TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Matriz BCG?

Por:   •  2/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

Matriz BCG

1) O que é Matriz BCG?

A Matriz BCG é uma metodologia criada que permite analisar graficamente os produtos de uma marca em relação ao seu desempenho no mercado. O método é todo no conjunto de produtos da empresa, analisando o ciclo de vida de cada um, e permitindo identificar, através da análise gráfica, quais produtos tiveram bom desempenho e devem ser mantidos e quais estão requerendo muito esforço, mas não estão gerando os resultados esperados perante ao mercado.

2) Como funciona a Matriz BCG?

A Matriz é composta por dois eixos: O eixo vertical representa a taxa de crescimento do mercado. O horizontal, a taxa de participação nesse mercado. Cada eixo desse plano tem dois setores, o que resulta em quatro quadrantes ao todo. Os dados de cada produto são analisados individualmente e, então, é feita a classificação dele de acordo com os critérios de cada quadrante. Depois de classificado, é possível planejar estratégias e estabelecer metas a fim de mover os produtos pelos quadrantes conforme seu desempenho.

3) O que significa cada item do quadrante da Matriz?

Estrela: Como o próprio nome sugere, são as estrelas do seu portfólio de produtos e geram uma receita alta. Porém, é necessário um alto investimento para que eles alcancem a performance desejada nas vendas e todo esse lucro.

Ponto de interrogação: Os produtos deste quadrante são aqueles que ainda não geram muitos lucros, mesmo com um certo grau de investimento em marketing e vendas. Acontece bastante com produtos em fase de lançamento, os quais ainda não fornecem uma base sólida para dados e nem muito conhecimento por parte do público.

Vaca leiteira: Esses são aqueles produtos que também geram uma alta receita, mas ao contrário das “estrelas”, a receita vem de forma orgânica e gratuita, sem um alto custo para incentivar as vendas. Geralmente, são aqueles produtos que já estão bem estabelecidos no mercado e, por terem uma boa percepção por parte dos consumidores, acabam se “autopromovendo” e gerando lucro naturalmente. Este, é o quadrante mais almejado da Matriz.

Abacaxi: Como nem todo produto ou serviço é um sucesso entre os consumidores, há aqueles que têm baixa performance nas vendas. Segundo a Matriz BCG, são classificados como abacaxis. Temos aí um momento crucial no ciclo de vida deste produto. Se o plano para recuperar sua força requerer um alto investimento, talvez a saída mais fácil seja o cancelamento da linha e a sua retirada do portfólio.

4) Pesquise 1 Produto para cada quadrante da Matriz.

Produto Quadrante - Estrela: Queijo

Produto Quadrante - Ponto de Interrogação: Requeijão

Produto Quadrante - Vaca Leiteira: Catupiry

Produto Quadrante - Abacaxi: Manteiga

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com