TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COACHING E MENTORING NAS EMPRESAS: “O PAPEL DO COACHING E/OU MENTORING NAS ORGANIZAÇOES CONTEMPORANEAS”

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.454 Palavras (6 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 6

COACHING E MENTORING NAS EMPRESAS:

“O PAPEL DO COACHING E/OU MENTORING NAS ORGANIZAÇOES CONTEMPORANEAS”

Juliana Amélia Pereira

RESUMO

A Era do conhecimento trouxe grandes impactos nas organizações e esses acabam exigindo que as empresas tornem-se espaços de aprendizagem e com isso criem mecanismos de articulação de processos individuais e coletivos. Sendo assim, o presente artigo tem como proposta apresentar e discutir os conceitos e definições do Coaching e Mentoring dentro de um cenário empresarial, qual o papel dentro das empresas e quais aspectos pessoais o mesmo venha a interferir. Com os avanços tecnológicos, o abandono da verticalização caracterizado pelo modelo de produção taylorista e os clientes cada vez mais exigentes, as empresas vão buscando dia após dia o aprimoramento em áreas impactantes como meio ambiente, informática, automatização, benchmarking, entre outros, porém traz como consequência no ambiente interno das organizações um grande desgaste mental e físico de todos os colaboradores da organização independente da posição hierárquica defendida. Nesse contexto o coaching e o mentoring se tornam ferramentas de gestão, para o melhor desenvolvimento nas organizações, isto porque, o coaching surge como um estilo de gerenciamento de pessoas, utilizando de metas claras e objetivas, e delimitam ações mais eficazes e o Mentoring como um trabalho essencialmente profissional de acompanhamento de carreira pessoal, de forma técnica, emocional e estratégica. Os mesmos quando aplicados devidamente no meio organizacional abrem novos caminhos e visões de crescimento e desenvolvimento.

Palavras-chave: Mentoring, Coaching, Gestão de pessoas, e Desenvolvimento.

ABSTRACT:

Age of knowledge has brought great impact on organizations and those just requiring companies become learning spaces and thereby create joint mechanisms of individual and collective processes. Thus, this article aims to present and discuss the concepts and Coaching and Mentoring settings within a business scenario, what role within companies and what personal aspects it will interfere. With technological advances, the shift from vertical integration characterized by Taylorist production model and customers increasingly demanding, companies will seeking day by day improvement in impacting areas such as environment, information technology, automation, benchmarking, among others, but brings resulted in the internal environment of organizations a great mental and physical wear of all employees of the independent organization defended rank. In this context the coaching and mentoring become management tools, to the best development in organizations, this because the coaching comes as a people management style, using clear and objective goals, and delimit more effective actions and Mentoring as an essentially professional career working staff monitoring, technically, emotionally and strategically. The same when applied properly in the organizational environment open new paths and visions of growth and development.

Keywords: Mentoring, Coaching, People Management and Development.

1. INTRODUÇÃO

Os cenários empresariais vistos a pouco tempo atrás, tinha a ideia que os objetivos organizacionais, assim com lucro e redução de custos por exemplo, eram conflitantes com os objetivos das pessoas que trabalhavam nas organizações. No entanto, frente a tantas mudanças de todas as ordens e espécies, as empresas que possuem uma visão eu visam um conceito mais sistêmico e estratégico, conseguiram acompanhar as novas expectativas. Assim novos movimentos e posturas são exigidos diariamente, principalmente das lideranças. Certamente aspectos como flexibilidade, inovação, criatividade também são fundamentais no contexto organizacional ( CHIAVENATO, 2002).

Com o aumento das interações e as necessidades do mercado estamos em constante evolução e para tal as empresas precisam valorizar o seu bem mais valioso: As Pessoas. A Gestão Estratégica de Pessoas é o equilíbrio indispensável nas organizações, pois busca entender os colaboradores e o contexto no qual estão inseridos, alicerçando e compactando num único horizonte a satisfação de cada um dos envolvidos ao mesmo tempo em que alavanca as mudanças e tomadas de decisões que as organizações tanto necessitam. E duas praticas aplicadas a Gestão de pessoas, que ganham espaço nas estratégias para o desenvolvimento é o coaching e mentoring, que se aplicam ao planejamento e crescimento, sendo que se torna um investimento mais voltado para o aprendizado e a transformação dos antigos modos de pensar.

Apresentamos o papel do Coaching e Mentoring nas empresas, suas principais ideias e definições podendo assim apontar precisamente suas diferenças e quais os impactos os mesmos trazem no ver empresarial e pessoal. A estrutura do artigo terá caráter bibliográfico mediante estudos e levantamentos feitos em livros, revistas e sites acadêmicos. O mesmo abordará definições e conceitos de autores renomeados com o Adalberto Chiavenato, Robert Krausz, Mussak e dentro outros, no qual traz o tema em questão melhores formas de compreensão.

Entende-se que os objetivos desse estudo são os de definir e apontar os conceitos de Coaching e Mentoring, mostrando o seu papel e importância dentro das organizações; Esclarecer a importância dos ativos intangíveis da empresa (colaboradores) em seu próprio âmbito;Demonstrar que a Gestão de Pessoas, acompanhadas de melhores ferramentas de gestão sendo eles os já mencionados e quando bem alinhada e definida pode levar a empresa resultados satisfatórios a curto, médio e longo prazo.

Como justificativa da realização desse artigo, tem-se a intenção de clarificar a necessidade de uma Gestão Estratégica de Pessoas que é hoje um fator de diferenciação competitiva da empresa em meio ao cenário de retração de custos, mudanças rápidas de cenários, competitividade, globalização, carência de profissionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com