TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DA GESTÃO ORGANIZACIONAL FAMILIAR

Por:   •  17/1/2020  •  Monografia  •  5.860 Palavras (24 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 24

DESAFIOS DA GESTÃO ORGANIZACIONAL FAMILIAR

resumo

A pesquisa buscou demonstrar as principais particularidades de uma empresa familiar, com destaque em seus desafios, vantagens e desvantagens. Ela foi realizada em sete empresas familiares da cidade de Nova Serrana/MG, sendo que em duas delas já ocorreu o processo de sucessão. A pesquisa foi classificada como descritiva e a coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista que foi realizada com cada gestor. Foram respondidos sobre diversos assuntos da empresa familiar, como o relacionamento entre os membros, o poder de decisão de cada membro e também sobre a inserção de funcionários não familiares na gestão da empresa. Os resultados obtidos demonstram que as empresas familiares possuem outros desafios além dos desafios inerentes a qualquer empresa como, por exemplo, a dificuldade de contratação e adequação de funções. Apesar disso, os gestores identificaram que este tipo de empresa possui diversas vantagens e que algumas delas podem ser usadas como diferencial no processo de tomada de decisão para a empresa se destacar no mercado.

Palavras-chave: Empresa familiar. Gestão. Processo Sucessório.

ABSTRACT

The point of the research was to show the main particularities of a familiar company, with the emphasis on their challenges, pros and cons. It had the participation of seven familiar companies from the city of Nova Serrana/MG, being that in two of them has occurred the process of sucession. The research was classified as descriptive and the gathering of data was achieved by an interview that was done with each manager. The answers were about several matters related to the familiar companies, like the relationship between the members, the power of will of each member and also about the insertion of unrelated employees in the company’s management. The results taken shows that the familiar companies have other challenges besides inherent challenges to any company, such as the difficulty of hiring and adequacy of functions. Despite that, the managers identified that that kind of company has a lot of advantages and that some of them can be used as a distinct feature in the process of decision making, in order for the company to stand out in the business field.

Keyword: Familiar company. Management. Process of sucession.

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1 – Os Três Círculos da Empresa Familiar 16

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

FANS – Faculdade de Nova Serrana

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 10

1.1 IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA 10

1.1.1 Problema 11

1.2 OBJETIVOS 11

1.2.1 Objetivo geral 11

1.2.2 Objetivos específicos 11

1.3 JUSTIFICATIVA 12

2 REFERENCIAL TEÓRICO 13

2.1 EMPRESAS FAMILIARES 13

2.1.1 Empresas familiares no Brasil 13

2.1.2 Principais vantagens das empresas familiares 14

2.1.3 Principais desvantagens das empresas familiares 14

2.2 GESTÃO DAS EMPRESAS FAMILIARES 15

2.2.1 Profissionalização 15

2.2.2 O modelo tridimensional de desenvolvimento das empresas familiares 16

2.2.3 Cultura Organizacional 17

2.2.4 Processo Sucessório 17

2.3 DESAFIOS DE UMA EMPRESA FAMILIAR 18

2.3.1 Contratação de pessoal 18

2.3.2 Adequação de funções 19

2.3.3 Definição da estrutura organizacional 19

3 METODOLOGIA 20

4 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS 22

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 26

REFERÊNCIAS 28

ANEXO A – ROTEIRO DE ENTREVISTA 31

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho fundamenta-se na necessidade de verificar os conflitos existentes nas empresas familiares. Conflitos, constantes brigas e processo de sucessão podem induzir a mortalidade prematura de empresas, principalmente, as de cunho familiar.

Com a finalidade de estudar esses fenômenos, a pesquisa analisou uma empresa familiar do ramo calçadista da cidade de Nova Serrana/MG, que, preservando o anonimato, não terá seu nome divulgado no decorrer do trabalho.

O processo sucessório, que consiste na transferência de responsabilidade da empresa para outra geração, é um fator que deve ser feito com cautela, pois se bem conduzido o processo pode ser vantajoso para a empresa, trazendo novas oportunidades de mercado e de expansão. Em caso contrario os problemas podem ocasionar erros irreparáveis e atrapalhar a continuidade das atividades da empresa.

Em relação à gestão de uma empresa familiar faz-se necessário analisar suas vantagens e desvantagens em relação a uma empresa não familiar, pois cada uma deve aproveitar ao máximo as vantagens e fazer o possível para que as desvantagens não atrapalhem na gestão e bom andamento da empresa.

Além desses fatores, a de contratação de pessoal, adequação de funções e definição da estrutura organizacional serão assuntos tratados no decorrer desta pesquisa por serem relevantes na gestão de qualquer empresa e principalmente nas empresas familiares.

A pesquisa será qualitativa e buscará responder ao problema, confirmar ou não as hipóteses e alcançar os objetivos através da entrevista que será feita com integrantes da empresa em estudo.

1.1 IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA

Segundo Gil (2002), o problema é um questionamento relacionado ao tema no qual se espera encontrar uma resposta com a conclusão da pesquisa.

1.1.1 Problema

Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.7 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com