TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPERAÇÕES LOGISTICA

Por:   •  12/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.710 Palavras (7 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Wagner Vicente Ribeiro

TÍTULO DO TRABALHO:

GESTÃO DE OPERAÇÕES LOGÍSTICAS

Apucarana

2019

Wagner Vicente Ribeiro

TÍTULO DO TRABALHO:

GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

Trabalho apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Tecnólogo em logística, da Faculdade do Norte Novo de Apucarana – FACNOPAR.

Prof. Tiago Cunha 

Apucarana

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        01,02

2 REFERENCIAL TEÓRICO        03,06

3 CONCLUSÃO        07

4 REFERÊNCIAS        08

1 INTRODUÇÃO

A indústria automobilística é conhecida por seu peso tanto na indústria de transformação como no desenvolvimento geral da economia nacional. Nesse sentido, para sustentar esse importante pilar, o setor de autopeças torna-se parte fundamental de um efeito de encadeamento para dar a continuidade no crescimento econômico brasileiro. Esse setor é marcado por diversas reestruturações produtivas, por meio da intensa presença de Empresas Transnacionais e da inserção da estratégia modular de produção permitindo a maior participação de fornecedores no processo produtivo e organizacional. Assim, a inovação tecnológica para as autopeças e também montadoras ,  depende do apoio das matrizes localizadas no exterior, o que caracteriza o processo de desnacionalização produtiva e comercial além de um movimento de desindustrialização oriundo da crescente dependência de importações de outros países. Além disso, para reverter ou evitar esse processo e tornar-se cada vez mais competitivo no âmbito mundial, é necessária uma política industrial setorial bem estruturada capaz de elevar o nível tecnológico das autopeças.

O Gerenciamento da Cadeia de Suprimento, (SCM) vem sendo utilizado como uma das ferramentas mais importantes na busca por maiores lucros e participação no mercado. O objetivo do trabalho é analisar e propor melhorias no abastecimento do elo autopeças e fornecedores de uma cadeia de suprimentos do setor automobilístico. Para tanto, após a realização de um levantamento bibliográfico sobre as práticas de SCM na indústria automobilística brasileira e sobre a medição de desempenho em empresas de classe mundial em logística.

Desde a década de 90 o ambiente industrial está numa profunda reflexão dos paradigmas sobre o desenvolvimento dos sistemas produtivos. A lógica de produção industrial, comercialização e de relacionamento entre empresas e pessoas está sendo revista, acarretando em mudanças substanciais da cadeia de suprimentos das indústrias. Nesse contexto, surge o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM – Supply Chain Management). Segundo Ballou (2006), seu princípio básico é integrar as informações entre fornecedores, indústria, distribuidores, varejo, atacadistas e consumidores finais, de forma a ordenar, racionalizar e otimizar a produção e o escoamento dos produtos. A indústria automobilística brasileira vem passando por várias configurações desde o seu surgimento no início do século XX. Primeiro através da importação direta de automóveis e chegando aos dias atuais com a necessidade de implementação do SCM como forma de buscar competitividade global (CARMO & HAMACHER, 2001). O desenvolvimento e a aplicação dos conceitos do gerenciamento da cadeia de suprimentos apresentam grande crescimento nas indústrias automobilísticas devido ao alto nível de competitividade existente nesta atividade e ao seu pioneirismo na implantação de inovações tecnológicas e gerenciais dentro do ramo industrial (PIRES, 2004). Nesse sentido, a mensuração de desempenho é uma das mais importantes técnicas a serem utilizadas para verificar se os objetivos estabelecidos pela empresa estão sendo alcançados.

A seguir, abordarei a caracterização da Empresa Foco (Ribeiro auto peças), definição de membros primários e de apoio e definição dos níveis verticais e horizontais.

2 REFERENCIAL TEORICO

No decorrer da história, o mundo do trabalho passou por vários tipos de transformações. Durante este processo tem início a busca constante por estratégias que levem as empresas a obterem uma maior eficiência, eficácia e por novos fatores que auxiliem no desenvolvimento das empresas. Tem-se um crescimento da demanda por novas formas de organização do trabalho, novos estilos de comportamento e novas estruturas organizacionais, modificando o contexto das organizações. As empresas direcionam e aumentam seus investimentos em soluções e mudanças significativas no nível organizacional, procurando tornar as organizações mais dinâmicas, flexíveis, incentivando decisões descentralizadas, o aumento da participação, qualificação e comprometimento dos trabalhadores, o desenvolvimento de suas habilidades, e voltando a sua atenção para o aumento da competitividade e valorização do “fator humano”. Como consequência deste processo espera-se uma maior flexibilidade tanto das pessoas envolvidas, como do processo produtivo e uma capacidade crescente de responder bem as mudanças ambientais e ao desenvolvimento de novas tecnologias de processo. Tem-se então mudanças significativas na organização do trabalho, tais como políticas diferenciadas aplicadas a diferentes grupos de trabalho, com o aumento de uma série de exigências. No entanto, a intensificação das mudanças e exigências acaba por acarretar o aumento da competitividade e das tensões entre as pessoas, alterando o comportamento destes trabalhadores.

A empresa foco é a Ribeiro Auto Peças, que têm como foco a produção e distribuição de peças em geral , para o setor automobilístico , tendo como enfoque maior a produção de freios ABS(Antilock Brake System), para as principais seguradoras e oficinas do Sul do Brasil.

A empresa foi fundada em meados do anos 2000, pelo Srº Wagner Vicente Ribeiro, afim de atender a demanda e carência do setor de auto peças do sul do país, sendo que durante os primeiros anos o foco da empresa foi apenas a distribuição de peças, que eram compradas na zona franca de Manaus e revendidas no Sul do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (190.2 Kb)   docx (178.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com