TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESPERDÍCIOS E RETRABALHOS PRODUTIVOS

Por:   •  19/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.639 Palavras (15 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 15

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO VALE DO ITAJAÍ-MIRIM FACULDADE DO VALE DO ITAJAÍ MIRIM – FAVIM GRUPO UNIASSELVI/ASSEVIM

LUCAS EDUARDO MOTTA

DESPERDICIOS E RETABALHOS PRODUTIVOS

 

BRUSQUE

2017-2

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO VALE DO ITAJAÍ-MIRIM FACULDADE DO VALE DO ITAJAÍ MIRIM – FAVIM GRUPO UNIASSELVI/ASSEVIM

LUCAS EDUARDO MOTTA

DESPERCIDIOS E RETRBALHOS PRODUTIVOS

Relatório de Estágio apresentado como requisito parcial para a aprovação na disciplina Estágio Supervisionado (I e II) no Curso de Engenharia de Produção do Grupo UNIASSELVI/ASSEVIM.

Orientador

BRUSQUE

2017-2

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO VALE DO ITAJAÍ-MIRIM

FACULDADE DO VALE DO ITAJAÍ-MIRIM – FAVIM

GRUPO UNIASSELVI/ASSEVIM

FOLHA DE APROVAÇÃO

LUCAS EDUARDO MOTTA

Relatório de Estágio apresentado como requisito parcial para a aprovação na disciplina Estágio Supervisionado I no Curso de Engenharia de Produção do Grupo UNIASSELVI/ASSEVIM.

Avaliado em ___/___/2017 por:

_______________________________

Professora MSc. Tania Sueli Fantini

Orientadora

RESUMO

Os desperdícios e retrabalhos nas indústrias em quaisquer que for o ramo são de resultados inimagináveis, este relatório de estágio com base nisso vem mensurar os retrabalhos e desperdícios na empresa Warusky Comércio Indústria e Representações LTDA, aonde se aborda todos os setores da empresa e se tem como base uma serie de analises com base nas pesquisas de Desperdícios e retrabalhos, acompanhamento de produção e melhoria continua.

Palavras-chave: Produção, Retrabalho, Desperdício, melhoria continua.


SUMÁRIO



        

  1. INTRODUÇÃO

1.1 Contextualização

A empresa executa a parte de confecção de roupas, executando mais de 600.00 peças mês, executando a mesma com qualidade e segurança para o cliente.

Um problema recorrente é os desperdícios e retrabalhos realizados dentro da empresa, seja ele decorrente de um planejamento errado na produção ou por algum processo produtivo de erro de terceiro, então será utilizado métodos de quantificação de valores para demonstrar e realizar ações para melhoria destes processos.

  1. Justificativa

Este trabalho é desenvolvido na empresa Warusky Comércio Indústria e Representações LTDA, aonde foram observadas o alto número de desperdícios e retrabalhos realizados.

Justifica-se a escolha do tema por ser um assunto de grande relevância dentro da mesma, pois se trata de dinheiro sendo utilizados constantemente para resolver problemas que podem facilmente oferecer soluções praticas e fáceis.

O estágio é uma experiência muito importante para o desenvolvimento da carreira de todo profissional. Ele é diferente de um emprego tradicional, pois traz para o estudante o conhecimento, competências e experiências práticas de tudo aquilo que se estuda teoricamente na faculdade.

A melhoria deste processo se dará por meio das quantificações dos resultados e gastos mensalmente, além de classificar quais são os problemas que mais decorrem de acontecer, com isso será realizada reuniões e ações para discursões de PMC’S (Plano de melhoria continua).

Para melhor elucidar todo o trabalho foram desenvolvidos os seguintes eixos na Fundamentação Teórica:

  • Acompanhamento de Produção
  • Desperdício e retrabalho
  • Melhoria contínua

Diante das afirmações apresentadas pretende-se responder a seguinte questão problema: Os retrabalhos e desperdícios demonstrados e quantificados podem ser solucionados.

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

Analisar o processo geral de produção para apresentar as ineficácias e propor ações de melhoria.

2.2 Objetivos específicos        

 

  • Monitorar todos os desperdícios e retrabalhos;
  • Classificar os tipos de desperdícios e retrabalhos;
  • Quantificar os tipos de desperdícios e retrabalhos;
  • Propor ações de PMC (Plano de melhoria contínua).

3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Este estudo se define dentro de sua metodologia como pesquisa bibliográfica, quantitativa e qualitativa.

Conforme Gil (2008), Pesquisa Bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos.

Para Minayo (2001), a pesquisa qualitativa trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis.

Segundo Richardson (1999), a pesquisa quantitativa é caracterizada pelo emprego da quantificação, tanto nas modalidades de coleta de informações quanto no tratamento delas por meio de técnicas estatísticas.

Segundo Triviños (1987), a abordagem de cunho qualitativo trabalha os dados buscando seu significado, tendo como base a percepção do fenômeno dentro do seu contexto. O uso da descrição qualitativa procura captar não só a aparência do fenômeno como também suas essências, procurando explicar sua origem, relações e mudanças, e tentando intuir as consequências.

 4. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

4.1 Histórico

A empresa que será apresentada neste estudo de caso está sob a denominação social de “WARUSKY COMÉRCIO, INDÚSTRIA E REPRESENTAÇÕES LTDA”, tendo sua sede na cidade de Brusque, Santa Catarina, Na Rua Gustavo Kohler, 45, Bairro Souza Cruz, CEP 88354-460.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (465.5 Kb)   docx (621.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com