TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de gestão do conhecimento

Ensaio: O conceito de gestão do conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  Ensaio  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 4

Assinale as alternativas CORRETAS.

Escolha pelo menos uma resposta.

a. Na Internalização, o novo conhecimento é incorporado ao cotidiano da empresa. b. Na Combinação, as pessoas sistematizam o conhecimento, que já se tornou explícito. c. Na Externalização, a interação e o diálogo facilitam o compartilhamento do conhecimento das pessoas. d. Concretizada a Internalização, o processo se reinicia pela inovação. e. Na Socialização, o conhecimento explícito, que ainda está embutido nas pessoas, começa a ser compartilhado.

Parabéns! Sua resposta está correta. Sua compreensão sobre o processo de criação do conhecimento organizacional está muito boa! Observe que, na matriz, o conhecimento tácito é transformado em conhecimento explícito, passando por cada um dos quatro modos de conversão do conhecimento. Quando ele é externalizado e passa a fazer parte do cotidiano das empresas na forma de produtos, serviços e processos, o novo conhecimento organizacional dá início a um novo ciclo a partir da inovação. Esse é um processo contínuo e ininterrupto. Você está indo muito bem! Continue assim.

Question

4

Em uma reportagem publicada em 12 de julho de 2004 pela Editora Meio&Mensagem, o Professor Terra comenta que, quando se compartilha conhecimento, existe um retorno das pessoas também de compartilhamento, então fica mais fácil acumular conhecimento diversificado. No entanto, as pessoas insistem em guardar seu conhecimento para si, e com isso têm de buscar respostas sozinhas.

Identifique quais das afirmações a seguir estão corretas confrontando o conceito de gestão do conhecimento e o comentário do Professor Terra: I. Conhecimento é um conjunto de informações repletas de experiências, julgamentos,

insights

e valores embutido nas pessoas. II. O conhecimento organizacional é construído em conjunto, por meio da interação das pessoas. III. Para que ocorra esta interação, as empresas devem oferecer condições de compartilhamento de conhecimento. IV. A gestão do conhecimento pode ser aplicada individualmente, assim as empresas captam o conhecimento de cada funcionário. V. Pela gestão do conhecimento, as empresas podem inovar e melhorar seus produtos e serviços, na busca pela vantagem competitiva. Estão corretas apenas as afirmações:

Escolher uma resposta.

a. III e IV b. II, III, IV e V c. I, II, III e V d. I, II e III e. III e V

Parabéns! Sua resposta está correta. Você fez um bom confronto do conteúdo da reportagem com sua aprendizagem sobre gestão do conhecimento. As pessoas carregam o conhecimento formado a partir de tudo o que elas experimentam no dia a dia. Então as empresas devem identificar quem são seus funcionários mais talentosos e oferecer as condições ideais para que o conhecimento organizacional seja criado a partir da interação das pessoas. Assim, torna-se mais fácil a conquista de um posicionamento mais confortável no mercado em que atuam e a percepção de valor organizacional por clientes e investidores. Já o conhecimento individual não é capaz de oferecer sozinho essa vantagem às empresas. Muito bem! Continue assim.

Question

5

Quanto à estrutura de capital intelectual representada pelo Esquema da Skandia, analise se as afirmações são verdadeiras (V) ou falsas (F).

O capital intelectual é formado pelo capital humano e o capital financeiro

Falso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com