TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O termo globalização, se refere um processo que faz a integração

Por:   •  11/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 4

O termo globalização, se refere um processo que faz a integração dos países no mundo todo, através principalmente do mercado financeiro e da informação.

A globalização, teve início por volta dos séculos XV e XVI, segundo alguns historiadores, com as navegações europeias que faziam os comércios com países da África; o que seria o início deste termo; porem efetivamente, a globalização iniciou se no final do século XX, como fim do socialismo no leste europeu, o que impulsionou a globalização econômica no final dos anos 1970.

Um dos principais fatos que impulsionaram a globalização foi o satura mento dos mercados internos, que fizeram as empresas que hoje são chamadas de multi nacionais, a procurarem mercado em outros países, levando seu jeito de trabalhar sua tecnologia e se adaptando a uma nova cultura, e globalizar a sua marca. Um dos principais motivos para o sucesso dessas empresas em outros países, se dá pelo barateamento do seu produto, devido a chegada de novas tecnologias, que por exemplo, seria novidade em um pais mas não no seu de origem, outro fator que colabora para esta expansão, é a chegada da informação, da internet, que é vital para qualquer empresa independente do seu tamanho.

Com o crescimento dos mercados, a globalização trouxe mais uma caracterisca sua, que são os blocos econômicos, onde os países participantes, se ajudam desde a cobrança de impostos até a exclusividade de importação e exportação de um pais para o outro, hoje o brasil faz parte do bloco econômico chamado Mercosul.

Mais um fenômeno da globalização é o outsourcing, que em uma tradução direta significa “fonte externa” ou um termo ligado a terceirização.

 Devido ao crescimento das empresas e do mundo glabalizado, é comum escutar o termo terceirizada, que tecnicamente é ligado ao outsourcing, que na maioria das vezes esta ligado ao setor de serviços; na maioria dos casos este tipo de sub contratação, promete diminuição de custos, para a empresa contratante.

Embora suas grandes vantagens a terceirização apresenta alguns riscos, como exemplo a contratação de mao de obra desqualificada e desmotivada, por não ter conhecimento ao certo do produto, chegando ate mesmo a corrupção dentro das empresas, ou então o trabalho forçado que por vezes não é de conhecimento da empresa contratante.

Uma das empresas nacionais, com um dos maiores alcances mundiais, e tem seu escritório principal na cidade de Jacareí-SP, é a cervejeira Ambev, que hoje opera em 17 paises no mundo, possui 52 mil funcionários, desses, 34 mil trabalham no Brasil, ainda sobre seus números, ela possui 30 marcas de bebidas, 32 só no Brasil, 2 malterias, cerca de 100 centros de distribuição, 5 centros de excelência no pais, além de 100 executivos brasileiros trabalhando pelo mundo.

Esses números mostram o que é uma empresa multi nacional e globalizada, que acompanhou o crescimento de um pais, de sua glabalização, e expandiu seu negócios em diversos países, a Ambev, surgiu em 1999 com a a união de duas grandes e centenárias cervejarias, a Cervejaria Brahma e a Cia Antártica de Bebidas.

Quando a união destas duas empresas, surgiu a Companhia de Bebidas das Américas (AmBev) eram empregados 16 mil colaboradores, tinham como objetivo impulsionar o setor de bebidas brasileiras, possibilitar a entrada de novas marcas no mercado nacional, exportar seus produtos, e estimular a inovação e a geração de empregos no pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com