TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mentoring e Coaching nas Empresas

Por:   •  25/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 5

MENTORING

Diferença entre Coaching e Mentoring

Mentoring coaching são duas atividades que estão relacionadas.

O Coaching consiste no desenvolvimento da capacidade e habilidade de cada um.
O processo é conduzido por um Coach, profissional credenciado e certificado para exercer tal função, em sessões que levam o indivíduo ou o grupo a atingir metas e objetivos, desenvolvendo a capacidade e despertando o potencial infinito que existe em cada um.
No Coaching o profissional será auxiliado a planejar, estabelecer metas, e prazos em busca de objetivos e resultados desejados tanto dele quanto da empresa. Ele sai do estado atual para o desejado e entra num processo de evolução contínua, em busca dos resultados desejados. Ao contrário do que acontece no 
mentoring,o coach não precisa ter experiência na área de trabalho do cliente e em algumas áreas do coaching, o profissional pode mesmo não dar nenhum conselho ou soluções para problemas específicos relacionados com a carreira do cliente.
Já o mentoring é um tipo de orientação, onde um profissional mais velho, mais experiente, orienta os jovens. A condução é feita por um especialista em determinada área que dá instruções, dentro de sua experiência, aos mais jovens, visando crescimento profissional.
Neste processo não é estabelecido prazos, pois a condução é feita conforme a evolução do profissional que contrata o serviço.

.

mentoring é um processo que não tem um tempo estabelecido para o seu término, já no caso do coaching, o processo tem começo, meio e fim, sendo que pode durar entre 3 a 6 meses.

Os dois processos visam o aperfeiçoamento, no mentoring mais voltado para a área profissional, o Coaching alinhando vida pessoal com profissional. Ambos buscam resultados satisfatórios. 

"Coaching é uma relação de parceria que revela e liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar o seu desempenho. É ajuda-las a aprender, ao contrário de as ensinar." W. Timothy Gallwey

“Mentoring significa a relação entre uma pessoa experiente (o mentor) para ensinar e preparar outra pessoa (o orientando ou o protegido)” Idalberto Chiavenato

Como o Coaching Potencializa os Resultados do Mentoring?

A orientação é uma das grandes diferenças entre o Coaching e o Mentoring. O processo de Coaching não se dá por sugestões ou conselhos, mas em Perguntas Poderosas que despertam no cliente suas respostas internas.

Este método desfruta do grande impacto positivo do feedback e escuta ativa (ouvir na essência), entre outras técnicas e ferramentas que permitam acessar as verdadeiras motivações que estimularam a busca pelas mudanças almejadas.

Mentores que possuem capacitação profissional em Coaching, conseguem atingir um nível mais profundo de transformações que levarão a resultados permanentes devido ao acesso das questões subjetivas compreendidas através do um processo de autorreflexão durante as práticas de Coaching.

“Coaching é Investigativo

Mentoring é Sugestivo”

Definição de Mentoring

O que é Mentoring:

Mentoring é um termo inglês, normalmente traduzido como "tutoria", "mentoria" ou "apadrinhamento". É uma ferramenta de desenvolvimento profissional e consiste em uma pessoa experiente ajudar outra menos experiente.

O mentor é um guia conselheiro que tem vasta experiência profissional no campo de trabalho da pessoa que está sendo ajudada. O mentoring inclui conversas e debates acercas de assuntos que não estão necessariamente ligados ao trabalho. Este processo possibilita o aprendizado e consequente desenvolvimento na carreira do profissional mais jovem.

Projetos de mentoring normalmente são responsabilidade do departamento de Recursos Humanos das empresas, e normalmente acontecem quando é prevista a substituição de um funcionário de uma empresa, quer seja por motivos de aposentadoria, quer seja por outro motivo qualquer. Desta forma, o funcionário que vai se ausentar, poderá transmitir o seu conhecimento ao seu substituto, para que ele possa cumprir de forma eficaz as tarefas que eram da sua responsabilidade.

Em que momento contar com o processo de Mentoring?

A organização pode apoiar-se nos serviços de mentoria sempre e em qualquer momento. Considerando que o potencial do ser humano é infinito e sempre poderá aumentar. Entre as situações mais procuradas, estão:

  • Adaptação de novos colaboradores;
  • Preparação de futuros líderes;
  • Ascensão e sucessão de funções;
  • Estímulo à cultura organizacional colaborativa e inovadora;
  • Readequação e remanejamento de cargos;
  • Retenção de talentos;

Importância do Mentoring na Administração

No mundo empresarial, o mentoring tem vindo a ganhar popularidade nos últimos anos, porque demonstra ser uma ferramenta mais eficaz do que outros treinamentos. O mentoring utiliza o potencial que existe dentro da empresa, como a sabedoria de funcionários mais experientes, impulsionando a inovação e a criatividade da empresa, e consequentemente tornando-a mais competitiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (133.4 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com