TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O planejamento de uma organização torna-se cada vez mais necessário às organizações, independente da área de atuação

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.864 Palavras (16 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 16

1. Introdução

O planejamento de uma organização torna-se cada vez mais necessário às organizações, independente da área de atuação.

Estabelecer objetivos e delinear os passos para alcança-lo torna-se hoje em dia muito mais sensato aos gestores do que se deparar com resultados impensados, visto que o que não é mensurado consequentemente não é controlado.

Sendo assim, este trabalho tem como objetivo o processo de empreender em equipamentos de médio e pequeno porte.

Um plano de negócios é um guia para o empreendedor ou empresário. Trata-se de um documento onde se descreve um negócio, se analiza a situação do mercado e se estabelecem as ações que se irão realizar no futuro, juntamente com as estratégias correspondentes para implementá-las.

Deste modo, o plano de negócios é um instrumento que permite comunicar uma ideia de negócio para vender ou para obter financiamento. Também se trata de uma ferramenta de uso interno para o empresário, pois permite-lhe avaliar a viabilidade das suas ideias e fazer um seguimento da aplicação das mesmas na prática.

O empreendedor possui uma diferenciação dos demais indivíduos, pois percebe oportunidades em variadas situações cotidianas.

Todo o processo empreendedor inicia-se quando um evento gerador desses fatores possibilita o inicio de um novo negócio.

Aliando a questão da inovação ao processo empreendedor podemos explicitar esse funcionamento da seguinte forma:

Inicialmente há a identificação e avaliação da oportunidade (fase I); em seguida, o desenvolvimento do plano de negócios (fase II); a determinação e captação dos recursos necessários (fase III) e por fim o gerenciamento da empresa criada (fase IV). Durante este ciclo, as fases não se apresentam de forma seqüencial e padronizada. Há uma dinâmica e correlação entre elas, ou seja, quando não se conclui uma fase, não necessariamente a próxima não pode ser iniciada, visto que há alternância de conhecimentos entre elas.

A oportunidade identificada pelo empreendedor está relacionada às necessidades do mercado. Tais necessidades podem ser inéditas, ou seja, despertadas pelo próprio empreendedor com seu novo conceito de negócio em um nicho de mercado antes inexplorado. Por outro lado, essas necessidades de mercado podem ser inéditas, mas atendidas, até então, de forma inadequada pela concorrência. A oportunidade estará, portanto, na maneira diferenciada com que se atuará nesse mercado.

2. A Empresa

Empresa é a atividade econômica (industrial, comercial, agrícola ou de prestação de serviços) para exploração de negócios, com a intenção de atender as necessidades sociais visando os lucros. Pode ser individual ou societária, individual é administrada por um único empresário, enquanto que a societária é formada pela associação de várias pessoas que se unem através de um contrato com a finalidade de dividir as responsabilidades.

Como exemplo de conceito a respeito de História empresarial são questionadas as filosofias empresariais, o papel das empresas junto à sociedade, além de estudos comparativos.

Sobre o conceito referente à História de empresa, pode-se dar como exemplo o definido por Freitas Filho, ao afirmar que essa linha de pesquisa busca desvendar os processos produtivos e a relação com o meio ambiente, econômico e institucional no qual eles se inserem.

O ponto de partida de um empreendimento vem a partir da ideia inicial, com o planejamento, organização, visão de crescimento e formas de divulgação. Devemos levar em conta que neste meio de empreendimento em especifico, o que nos impulsiona é o serviço prestado e a qualidade deste, influenciando o hóspede a retornar.

Para que esta empresa se destaque no mercado, é de extrema importância compreender as necessidades e desenvolver métodos que propiciem a satisfação do cliente.

“O planejamento estratégico deve ser feito para maximizar os resultados e minimizar as deficiências, utilizando três princípios: O de maior eficiência, eficácia e efetividade, sendo os principais critérios de avaliação da gestão.” (Chiavenato e Sapiro 2003, p 39).”

O Hostel Itaipú está localizado no bairro Floresta Negra em Campos do Jordão, interior do estado de São Paulo.

A proprietária e administradora do negócio é a paulista Graça Almeida Goldstein. Junto com uma equipe de quatro pessoas incluindo camareiras e cozinheiras, ela mantém 9 unidades habitacionais (UHs) que ela carinhosamente apelidou de chalés devido a sua aparência e generoso espaço interno. As áreas comuns, assim como as UHs, são herança da antiga colônia de ferias que a família tinha. Assim, o hostel tem um espaçoso refeitório e uma confortável área comum com lareira que agrada muito aos hóspedes, especialmente no período de inverno.

Empresa: Hostel Itaipu

Tipo de Negócio: Hospedagem

Público Alvo: famílias, jovens mochileiros e grupos.

Localização: Rua José Corrêa, 464.

Floresta Negra

Campos do Jordão/SP

Telefone (12) 3662-2839

3. Tipo de Negócio e Público Alvo

3.1 Franquia

A franquia empresarial é o sistema pelo qual uma empresa (franqueador) cede a outro empreendedor (franqueado) o direito de usar uma marca ou patente já testada e aprovada pelo consumidor; distribuição de produtos ou serviços; e uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador.

3.2 Escritório em casa

Começar o negócio em casa é uma boa alternativa para quem tem pouco recurso para iniciar ou atua em uma atividade que pode ser exercida de qualquer lugar. O escritório em casa ou home office permite que o profissional “venda” ou prepare seus produtos e serviços em um endereço residencial, o que reduz os custos de manutenção da empresa e de transporte.

Antes de optar pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com