TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é o planejamento?

Ensaio: O que é o planejamento?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Ensaio  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

1. O que é planejamento? Por que ele é tão importante para a administração? Quais são as principais críticas contra o planejamento formal nas organizações?

É a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam as atividades.

A importância dela é porque as organizações precisam planejar para enfrentar as mudanças que ocorrem na economia, na política, na cultura, nos estilos de vida, na tecnologia, etc.

Críticas:

- o planejamento formal não responde adequadamente aos desafios de um ambiente dinâmico;

- cria rigidez e inibe a flexibilidade organizacional;

- inibe a criatividade, a inovação e a ousadia;

2. Qual é a diferença entre planos e objetivos? Dê exemplos. Como podem ser classificados os diferentes tipos de planos?

Planos são a tradução formal do planejamento em documentos que estipulam como os objetivos devem ser alcançados, descrevendo como os recursos devem ser alocados e quais atividades devem ser realizadas. Ex: Um plano que englobe a organização como um todo tenderá a ser pouco específico e a ter uma orientação de longo prazo.

Planos estratégicos: se referem à organização como um todo, cobrem decisões sobre objetivos e estratégicas de longo prazos e servem de base aos planos táticos e operacionais;

Planos táticos: traduzem os objetivos grais em objetivos específicos de uma organização, geralmente uma área funcional, como marketing ou RH. Assim, identificam quais são os principais objetivos e cursos de ações necessários para realizar sua parte do plano estratégico;

Planos operacionais: identificam os procedimentos e processos específicos requeridos nos níveis mais operacionais da organização, que também contribuirão para sustentar as atividades dos planos táticos e estratégicos.

Objetivos são resultados, propósitos, intenções e recursos em determinada direção.

3. Quais são as características que os objetivos bem definidos devem ter? Seria melhor não ter objetivos do que ter objetivos que não satisfazem essas características?

Específicos: os objetivos precisam transmitir com clareza e objetividade qual é o resultado esperado, qual é o nível de desempenho desejado ou algo a ser atingido.

Mensuráveis: os objetivos devem ser especificados de forma quantitativa para que seja possível transformar as ideias em ações concretas e para facilitar o processo de avaliação e feedback.

Desafiadores, porém alcançáveis: os objetivos devem ser percebidos como um desafio para motivar, mas devem ser realistas, ou seja, possíveis de ser alcançados com os recursos e o tempo disponíveis, par anão desmotivar;

Definidos no tempo: devem especificar o horizonte temporal para sua realização, de forma a permitir avaliar ou não alcançados;

Coerentes: devem ser consistentes entre si, mesmo que digam respeito a unidades distintas da organização. É fundamental que os objetivos não se contradigam entre sim.

Hierarquizadas: visto que os objetivos não tem a mesma importância para a organização, devem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com