TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é administração de empresas

Tese: O que é administração de empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  Tese  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 5

Capítulo 1

O que é administração de empresas

As organizações não funcionam, não crescem, não se mantém atualizadas, nem se transformam em bem sucedidas ao acaso. O que torna uma organização bem sucedida e sólida não é a sorte. Mas ela cresce se transforma e se mantém através de uma série de ações necessárias. Administração é alcançar resultados através dos recursos disponíveis. É a arte de gerenciar, é uma ciência humana, além de ser uma forma de manter a disciplina, organização, foco e levar a organização a alcançar bons resultados.

Conceito de administração

Administração é originada do latim, é uma ciência que envolve o gerenciamento organizacional, sejam nas finanças, métodos de trabalho, sistemas, recursos entre vários outros aspectos que envolvem uma organização buscando uma perfeita sincronia entre as pessoas, o ambiente, a estrutura e os recursos e também interpretar os objetivos em questão e traduzi-lo para o mundo empresarial. Porém não é apenas isso em que ela consiste, mas ela também tem o papel de integralização.

Conceito Atual da Administração

Hoje em dia a Administração é uma maneira de ultrapassar barreiras entre países. Ela se utiliza com maior eficiência da tecnologia, da informação e da produtividade, além de estar cada dia mais perto de se tornar uma ciência universal. Todos os políticos, médicos, advogados, engenheiros, cientistas, empreendedores e qualquer outro profissional em algum momento precisa dos conceitos da administração. E para que haja um bom desenvolvimento organizacional a administração é necessária.

Rápida história da teoria da administração

Pelo fato das organizações serem tão complexas surgia a necessidade de criar uma ciência que resolvesse esse problema, surgindo assim a administração no século passado. A Teoria da Administração (TGA) é uma junção de teorias que a cada dia cresce mais. Ao longo desse tempo foram surgindo varias faze administrativas, descrita a seguir:

Ênfase nas tarefas

É um método de ênfase na eficiência, o principal autor dessa teoria foi Frederick W. Taylor. Sua principal preocupação era evitar os desperdícios e perdas de indústrias, Ele acreditava que um bom resultado vinha através da padronização do trabalho feita por meio de técnicas e métodos científicos. Antes disso cabia ao empregado escolhes seus métodos de executar seu trabalho através de experiências pessoais adquiridas ao longo da vida e isso dificultava muito o gerenciamento, alem da padronização dos produtos em geral. A ideia de Taylor era impedir que isso acontecesse criando uma forma padronizada de serviço, uma regra. O que acabou dando certo. Porem para que o operário tivesse maior segurança ao realizar seu trabalho, houve a necessidade de treinamentos dos métodos escolhidos e condições dignas para um bom trabalho. Umas das soluções encontradas para a colaboração do operário neste novo sistema era o incentivo financeiro. Para Taylor era importante que essa teoria tivesse uma base na racionalização e controle da atividade humana, ele também se preocupou com a função dos gerentes, que também deveriam seguir os Princípios da Administração Cientifica.

A Ênfase nas tarefas foi o primeiro passo da Teoria Geral da Administração.

Ênfase na Estrutura Organizacional

Esta fase constitui-se em planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Há uma grande preocupação com a estrutura organizacional, acredita-se que a racionalidade é o melhor meio de alcançar seus objetivos.

Existem três teorias relacionadas a estrutura organizacional.

1. Teoria Clássica

Essa teoria era defendida por Henri Fayol, que alavancou a abordagem anatômica e estrutural de uma organização.

Fayol acreditava que uma visão detalhada da empresa em suas diferentes partes na junção de um todo era importante. Para ele a organização tem seis funções básicas, tais como:

- Funções técnicas;

- Funções Comerciais;

- Funções Financeiras;

- Funções Contábeis;

- Funções Administrativas;

- Funções de Segurança.

Há também as funções administrativas que é do administrador. Na medida em que o nível hierárquico sobe aumenta também as funções administrativas, compostas pelos seguintes elementos:

- Prever;

- Organizar;

- Comandar;

- Coordenar;

- Controlar.

A Teoria clássica também tem por preocupação os princípios gerais a ser seguido, assim como as regras e objetivos para alcançar a máxima eficiência.

2. Teoria Burocrática

Esta abordagem foi sustentada pelo sociólogo Max Weber, o ser burocrático não no sentido popular, mas em sua forma técnica. Para ele a burocracia perfeita tem sete dimensões, que são elas:

 Formalização - as atividades são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com