TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Comportamento Organizacional

Trabalho acadêmico: O que é Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  Trabalho acadêmico  •  4.295 Palavras (18 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 18

Comportamento Organizacional.

Sumario.

1. O que é Comportamento Organizacional?

1.1 Nível Individual e Nível em grupo:

1.2 Objetivos:

Etapa 1:

1.1....................................................................definição de comportamento organizacional.

1.2.....................................comparação entre definições de comportamento organizacional. 1.3......................................................quadro comparativo entre sistema aberto e fechado.

Etapa 2:

2.1................................................................................pesquisa sobre conceito de inovação.

2.2...................................................... Descrever os efeitos da inovação a partir da pesquisa.

2.3..........................faltam condições para a inovação tecnológica nas empresas brasileiras.

Etapa 3:

3.1.......relação entre a imagem e o texto, o trabalho em equipe uma vantagem competitiva.

3.2...........a liderança no ambiente de trabalho, por que fracassam os planos de mudanças?

Etapa 4:

4.1............................................................................definição de percepção e comunicação.

4.2.........................................................................................................eficiência e eficácia.

4.3.........................................................................................................................conclusão.

O que é Comportamento Organizacional?

O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

Se trata de uma área de especialidade, com um corpo comum de conhecimentos. O que é que ele estuda? Ele estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito de estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.

Para resumir essa definição, podemos dizer que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. Como esse estudo está voltado especificamente para situações relacionadas com o emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.

Toda empresa tem sua própria cultura e estrutura organizacional. Algumas influenciam o mundo inteiro por sua ousadia e inovação, criam tendências no modo de gerir pessoas, buscar resultados e se transformaram em referências. Toda essa influência tem diretamente seus impactos nos comportamentos do Capital Humano, que inserido numa sociedade, também é um influenciador dos comportamentos desta.

Comportamento Organizacional é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente e de uma empresa. Visa trazer maior entendimento sobre as omissões empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, afim de: reter talentos, evitar a renovação e promover engajamento e harmonia entre as partes interessadas.

Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.

Entre os Níveis de Estudos dos Comportamentos Organizacionais, destacamos:

Nível Individual – Estudam as expectativas, motivações, as habilidades e competências que cada colaborador demonstra individualmente através de seu trabalho.

Nível em grupo – Estuda a formação das equipes e grupos, as funções desempenhadas por estes, a comunicação e interação uns com os outros, além da influência e o poder do líder neste contexto. O entendimento do Comportamento Organizacional possibilita também mapear os profissionais que necessitam de aprimoramento e desenvolvimento em alguns quesitos, como também identificar aqueles que se destacam em suas funções. Essa abordagem e visão sistematizada garantem tanto o amadurecimento, como o melhor aproveitamento das competências de ambos.

Objetivos:

O objetivo deste trabalho é mostrar de forma sucinta como o Comportamento Organizacional pode ser aplicado para o comportamento pessoal e organizacional de empresas bem sucedidas. Para isto, serão definidos alguns conceitos dos estudiosos. Assim saberemos como é possível alcançar, bem estar e organização eficaz. O estudo do comportamento nas organizações de trabalho é necessário para o alcance de sucesso empresarial, é preciso que as empresas e empregados se ajustem as necessidades uns dos outros, estabelecendo assim uma relação de reciprocidade. Todos tendem a lucrar com essa visão fazendo com que todos se sintam motivados a continuar o processo de busca pelo sucesso. A finalidade do comportamento organizacional é construir um melhor relacionamento através da realização de objetivos humanos, objetivos organizacionais e objetivos sociais. Nos dias atuais, se buscam cada dia mais pessoas inovadoras, pessoas capazes de executar tarefas, com inteligência, que se destaquem dentro das empresas, assim trabalhar mentes, buscar o novo, aprimorar técnicas, pessoas com capital de inteligência tem mais oportunidade de se desenvolver. Na implantação, o risco consiste em ter um conceito de inovação elaborado e que seja aceito como padrão efetivo de diretrizes da ação profissional.

Etapa 1: Definição de Comportamento Organizacional:

O comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento afeta o desempenho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com