TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O popular na cultura. SANTOS

Por:   •  24/3/2016  •  Resenha  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. 16.ed., 12. reimpr., São Paulo: Brasiliense, 2006. Coleção primeiros passos. p.60-79

O POPULAR NA CULTURA

O que é pode ser considerado popular na Cultura?

Esta questão diz respeito a dimensões de nossa vida social que tem origens históricas diferentes.

Os cultos afro-brasileiros, como a umbanda e candomblé são populares?

Os cultos afro-brasileiros, o carnaval, comidas típicas, desenvolveram-se a partir das tradições populares da classe trabalhadora, com marcas muito fortes das origens africanas dessas populações.

O sistema escolar, hospitalar e jurídico é de origem europeia, tanto na sua organização interna quanto em sua concepção, e foram introduzidos pelas elites.

A cultura que é criada pela população indica a força do povo oprimido que emerge na cultura com expressões fortes, próprias, generalizadas e reconhecidas.

Toda cultura faz parte de um processo histórico da sociedade como um todo, que inclui a cultura erudita e a popular e consolidam-se com o crescimento das cidades do país.

Transformam-se com o país e deixam de ser exclusivamente associados a uma parte da população, seja na sua prática, seja na sua organização.

O futebol, traço forte cultural brasileiro, foi introduzido no Brasil pela elite, no começo do século XX e é de origem inglesa. Generalizou-se e tornou-se esporte popular.

O espiritismo e a homeopatia tão popular no Brasil, foram introduzidos por setores da classe dominante e provenientes da França.

A cultura não está presa a uma camisa-de-força das outras dimensões da sociedade. A cultura se relaciona e se transforma assimilando partes de outras dimensões da sociedade.

A Comunicação de massa

As modernas sociedades industrializadas são conhecidas como sociedades de massa, são multidões de anônimos que são controlados culturalmente pelas instituições dominantes.

As instituições dominantes possuem mecanismos culturais adequados, capazes de transmitir mensagens com rapidez para grandes quantidades de pessoas e dessa forma são capazes de homogeneizar a vida e a visão de mundo das diversas populações que formam essas sociedades, ultrapassando barreiras de classe social.

Instrumentos de comunicação: rádio, televisão, imprensa, cinema, publicidade, redes sociais etc

Essa cultura homogeneizadora, niveladora, tem o seu núcleo na Indústria Cultural.

A indústria da Cultura centrada nesses meios de comunicação de massa, é um elemento muito importante dessas sociedades modernas.

O ritmo acelerado de produção e consumo, utiliza-se de uma comunicação rápida, e generalizada. As mensagens e informações circulam com a velocidade compatível com a dos produtos materiais dessas sociedades.

Esses meios de comunicação de massa fazem parte da paisagem social moderna.

Eles estão presentes em todas as esferas da vida social, no meio urbano ou rural, na vida profissional, nas atividades religiosas, no lazer, na educação, na participação política.

Tais meios de comunicação não só transmitem informações. Eles difundem maneiras de se comportar, propõem estilos de vida, modos de organizar a vida cotidiana, de arrumar a casa, de se vestir, maneiras de falar e de escrever, de sonhar, de sofrer, de pensar, de lutar e de amar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com