TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estética evolui e torna-se uma grande aliada das pessoas que não estão nos padrões ditados pela sociedade

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.645 Palavras (19 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        ACNE        

2.1.1        SINTOMAS DA ACNE        

2.1.2        TRATAMENTO DA ACNE        

2.1.3        PREVENÇÃO DA ACNE        

2.2        PSORÍASE        

2.2.1        SINTOMAS DA PSORÍASE        

2.2.2        TRATAMENTO DA PSORÍASE        

2.2.3        PREVENÇÃO DA PSORÍASE        

2.3        CÂNCER DE PELE        

2.3.1        SINTOMAS DO CÂNCER DE PELE        

2.3.2        TRATAMENTO DO CÂNCER        

2.3.3        PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PELE        

2.4        ENVELHECIMENTO CUTÂNEO        

2.4.1        TRATAMENTO DO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO        

2.4.2        PREVENÇÃO DO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO        

2.5        DERMATITE DE CONTATO E SEBORREICA        

2.5.1        SINTOMAS DA DERMATITE DE CONTATO E SEBORREICA        

2.5.2        TRATAMENTO DA DERMATITE DE CONTATO E SEBORREICA        

2.5.3        PREVENÇÃO DA DERMATITE DE CONTATO E SEBORREICA        

3. CONCLUSÃO .......................................................................................................17

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

No contexto atual, marcado por sucessivas transformações, a estética evolui e torna-se uma grande aliada das pessoas que não estão nos padrões ditados pela sociedade ou até mesmo para que se alcance não só este padrão de beleza, mas que se viva com saúde e qualidade de vida.

A crescente valorização da estética na sociedade tem feito do esteticista um profissional que busca em sua prática do dia a dia investigar a pele como um órgão vital à qualidade de vida das pessoas. A busca de novos tratamentos e substâncias ativas que visam tratar ou prevenir as principais doenças de pele que aparecem nos centros de estética.


  1. DESENVOLVIMENTO

A pele ou cútis é o manto de revestimento do organismo, indispensável à vida e que isola os componentes orgânicos do meio exterior. Constitui-se em complexa estrutura de tecidos de diversas naturezas dispostos e inter-relacionados, de modo a se adequar, de maneira harmoniosa, ao desempenho de suas funções.

A pele representa 15% do peso corporal e apresenta grandes variações ao longo de sua extensão, sendo ora mais flexíveis e elásticas, ora mais rígidas.

É formada por camadas com características distintas, são elas: Epiderme, Derme e Hipoderme.

Epiderme é a camada mais superficial da pele. Está em contato direto com o exterior, constitui a primeira barreira de proteção, sua espessura varia conforme a região topográfica. É essencialmente formada por queratinócitos. Estes vão sendo empurrados para a superfície, sofrem alteração e produzem queratina até morrerem, transformando-se em camada córnea.

Camadas da Epiderme: Camada Basal ou Germinativa, Camada Espinhosa ou de Malpighi, Granulosa, Camada Lúcida, Camada Córnea.

Derme são um tecido conjuntivo, com aspecto de gel onde se encontra fibras colágenas, elásticas e reticulares, além de alguns tipos de células como fibroblastos, mastócitos, linfócitos e estruturas como glândulas sudoríparas, sebáceas, folículos e terminações nervosas.

As fibras colágenas são 95% do tecido conectivo da derme, é a proteína mais importante do corpo e é fabricada no interior dos fibroblastos. Já as fibras elásticas se organizam em rede e é constituída por uma proteína a elastina. A pele contém 20 a 40% da água total do corpo, que diminui com o avançar da idade.

Hipoderme é formada por tecido adiposo, ou seja, células gordurosas. O tecido adiposo está localizado em toda parte do corpo, e se acumula essencialmente na hipoderme, onde forma o panículo adiposo. Funciona como reservatório de nutrientes e protegem vasos e nervos que se ramificam para níveis mais superficiais.

Portanto a Pele é o maior órgão do corpo humano e como qualquer outro órgão humano como coração e rim a pele funciona como um sensor a fatores exteriores e capaz de identificar mudanças de temperatura, pressões recebidas e dor, também atua como barreira protetora contra as bactérias e vírus.

Outros fatores como má alimentação, stress, depressão, tabagismo e radiação solar, causam danos e são facilmente refletidos em nossa pele.

Quando nos encontramos cansados, mal alimentados fisicamente e emocionalmente estressados, a pele reage imediatamente, porque a pele é a primeira linha de defesa do corpo que pode ser prontamente danificada, tanto por fatores externos como por fatores internos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (208.2 Kb)   docx (47.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com