TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estresse no ambiente de trabalho

Por:   •  25/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 5

Matriz de atividade individual*

Módulo: 6

Fórum Etapa 1

Título O estresse no ambiente de trabalho

Aluno:

Disciplina: Psicologia Organizacional

Turma: 125

Introdução

Nesse trabalho iremos abordar um tema o qual tem disso um dos grandes vilões no ambiente organizacional das empresas e na vida pessoal das pessoas.

Iremos analisar suas causas, consequências, as influencias na qualidade de vida profissional e na dinâmica organizacional. Também iremos sugerir praticas institucionais para a solução desse problema.

Ates de chegarmos as causas e consequências, precisamos saber o que e o estresse. O que e o estresse?  Não há ainda uma definição nos resumos de patologias medicas, no Aurélio diz “E um conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecciosa, e outras capazes de perturbar a homeostase (equilíbrio)”.

Nos dias de hoje o termo estresse e muito usado no dia-a-dia e nos canais de comunicação, meio sociais e principalmente dentro do ambiente organizacional dentro das empresas.

O estresse e uma relação entre o indivíduo e o meio em que ele vive, se consiste então de uma agressão e reação, de uma interação entre agressão e a resposta, como propôs Hans Selye medico canadense e criador do moderno conceito de estresse. Segundo Seye” O estresse fisiológico é uma adaptação normal; quando a resposta é patológica, em indivíduo mal adaptado, registra-se uma disfunção, que leva a distúrbios transitórios ou a doenças graves, mas, no mínimo agrava as já existentes e pode desencadear aquelas para as quais a pessoa é geneticamente predisposta. Aí torna-se um caso médico por excelência. Nestas circunstâncias desenvolve-se a famosa síndrome de adaptação, ou a luta-e-fuga (fight or flight)”, na expressão do próprio Dr. Hans Selye.

Em uma pesquisa realizada pelo ISMA (International Stress Management Association) ouviu profissionais de diversas nacionalidades, o Brasil ficou em primeiro lugar com 54 horas trabalhadas no ranking, contra a média mundial de 41 horas.

No quesito “Exaustão física e emocional”, que avalia o nível de estresse do trabalhador, o Brasil amargou a segunda posição atrás somente do Japão, superando até mesmo a China que ficou conhecida como um pais que e conhecido pela opressão e super-exploração no regime de trabalho.

Causas e consequências do estresse


Essa exaustão física e pressão emocional causada por chefes e superiores e também pelo medo de ser demitido pode gerar um esse esgotamento físico e mental, conhecido pelo tão famoso estresse.

As pessoas, além de lidar com os estresses da vida em sociedade também precisam lidar com as responsabilidades ocupacionais diárias e a competitividade alta dentro das empresas, possivelmente juntos ultrapassam os limites de adaptação levando ao stress disfuncional ou Distress, que e característico em situações de descumprimento das exigências das tarefas e outras solicitações que dão origem a consequências de várias ordens de doenças físicas e psíquicas, como: cansaço extremo (exaustão), hipertensão, dores de cabeça crônica, perda de concentração, ansiedade, depressão, entre outras.

Um exemplo interessante, foi de um caso relatado pelo
DR. VLADIMIR BERNIK, Médico psiquiatra de que um Julho/1997, o mundo ficou surpreso com uma notícia de que a espaçonave russa MIR (paz), havia ficado sem energia por uma ordem errada do comandante Vladimir Tsibliev. Após isso o médico que cuidara da tripulação explicou que a informação errada que causara esse erro foi devido ao estresse do comandante. Nunca a palavra estresse havia ganhado tamanha notoriedade numa circunstância tão dramática.

Listamos algumas das principais causas do estresse no trabalho:

- Sobrecarga de trabalho;

- Desencontro de informações;

- Metas irreais;

- Pressão do tempo e urgência devido a mudanças de prazos;

- Falta de planejamento;

- Distorção de funções;

- Má administração do tempo.

As consequências mais frequentes de uma pessoa com estresse no trabalho são:

Psicológicas:

- Ansiedade generalizada;

- Frustrações;

- Falta de motivação;

- Insatisfação no trabalho.

Físicas:

- Mãos frias e suadas;

- Sensação de cansaço;

- Dificuldade de memorização

- Tensão muscular;

- Boca seca;

- Manifestações cardiovasculares (taquicardia, arritmias e hipertensão);

- Manifestações biológicas (Níveis anormais de ácido úrico no sangue);

- Problemas digestivos (ulceras e gastrites nervosas).

Comportamentais:

- Diminuição da produtividade e da eficiência;

- Deterioração das relações interpessoais;

- Uso de drogas e tabagismo desenfreado;

- Acidentes de trabalho.

Influências na qualidade de vida dos profissionais e na dinâmica organizacional

 O estresse no trabalho e a saúde dos profissionais vão sempre influenciar na vida profissional e na dinâmica organizacional, pois esses fatores estarão sempre ligados ao desempenho dos trabalhadores, sua produtividade e seus relacionamentos interpessoais.

Fica então a critério das empresas considerar isso, quer a empresa leve em consideração ou não o estresse e suas consequências sempre vão desaguar no principal objetivo da empresa, o lucro.

Sugestão de práticas institucionais para solução do problema

 

A principal sugestão para a solução do estresse no trabalho é a inserção da qualidade de vida no trabalho, local onde o individua dedica a maior parte do seu tempo. A motivação é o principal combustível para essa qualidade de vida.

Sempre observamos em vários artigos as principais empresas para trabalhar, como o Google, Banco do Brasil, Cyrela, DHL, etc. A verdade que empresas como essas se tem destacado no quesito aumento de produtividade, baseado na qualidade de vida no trabalho inserida em seu planejamento.

Algumas ações e programas a serem implantados são:

- Exercícios físicos como por exemplo a ginastica elaboral: além de aumentar a disposição dos trabalhadores, aumenta a tolerância ao estresse, melhora o relacionamento interpessoal, na prevenção e reabilitação de doenças ocupacionais.

- Treinamento e desenvolvimento dos trabalhadores, permitindo o aumento do conteúdo intelectual, aperfeiçoamento, satisfação profissional e consequentemente o aumento da produtividade.

- Higiene e segurança do trabalho no qual propicia um ambiente mais saudável, prevenção de doenças e diminuição das faltas e rotatividades, resultando também no aumento da produção.

-Estudo de cargos e salários, aperfeiçoamento da administração dos recursos humanos, aumentando a motivação e também a produção.

-Ergonomia, redução de acidentes de trabalho e afastamentos.

-Ambientes de descontração e descanso para o horário do almoço: Ambientes como salão de jogos, sala de TV e área de descanso para o tão apreciado “cochilo”, também aumentam a motivação, as relações interpessoais.

Conclusão

Concluímos então que o estresse é um perigo eminente dentro das empresas e é de extrema importância ela mesma identificar e solucionar esse problema com a implantação da qualidade de vida no ambiente organizacional, evitando assim o aumento de doenças físicas e psíquicas causadas por esse mal.

É muito importante dedicar atenção as características especificas que diagnosticam o estresse no trabalho e assim que diagnosticada serem solucionadas, fazendo com que isso resulte em uma empresa saudável e harmônica com funcionários motivados e realizados profissionalmente e a empresa com sua produção sempre em alta.

Porém devemos sempre nos autovigiar pois quando nos mesmos nos identificamos com os sintomas citados nesse texto, podemos e devemos combater também com simples práticas de relaxamento, terapias, atividades físicas, praticar alguns hobbies, ou em casos mais sérios a busca de ajuda de um bom psiquiatra ou psicólogo.

Referências bibliográficas

BERNIK, Vladimir. Estresse o assassino silencioso. Disponível em: <http://www.cerebromente.org.br/n03/doencas/stress.htm> acesso em 05/05/2016

AS 11 maiores causas de estresse no trabalho. Portal Exame. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/as-11-maiores-causas-de-estresse-no-trabalho> acesso em 05/05/2016

SHIBUYA, Cecília Cibella. Como lidar com o estresse no trabalho. Disponível em: . Acesso em: 04 jan. 2008.

Programas e ações em qualidade de vida no trabalho. http://www.revistas.sp.senac.br/index.php/ITF/article/viewFile/168/180> Acesso em:02/05/2016

Gestao do stress. Disponivel em: http://www.rcc.gov.pt/novaaprendizagem/nl/Documents/Guia%20@prender_2.pdf

Acesso em 02/05/2016

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (52.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com