TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel da Qualidade e sua importância

Por:   •  4/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.563 Palavras (7 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]               ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC Rio Grande do Sul

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE: Samuel Fernandes Vidal

COMPONENTE:

PROFESSOR: Tutor Jacir

ATIVIDADE Nº: 1

POLO: São Mateus do Sul/PR

LOCAL E DATA: São Mateus do Sul,01 de outubro de 2021.          

Atividade avaliativa 1

O papel da Qualidade e sua importância estratégica nas organizações

   Iniciamos o vídeo com um exemplo de um rapaz que trabalha em um hotel como recepcionista, chamado Carlos, ele busca mais qualificação no mercado de trabalho através do curso Técnico em Qualidade e o Hotel Bem -Estar busca a certificação em Qualidade. Mas como mostrado no vídeo Carlos possui muitas duvidas em relação a profissão.

     Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade

   A profissão do técnico em qualidade é essencial para o andamento em questão de conformidade a obter selos de qualidade, este profissional pode atuar em diferentes áreas como por exemplo citado no vídeo:

  Setor automotivo, Alimentício (em especial bebidas), Saúde, Transportes, Saneamento e muito mais...Acredito que seja muito importante levarmos em consideração ao escolher seguir tal área a afinidade com ela, pois além de abranger diversos setores, é uma profissão que exige muita dedicação, entrega e responsabilidade, pois a formação na área de qualidade desenvolve o profissional para uma atuação de excelência.  Mas assim como citado no vídeo, a qualidade não é de inteira responsabilidade do técnico de sua área, e sim de toda a empresa e setores envolvidos.

   No contextos e atividade do profissional de qualidade no vídeo é citado alguns exemplos, como o Renato que trabalha em uma metalúrgica na área de projetos mecânicos, iniciou seu curso em qualidade pois tem afinidade com instrumentos de medição, também citado foi o caso da Marcia que se formou na área mas mesmo com certa dificuldade para se colocar no mercado usou sua experiencia e hoje trabalha como inspetora em uma fábrica de vestuário. 

           Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos.

  As atividades que fazem parte do dia-a-dia do Técnico em Qualidade são as seguintes:

  A participação de auditorias internas ou externas, elaboração de gráficos sobre dados de coleta, Pesquisas de mercado e satisfação de clientes etc...

O vídeo explica claramente as atividades do Técnico em Qualidade, citando exemplos e ramos diferentes para se atuar dentro da mesma área.

          O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações

   Inicia-se com o mandatário do Hotel convidando Carlos a participar da reunião que o hotel irá fazer a respeito da qualificação e como alcançar o selo da isso 9001.O papel da qualidade é muito importante não somente para as empresas, mas também para todos que fazem parte ou consomem e/ou utilizam deste serviço, seja Cliente Final, Fornecedores, sócios, colaboradores e também a região.

  Para uma empresa assim como Carlos disse no vídeo exemplo, a certificação traz diversos benefícios e o resultado sempre entregará um produto mais padronizado e qualificado, tudo isso gerando mais rentabilidade para o negócio, gerando também competitiva de no mercado, desenvolvimento de seus colaboradores e principalmente redução de custos.

                                     Cases de sistemas da qualidade

 Como nos exemplos das empresas a seguir veremos processos e características da gestão da qualidade, e para começarmos citamos a empresa Cabral moveis planejados ,Roberto representante da mesma empresa com mais de 80 funcionários implantou a norma         ISSO 9001,com a gestão da qualidade sua empresa nos dois primeiros anos já elevaram, pois através dela resolver problemas internos referentes a capacitação de funcionários, atendimento aos clientes e controle de documentos para geração dos moveis, agora a empresa comemora sua alta na lucratividade e diminuição e reaproveitamento de matéria prima.

   Outra empresa é a no ramo de Usinagem, Conhecemos Júlio representante da empresa Vertz, com 25 funcionários, e buscaram a certificação por meio de exigência de seus clientes para a tender a norma da ISO 16.949 por consequência. Cita também que foi um processo difícil pois ouve resistência por parte de seus funcionários pela rotina e modificações de processos, porem os benefícios aconteceram depois da implantação do sistema 5S, a empresa agora tem todos os setores e procedimentos documentados no manual da qualidade e procedimentos, os benefícios foram agilidade e pontualidade na entrega.

  No Desenvolvimento de Software conhecemos Francisco CEO da VECTOR SOFTWARE, empresa voltada para o desenvolvimento de softwares para empresas do ramo financeiro, imobiliária, e controle de estoque, com a certificação a apenas três anos já se pode ver frutos dela, os ganhos destaque com a certificação foi o próprio mapeamento de processos o que era desconhecido por pelo menos parte dos funcionários, e o rigoroso processo de documentação de seus produtos.

  Acredito também que como nos exemplos acima que sempre existira qualquer resistência por parte de colaborador com relação a mudanças, pois para se chegar a Excelência e alcançar a certificação envolve vários processos e mudanças até mesmo externamente, pois todos da empresa e que contribuem com ela devem fazer parte deste ciclo para melhor obtenção e comprimento das tarefas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (135.3 Kb)   docx (59 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com