TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O capitalismo e a degradação ambiental

Por:   •  5/6/2015  •  Dissertação  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

O capitalismo é um sistema econômico que desenvolveu-se assustadoramente nos dias atuais, o qual positivamente elevou o crescimento econômico e populacional. Mas simultaneamente transformou-se no maior causador de impactos negativos já recebido pelo planeta, apesar que a maioria das produções realizadas por esse sistema capitalista nos proporcionam conforto e bem estar. Se analisarmos de fato, o capitalismo, observamos que este, o comercio e o consumo estão sempre ligados, afim de alcançar o grande objetivo que é o lucro.

Diante dessa busca incansável pela maior lucratividade e o acúmulo de riquezas, os capitalistas contratam a mão de obra e exploram esses trabalhadores, sem que este possa usufruir do valor final do trabalho executado. Sendo assim, enquanto esses trabalhadores lutam incessantemente por melhorias em diversos aspectos trabalhistas, os capitalistas aumentam gradativamente seu trabalho, para que a cada dia os lucros sejam maiores, tornando o seu trabalhador a grande “mercadoria”, uma vez que esse funcionário vende seu trabalho por um baixo valor, e a maior parte do excedente produzido vai para o capitalista, gerando assim a grande divergência entre o capital e o trabalho.

Para que o produto seja produzido e haja o consumo na mesma proporção, é necessário obter a matéria-prima. E para obtê-la os capitalistas buscam a natureza, para extrai-la e logo dar início ao processo de produção, iniciando a desenfreada exploração do meio ambiente. Desse modo, todas essas alterações no nosso cenário ecológico, resultou na busca abusiva pelos recursos naturais, houve a destruição dos ecossistemas, a gerou-se resíduos de todas espécies, descarte de matérias nos esgotos e emissão de gases poluentes. Refletindo na humanidade com o aquecimento global, as mudanças climáticas, a elevação dos oceanos, a escassez das águas, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (34.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com