TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel do Coaching e Mentoring nas empresas

Por:   •  23/5/2015  •  Artigo  •  3.387 Palavras (14 Páginas)  •  797 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO

Os inúmeros avanços tecnológicos nos dias atuais produziram um grande impacto nas empresas. Diante deste impacto, as empresas necessitam de novas técnicas de aprendizagem, criando mecanismos de articulação de processos individuais e coletivos. Nesse contexto, o objetivo geral do presente trabalho é apresentar e discutir o coaching e o mentoring enquanto facilitadores na gestão de pessoas, isso porque, ao entender o coaching como um estilo de gerenciamento de pessoas, que utiliza de metas claras e desenham ações que contribuem para o desenvolvimento de pessoas e das empresas e o Mentoring como um trabalho essencialmente profissional de acompanhamento de carreira pessoal, de forma técnica, emocional e estratégica, pode-se perceber que, quando devidamente utilizados tanto coaching quanto mentoring auxiliam profissionais e empresas na execução de seus resultados de uma forma que ciclos de aprendizagem e compartilhamento de conhecimento sejam estimulados.

O trabalho também visa esclarecer as principais diferenças existentes entre os conceitos de coaching e mentoring e o que ambos possuem em comum. Podemos analisar e compreender as mudanças produzidas pelo processo de coaching e mentoring, como estas repercutiram nas lideranças, no ambiente organizacional e em todos envolvidos na mudança. As empresas precisam de pessoas preparadas (coaching e mentoring) para assim, preparar os jovens talentos para os novos desafios a fim de alcançar os resultados esperados e necessários para a empresa com o intuito de ajudar a despertar o potencial de crescimento e melhorar o desempenho da carreira alinhado a cultura da empresa.

PALAVRAS-CHAVE: coaching, mentoring, empresas, desenvolvimento, pessoas.

ABSTRACT

The numerous technological advances of today produced a great impact on business. Given this impact, companies need new learning techniques, creating joint mechanisms of individual and collective processes. In this context, the general objective of this study is to present and discuss the coaching and mentoring as facilitators in managing people, because, to understand coaching as a people management style, which uses clear goals and draw actions that contribute for the development of individuals and businesses and Mentoring as an essentially professional career working staff monitoring, technical, emotional and strategically, it can be seen that, when properly used both as mentoring coaching help professionals and companies in the execution of results in a way that loops learning and knowledge sharing are stimulated.

The work also aims to clarify the main differences between the concepts of coaching and mentoring and what both have in common. We can analyze and understand the changes brought about by the coaching and mentoring process, as these had repercussions in leadership, organizational environment and everyone involved in the change. Companies need people prepared (coaching and mentoring) to thus prepare young talent for the new challenges in order to achieve the desired and necessary results for the company in order to help raise the growth potential and improve the performance of career aligned the company's culture.

KEYWORDS: coaching, mentoring, business, development, people.

1 INTRODUÇÃO

Toda empresa é formada por pessoas que são seu principal patrimônio e capital intelectual; elas passam a maior parte de seu tempo vivendo, trabalhando e se relacionando. Numa visão sistêmica, as pessoas são vistas como seres humanos profundamente diferentes entre si, dotadas de personalidade própria, com uma história pessoal particular e diferenciada, possuidoras de conhecimentos, destrezas e habilidades que podem ir além ou aquém da sua capacidade, dependendo da sua potencialidade.

Neste sentido resgataram-se duas práticas aplicadas na Gestão de Pessoas, qual sejam: coaching e mentoring para que se possa debater sobre as possibilidades que cada uma enseja nesse cenário de intensas transformações organizacionais no qual as organizações almejam investir mais em aprendizado e na transformação contínua.

O presente trabalho tem como proposta apresentar o papel do coaching e o mentoring dentro da empresa. Estas ferramentas se espalham mundo afora prometendo dar apoio aos profissionais, equipes e organizações, com o intuito de ajudar a despertar o potencial de crescimento e melhorar o desempenho de carreira alinhado a cultura da empresa.

Para elaboração deste trabalho, utilizamos a metodologia de pesquisa bibliográfica, com o estudo de livros e artigos a respeito do tema.

2 EMPRESAS NOS DIAS DE HOJE

Administrar uma empresa nos dias de hoje tem-se tornado para muitos uma enorme preocupação. A globalização dos negócios e produtos vem trazendo para a empresa uma corrida acirrada em busca de mais qualificações, inovações e pioneirismo.

Tão importante quanto ter produtos de extrema qualidade é saber administrar o fator humano existentes nas empresas. Saber adotar políticas de recursos humanos adequados a cada situação e a cada cultura organizacional, torna-se cada vez mais desafiador para os administradores. Estruturar um setor de recursos humanos e adotar boas políticas de apoio aos funcionários faz-se tão necessário quanto estruturar um setor financeiro na empresa. Indiferente ao tamanho da empresa, introduzir sistemas que tragam mais conhecimento e bem-estar ao trabalhador, fazendo com que este consiga se adaptar à realidade cultural e ao clima organizacional é de vital importância.

Neste novo contexto, onde a competitividade está acima de tudo, as pessoas deixam de ser o problema das organizações para ser a solução de seus problemas, deixam até de ser o recurso organizacional mais importante para se tornar o parceiro principal do negócio.

As pessoas nas empresas são as principais fontes de conhecimento, e o principal desafio para a empresa é gerir pessoas que estejam comprometidas com ela. A empresa espera um quadro funcional onde as pessoas sejam capazes de ter iniciativa, estejam realizadas com as atribuições que exercem e sintam uma espécie de bem-estar no ambiente que convivem com seus pares e superiores. A expectativa que se tem na atualidade a respeito do desempenho das lideranças é condizente com um mundo aceleradamente em mudanças diversas e constantes. Assim, espera-se também que as empresas tenham a capacidade de acompanhar este ritmo, revitalizando-se a partir de processos dinâmicos com vistas à sobrevivência no mercado. Neste sentido, as empresas transformam-se em ambientes que dão oportunidade a aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com