TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de implementação de gestão na competência de manipulação de farmácia Quintessência

Pesquisas Acadêmicas: O processo de implementação de gestão na competência de manipulação de farmácia Quintessência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES 4

2.2 GESTÃO DE PESSOAS E GESTÃO POR COMPETÊNCIAS 4

2.3 DESCRIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS 5

2.4 MÉTODO PARA RECRUTAR E SELECIONAR PESSOAS PARA A GERÊNCIA 6

2.5 AÇÕES ESSENCIAIS PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL 6

2.6 AÇÕES RESPONSÁVEIS QUE RESULTAM EM SUCESSO 7

2.7 ANÁLISE DAS AÇÕES PARA O SUCESSO DA ORGANIZAÇÃO 8

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Este case mostra o processo de implantação da gestão por competência da farmácia de manipulação Quintessência, que em 2008 recebeu o Prêmio gestão com pessoas Luís Carlos Campos na categoria Pequena e Micro Empresa em 2008 – concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – a ABRH-RJ. Seu histórico, missão, visão e valores são abordados, para em seguida nos determos nas suas operações em seus subprocessos “Atendimento ao Cliente” e “Gerenciamento Serviços por serem primordiais para a garantia dos resultados empresariais e estratégicos da empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES

O Planejamento Estratégico da empresa Quintessência tem se baseado em conceitos básicos de RH, como conquistar e manter pessoas trabalhando e dando o máximo de si, com atitudes positivas e favoráveis a organização, valorizando o bom atendimento aos seus clientes, envolvendo aspectos como a satisfação interna e externa, bem como da qualidade de vida. Destacam-se também o foco em desenvolver processos confiáveis e de baixo custo.

Com base no seu histórico, tendo em vista que tanto a direção quanto os recursos humanos são ponto-chaves de uma organização, as decisões tomadas de implementar um processo de gestão por competências podem gerar um grande impacto positivo no desempenho organizacional.

2.2 GESTÃO DE PESSOAS E GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

A principal estratégia da empresa está focada na necessidade de construir e disseminar uma arquitetura corporativa fundamentada na gestão do conhecimento, para com isso garantir sua capacidade de entregar os resultados desejados, elaborando um programa de treinamento com base em competências do conhecimento em todas as áreas de atuação da farmácia de manipulação, indo de encontro com a missão/visão/valores da empresa. Logo a ideia de direcionar suas ações prioritariamente para o gerenciamento das lacunas (GAP como citado no estudo de caso), para tentar aproximar ao máximo das competências necessárias para atingir os objetivos da empresa, está totalmente correta.

A implantação da Gestão por Competências é uma atual realidade das empresas que desejam melhorar seu sistema de Gestão de Pessoas, pois representa uma alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados, orientando esforços para planejar, captar informações dos funcionários, desenvolver habilidades e avaliar os resultados, tudo isto nos diferentes níveis da organização, tanto operacional, tático ou estratégico (verificando competências essenciais, funcionais e gerenciais), avaliando as competências necessárias para alcançar seus objetivos , ou seja, trata-se de uma metodologia de gestão moderna, focada nos negócios, no mercado e no desenvolvimento profissional permanente.

2.3 DESCRIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS

Tendo como pressuposto que o Planejamento Estratégico da empresa tende a uma Gestão do Conhecimento presando desenvolver suas lideranças, o valor do bom atendimento, a ética nos relacionamentos e a qualidade dos produtos e serviços, as competências dispostas nas tabelas 4 (essenciais), 5 (funcionais) e 6 (gerenciais) realmente são condizentes com as necessidades da empresa, pois a partir do momento que se cria uma Gestão de Competências, estabelece competências como manter foco no cliente, conhecimento sobre o negócio, atuar com ética, iniciativa, aprendizado contínuo, entre outros, sob essa perspectiva, minimizar eventuais lacunas dessas competências significa orientar e estimular os profissionais a eliminar incompatibilidades entre o que eles são capazes de fazer (competências atuais) e o que a empresa Quintessência espera que eles façam (competências necessárias).

2.4 MÉTODO PARA RECRUTAR E SELECIONAR PESSOAS PARA GERÊNCIA

O caso relata que os diretores e os gerentes da Quintessência possuem conhecimentos profundos e aplicados para as atividades relacionadas à gestão farmacêutica, necessitando apenas da implementação de uma gestão de pessoas o qual já está em um processo bastante avançado conforme verificado. Logo, acredito que o processo de Recrutamento Interno e a técnica de seleção por Entrevista devem ser as melhores opções.

O fato de a empresa estar buscando aprimorar as competências de seus funcionários, com a disseminação do conhecimento por parte do quadro gerencial atual, o recrutamento interno poderá aproveitar melhor o potencial criativo e intelectual dos funcionários que já estão se dedicando dentro da própria Quintessência e aproveitar os que estão se destacando, sem falar na agilidade do processo que a empresa requer devido ao quadro reduzido de funcionários por loja.

Quanto a técnica de seleção por entrevista, além de ser um processo que conduz agilidade, consiste também em escolher dentre todos os funcionários aquele que melhor se adapta à cultura da empresa, é claro, com base na informação de que os atuais diretores e gerentes já possuem grande competência para aplicar este método.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com