TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de comportamento organizacional

Artigo: O conceito de comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  Artigo  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de descrever de forma clara e objetiva algumas definições de comportamento organizacional, demonstrar as vantagens de uma boa aplicação de seus conceitos, destacar as principais características, mostrar novos paradigmas que vem ocorrendo ao longo do tempo e como podemos nos adaptar as inovações.

O comportamento organizacional destaca situações em que o indivíduo se relaciona com diversos ambientes, tanto no trabalho quanto na vida social. Embora, esse comportamento de organização não afete somente as empresas que atuamos como também na vida de cada um de seus colaboradores, a perspectiva desse conceito é de que devemos sempre nos aprimorar, pois vivemos em constante mudança e inovação.

Em uma empresa (organização) é fundamental a busca por informações, novos conhecimentos, e muito planejamento e disciplina. Isso faz com que aumente a possibilidade de sucesso no empreendimento.

Após realização de pesquisas, definimos eficiência e eficácia da seguinte forma: Eficiência é uma característica, uma maneira de fazer algo. Por exemplo, ter “paciência” é fazer algo pacientemente e ter “eficiência” é fazer eficientemente algo corretamente. Em relação a eficácia, podemos perceber que a palavra é um substantivo, logo é alguma coisa. Como por exemplo, “audácia” que é algo audacioso, impetuoso, “eficácia” tem o significado de algo com qualidade, alguma coisa correta.

“Um profissional pode ser eficiente, mas não ser eficaz. Só que, muito dificilmente, ele será eficaz se não for eficiente.” (Peter Drucker)

Paulo Sandroni em 1996 resume bem essa idéia: “Fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz.”

1. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL (CAPÍTULO 1)

1.1 Definição de conceito

Comportamento organizacional é a compreensão do comportamento individual dentro de organizações, que de modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças, poder, estruturas, atitudes em grupo, aprendizagem, percepção, aceitação a mudanças, conflitos e outros temas que afetem indivíduos e equipes dentro das organizações, visando melhoria no convívio e assim resultando em maior produtividade. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito de estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.

O comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. O comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.

Segundo Karla Sampaio (2007), Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Para Chiavenato, o comportamento organizacional consiste no estudo de indivíduos e grupos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com