TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DE EPI COMO QUALIDADE DE VIDA DOS FUNCIONARIOS NA ORGANIZAÇÃO

Por:   •  10/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  10.174 Palavras (41 Páginas)  •  1.363 Visualizações

Página 1 de 41

[pic 1]

CURSO TÉCNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ALUNOS: BARBARA CAROLINE GAMA SILVA

CHAYANE PEREIRA VIANA

EDJUNIOR RODRIGUES MENDONÇA
RENATA GOMES DOS REIS

O USO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)

COMO QUALIDADE DE VIDA  NO TRABALHO

Profª Daniela Pirete Agapito

Uberlândia, Setembro de 2016/4.

[pic 2]

O USO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)

COMO QUALIDADE DE VIDA  NO TRABALHO

Trabalho interdisciplinar apresentado ao Curso de Gestão em Recursos Humanos da Faculdade Politécnica, sob a orientação da Profª. Daniela Pirete Agapito.

[pic 3]

Uberlândia, Setembro de 2016/4.[pic 4]

RESUMO

As organizações já estão conscientes da relevância da qualidade de vida e da necessidade de instituir melhores condições para o bem-estar de seus funcionários. A ação de promover projetos visando à satisfação  dos colaboradores cresce cada vez mais no mercado de trabalho. Em breve, o que distinguirá uma empresa da outra será a qualidade de vida de seus colaboradores, bem como o clima que predominante no local de trabalho, diminuindo a importância do porte da empresa e destacando a produtividade e a qualidade, resultantes do bem-estar organizacional.

O intuito deste artigo é conceituara segurança do trabalho e qualidade de vida no trabalho (QVT) como fator importante para os funcionários e vantagem competitiva para organização. A implantação da Segurança do Trabalho e a QVT na empresa traz ações que objetivam promover um ambiente de trabalho mais saudável e prazeroso aos funcionários

A segurança do trabalho é fator importante, visto que estar em um ambiente seguro e bem cuidado diminui-se consideravelmente  os riscos de acidentes e doenças ocupacionais.  Dessa forma, observa-se que é atribuição da empresa, através de seus gestores, a tarefa de atentar–se da integridade física e mental de seus funcionários, respeitando seus limites e cuidando para  que tenham segurança................................................

INTRODUÇÃO

Segurança do Trabalho pode ser definida como a ciência que, através de metodologias e técnicas apropriadas, estuda as possíveis causas de acidentes do trabalho, objetivando a prevenção de sua ocorrência, cujo papel é assessorar o empregador, buscando a preservação da integridade física e mental dos trabalhadores e a continuidade do processo produtivo.

A segurança visa evitar o acidente de trabalho, ou seja, aquilo que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho. Sob uma outra visão, acidente é uma ocorrência não programada, inesperada ou não, que interrompe ou interfere no processo normal de uma atividade, ocasionando perda de tempo útil e/ou lesões nos trabalhadores e/ou danos materiais.

Os acidentes são causados pelos atos inseguros ou pelas condições inadequadas. Aqueles são as ações indevidas ou inadequadas cometidas pelos empregados, podendo gerar acidentes, enquanto as condições inadequadas são aquelas presentes no ambiente de trabalho que podem vir a causar um acidente, podendo estar ligada direta ou indiretamente ao trabalhador, ou seja, é uma situação em que o ambiente pode proporcionar riscos de acidentes do trabalho, ao meio ambiente e equipamentos durante o desenvolvimento das atividades. (DINIZ, 2005).

Para exemplificar o que foi exposto, pode-se citar como exemplos de atos inseguros: negligência com as normas de segurança, falta do uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual), não observação das placas de segurança e atividades de risco sem análise de risco. Por outro lado, tem-se, por exemplo, as seguintes situações de condições inadequadas: partes móveis de equipamentos, trabalho em altura sem o equipamento adequado, falta de inspeção de rotina em equipamentos, além de vazamentos e transbordos em tanques.

Ainda segundo Antônio Castro Diniz (2005), a prevenção dos acidentes deve ser realizada através de medidas gerais de comportamento, eliminação de condições inseguras e treinamento dos empregados, devendo o uso dos EPI’s ser obrigatório, havendo fiscalização em todas as atividades, sendo os empregados treinados quanto ao seu uso correto. 

As tarefas devem ser previamente avaliadas, os riscos e os padrões de trabalho identificados e todos devem ser responsáveis pela segurança e prevenção dos acidentes. 7 Como já referenciado, a utilização dos EPI’s é de fundamental importância na prevenção dos acidentes, pois muitas vezes, as medidas de controle relativas ao ambiente não são suficientes para eliminar os riscos. Usar e cuidar do equipamento de segurança faz parte do trabalho de cada um, sendo que existe sempre um EPI apropriado à tarefa que será realizada. Em caso de dúvida, deve-se consultar o PO (Padrão Operacional) da atividade, pois nele constam todas as informações referentes à atividade.

Juntamente com os equipamentos de proteção individual, atuam os equipamentos de proteção coletiva na prevenção dos acidentes. EPC’s são os equipamentos que neutralizam o risco na fonte.

Quando instalada, por exemplo, uma proteção acústica, está havendo uma atuação sobre o ambiente de trabalho, sendo esta medida chamada de proteção coletiva, pois protege o conjunto de trabalhadores.

O objetivo desse artigo, é avaliar como a segurança do trabalho pode contribuir pgarantir a qualidade de vida no ambiente organizacional, prevenindo ou minimizando  os riscos de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais.

Embora sendo um conceito que vem sofrendo modificações ao longo dos anos, há um consenso sobre a Qualidade de Vida no Trabalho ser um conjunto de condições organizacionais objetivas, como práticas e princípios administrativos, mas que deve considerar outros critérios, como as condições de trabalho oferecidas, estilo de supervisão, nível de participação, benefícios, sistemas de recompensa, etc.

SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO

No que diz respeito a segurança do trabalho podemos  afirmar que esta se propõe a combater, também a partir de um ponto de vista médico, os acidentes de trabalho, seja eliminando as condições inseguras do ambiente, seja educando os trabalhadores a utilizarem medidas preventivas a exemplo dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) ou os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (70.6 Kb)   pdf (640.7 Kb)   docx (518.6 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com