ideias, a capacidade para adaptar-se às novas situações e problemas e a capacidade para alcançar resultados através de pessoas.

3.1 AS QUATRO ETAPAS

O treinamento consiste em quatro etapas principais: levantamento das necessidades da organização; o planejamento; a execução do treinamento e a avalição do mesmo. Vejamos detalhadamente cada etapa:

Levantamento das necessidades

Chiavenato (2000, p. 508): ”O levantamento de necessidade de treinamento deve fornecer as seguintes informações para que possa traçar a programação de treinamento:

  • O que deve ser ensinado?
  • Quem deve aprender?
  • Quando deve ser ensinado?
  • Onde deve ser ensinado?
  • Como se deve ensinar?
  • Quem deve ensinar?

O treinamento pode ocorrer por dois motivos segundo Marras (2001, p. 152): Cenário relativo e Cenário prospectivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (212.5 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com