TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

Origem da palavra Administração

De origem latim (ad, direção para, tendência e minister, comparativo de inferioridade; o sufixo ter, subordinação ou obediência, isto é, aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, aquele que presta um serviço a outro) e significa subordinação e serviço.  

A tarefa da administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarial por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa a fim de atingir tais objetivos da melhor forma possível.

CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO

É o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o uso de recursos para alcançar os objetivos e desempenho; é o alcance de objetivos organizacionais de maneira eficaz e eficiente graças ao planejamento, a organização, a direção e ao controle dos recursos organizacionais.  

  • Planejamento

Proatividade e visão antecipatória, Foco em objetivos estratégicos, Visão de futuro

  • Organização

Visão Sistêmica e Holística – Convergência - Networking

  • Direção

Liderança – Comunicação - Missão e valores

  • Controle

Foco em resultados - Desempenho - Eficiência e eficácia

Teorias

Princípio da divisão do trabalho

1. Princípio de Planejamento: É muito importante o executivo estar atento aos princípios gerais e específicos do planejamento, pois estes proporcionarão base mais sólida para o processo decisório inerente ao planejamento na empresa.

2. Princípio do preparo: Selecionar os trabalhadores de acordo com suas especificações prepará-los e treiná-los para que possam produzir melhor e cada vez. Além do preparo da mão-de-obra, preparar também as máquinas e equipamentos de produção.

3. Princípio do Controle: controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto.

4. Princípio da Execução: distribuir adequadamente as atribuições e responsabilidades para que a execução  do trabalho seja bem realizada.

Produção da padaria

As melhorias da loja seriam o planejamento no interior e exterior, melhorar no atendimento, degustação dos produtos e colocar pessoas especializadas em sua área nos seus devidos cargos. O plano da padaria, sempre será o fluxo do cliente, permitirá que ele conheça a loja e visualize os produtos que devem ser colocados em departamentos bem distribuídos. A qualidade no atendimento conquistara os clientes, fazendo com que os mesmo voltem a freqüentar o local e indique para conhecido. E isso ajuda a crescer o numero de clientes da padaria, que terá um lucro em cima disso. Os funcionários devem ser treinados e sempre estar de bom humor. A degustação não representa perdas de vendas ou desperdícios, mas sim uma forma de o cliente conhecer os produtos da padaria antes de realizar a compra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (128.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com