TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CINCO GRUPOS DE PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Por:   •  21/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.333 Palavras (10 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

OS CINCO GRUPOS DE PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

 

CASTELO

2018

Os cinco grupos de processos de gerenciamento de projetos são:

  1. Iniciação

Define quais projetos executar, examina se vale a pena realizar o projeto e se seu custo será vantajoso para a empresa, no fim das contas o mais importante é que o processo de iniciação reconhece que o projeto deve começar e empenha os recursos da organização no trabalho com o projeto.

No grupo de processo de iniciação temos os seguintes processos de gerenciamentos de projetos:

  1. Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto

Desenvolver o termo de abertura do projeto é um documento que autoriza formalmente a existência do projeto e transfere ao gerente então reconhecido a autoridade necessária para utilizar os recursos da organização para planejar e executar o projeto.

O principal benefício desse processo é um início bem definido do projeto assim como a definição clara de seus limites. Esse documento estabelece uma parceria entre o executor e o demandante do projeto, sobretudo quando as partes são de uma mesma organização. Outra função é registrar as principais razões pelas quais o projeto está sendo iniciado.

  1. Desenvolvera declaração do escopo preliminar do Projeto

Consiste na abordagem e documentação das características e limites do projeto e seus produtos e serviços associados, além dos métodos de aceitação e controle do escopo. É a definição do projeto em um nível mais alto, Elaborado um escopo macro do projeto, informando o objetivo, prazos e limites. É o que precisa ser realizado. Esse processo aborda e documenta as características e limites do projeto e seus produtos e serviços associados, além dos métodos de aceitação e controle do escopo. Uma declaração do escopo do projeto inclui:

Objetivos do produto e do projeto; b) Características e requisitos do produto ou serviço; c) Critérios de aceitação do produto; d) Limites do projeto; e) Entregas e requisitos do projeto; f) Restrições e premissas do projeto; g) Organização inicial do projeto; h) Riscos iniciais definidos; i) Marcos do cronograma; j) EAP inicial; k) Estimativa aproximada de custos; l) Requisitos de gerenciamento de configuração do projeto; m) Requisitos de aprovação.

  1. Planejamento

É o processo que informa a todos envolvidos aonde você vai e como vai chegar lá defendendo com veemência o bom planejamento de projetos. Não é inaudito passar tanto tempo planejando o projeto quanto na execução e todos os outros processos combinados; contudo, a maior parte do tempo e dos custos é, em geral, gasta durante o processo de execução. Os documentos produzidos durante o processo de planejamento serão usados em todos os processos restantes do projeto para realizar as suas atividades e monitorar seu progresso.

No grupo de processo de planejamento temos os seguintes processos de gerenciamentos de projetos:

  1. Desenvolver o plano de Gerenciamento do Projeto

Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto: Consolidação de todos os planos em um único plano de gerenciamento do projeto, com todas as informações referentes ao projeto; para que ele possa ser executado, monitorado, controlado e encerrado de forma correta e fácil;

  1. Planejamento do Escopo

Este é o processo necessário para criar um plano de gerenciamento do escopo do projeto que documenta como o escopo do projeto será definido, verificado e controlado e como a estrutura analítica do projeto será criada e definida

  1. Definição do escopo

Se refere a aquilo que se pretende atingir, é a finalidade, o alvo, ou o intento que foi estabelecido como meta final, é o objetivo que se pretende atingir, é sinônimo de fim, propósito ou desígnio.

  1. Criar Estrutura Analítica do Projeto (EAP)

É o processo de subdividir os produtos do projeto e o trabalho do projeto em componentes menores e mais gerenciáveis. A EAP é fundamental para o projeto, pois, fornece uma visão estruturada do que será entregue facilitando o entendimento das partes interessadas em relação ao que deve ser feito (escopo) no projeto, além, de servir de base para o planejamento das outras áreas de conhecimento.

  1. Definição da Atividade

Identificação das atividades necessárias para a entrega do projeto;

O processo definir as atividades tem o objetivo de identificar e documentar as atividades necessárias para que o projeto possa produzir as entregas estipuladas. Não se faz necessário ressaltar o quanto esta atividade é fundamental, pois, tão fundamental quanto saber onde se quer chegar, é saber como como se faz para chegar lá. Esta é a essência deste processo.

  1. Sequência de atividades

Identificação das dependências entre as atividades do projeto;

  1. Estimativa de recursos da atividade

Definição do tipo e quantidade de recursos necessários para cada atividade;

Estimar os recursos da atividade é estimar todos os recursos necessários para a execução de cada atividade determinando o tipo e a quantidade de material, pessoas, equipamentos ou suprimentos.

  1. Estimativa de duração da atividade

Estimativa do tempo que cada atividade pode consumir dentro do projeto; É estimar a quantidade de períodos de trabalho necessários para completar cada atividade considerando os recursos estimados no processo Estimar os Recursos das Atividades.

  1. Desenvolvimento do cronograma

Análise dos recursos e atividades para elaboração do cronograma do projeto; Desenvolver o Cronograma envolve analisar a sequência das atividades, sua duração, seus requerimentos de recursos e suas restrições para criar o cronograma do projeto e determinar as datas de início e término de cada atividade

  1. Estimativa de custos

Levantamento dos custos necessários para o projeto;

 A estimativa de custos trata-se de um grande processo que tem o propósito de aproximar os recursos financeiros disponíveis às atividades que serão executadas no projeto. O uso dos recursos obedece a um planejamento prévio onde cada atividade será programada para ocorrer em um determinado tempo, com os recursos financeiros devendo estar disponíveis naquele momento.

  1. Orçamentação

Levantamento dos custos estimados para cada atividade ou para um grupo de atividades; É o processo usado para determinar o conjunto de fundos autorizados para a execução de um projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (150.4 Kb)   docx (65.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com