TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso da tecnologia e mobilidade e qualidade de vida em salvador

Por:   •  10/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.705 Palavras (7 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

SERVIÇO SOCIAL

ADRIANE CAETANO

EDILMA SANTOS

RONEI TEIXEIRA

FERNANDO OLIVEIRA

LUCAS TADEU

LUCIANO NERI

JOAO CAIRES

O USO DA TECNOLOGIA E MOBILIDADE E QUALIDADE DE VIDA EM SALVADOR.








Salvador

2015



O USO DA TECNOLOGIA E MOBILIDADE E QUALIDADE DE VIDA EM SALVADOR.

Trabalho apresentado como requisito parcial da nota da II Unidade para a disciplina de tecnologia e Sociedade da Universidade Católica do Salvador, ministrada pela Professora Velda Torres.


Salvador

2015

  1. RESUMO

O estudo aqui abordado trata-se de tecnologia aplicada a Mobilidade Urbana e na qualidade de vida em Salvador, que é uma questão de muita preocupação para a população. Diante do crescimento desordenado populacional como resultados das políticas publicas e de desenvolvimento de nossa sociedade. Onde fatores determinantes socioambientais se manifestam. Ao mesmo tempo, a partir da percepção de uma população protagonista de sua realidade, passou-se adotar os conceitos de diferenciais intra-urbanos como a melhor maneira de caracterizar os desajustes e as desigualdades urbanas.

Acima de tudo, quando se fala em qualidade de vida, temos uma ideia de que é um objetivo de vida buscado por todos em dimensões que lhe tragam um bem-estar dentro de uma sociedade. A tecnologia aplicada a Mobilidade Urbana foi analisada sob os diferentes pontos de vista de cada meio de transporte publico, que em alguns casos estavam gerando choque de interesses, uma vez que cada ponto de vista visa privilegiar um respectivo meio de transporte.

Palavras chave: tecnologia, qualidade de vida, mobilidade urbana.

  1. INTRODUÇÃO

O intenso processo de urbanização na cidade de Salvador tem trazido transformações que influenciam de forma direta na vida social e cultural dos habitantes, assim como na política local e mesmo a economia.

Esses efeitos diante da dinamização do processo de novas tecnologias para a mobilidade dentro da cidade tem se tornado cada vez mais necessário, pois o crescimento do numero de veículos em circulação está em torno de 830 mil, segundo Departamento Nacional de Transito (DETRAN), órgão responsável pelo registro dos carros, assim como também o crescimento da população que já atinge um numero de 2,7 milhões segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Tendo em vista que o crescimento da população que leva diretamente ao crescimento do numero de carros nas ruas, já que por não existir uma opção de um transporte de massa com maior eficiência, a opção para uma locomoção mais rápida e confortável é a compra de um veiculo, seja de duas ou quatro rodas. Com a necessidade de deslocar-se para compromissos de trabalho, lazer ou atividades que exijam longas distancias a opção do veiculo particular é sempre a mais requisitada, quando esse pode ser comprado.

Lembrando que existe também um grande impacto ambiental com o aumenta da emissão de poluentes pelos veículos motorizados em circulação e a produção de lixo pela população Soteropolitana, trazendo mais uma problemática para a questão da urbanização do Salvador.

Mobilidade Urbana, uma questão a ser pensada.

Durante o processo de urbanização da cidade do Salvador, iniciado a partir do século XX, pode notar de que maneira a centralidade de uma urbanização fez-se presente. Com o passar das décadas, o crescimento por todas as partes da cidade é notável, e inclusive dar-se em diversos setores no que tange o referido tema, seja no contingente populacional, bem como os meios de locomoção privado ou público.

Com tal crescimento e urgência por melhorias, a capital baiana necessita de escoamento para o grande fluxo que passa a ser alargado no decorrer dos 15 anos do século XXI, desse modo os governos atuais tem criado e estimulado a mobilidade em diferentes localidades. O processo é lento, devido à formação inicial da capital, mas o novo projeto que vem a ser adotados na atualidade poderá facilitar e muito a condição de uma melhoria significativa para o avanço da mobilidade.

A inserção do uso da tecnologia para ampliar tal funcionalidade da mobilidade, é de grande ajuda para tal desenvolvimento, tanto de um ponto de vista acessível quanto prático, uma vez que os usos das novas ferramentas comunicacionais são beneficias para a própria utilização desses meios.

Uma vez que as condições para tal mobilidade já estão pré-estabelecidas, se faz necessário o uso eficaz de sua utilização, no que se refere ao âmbito dos transportes de massa, que neste caso faço um recorte para o ônibus e metro, o primeiro sendo o principal veiculo para se transportar a maioria da população de Salvador, uma vez que o segundo ainda fica restrito em poucas linhas de veiculação.

A articulação e interação entre ambos os meios de transporte, é de fundamental importância, seja pelo fato de diminuir o tempo que possa se percorrer de um local ao outro, seja pelo beneficio econômico, ou simplesmente pelo fato do próprio deslocamento no setor urbano.

“Uma boa cidade não é aquela em que até os pobres andam de carro, mas aquela em que até os ricos usam transporte público. Cidades assim não são uma ilusão hippie. Elas já existem” – Enrique Peñalosa.

Então é com esta critica de Henrique Peñalosa ao site Sul 21, onde Penñlosa chama atenção das autoridades para melhorar o transporte publico de suas cidades, optando por transporte de massa de qualidade. Quebrando com os oligopólios de donos de empresas de ônibus e criando outras vertentes para o usuário, seja ele rico ou de baixo poder aquisitivo.

  1. METODOLOGIA

O conteúdo trabalhado nesse artigo foi desenvolvido através dos pontos observados em sites vinculados a secretaria de mobilidade (SEMOB) e artigos que abordam os assuntos de mobilidade urbana para copa do mundo de 2014. Desta forma, estas fontes nos possibilitaram, a ter uma compreensão acerca da dinâmica viária da cidade do Salvador e como aplicar as novas tecnologias de forma efetiva na mobilidade urbana da cidade. Quais públicos seriam atingidos e a faixa de renda da população seria afetada com as intervenções, os estudos buscou apontar os setores críticos da cidade, o modelo ideal de transporte para cada região da cidade: metrô, BRT, bicicleta.  Por fim, as intervenções viárias que melhor se adéqua ao fluxo de veiculo de nossa cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (73.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com