TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS IMPACTOS DA LIDERANÇA LAISSEZ-FAIRE

Por:   •  20/5/2019  •  Artigo  •  3.474 Palavras (14 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 14

IMPACTOS DA LIDERANÇA LAISSEZ-FAIRE

RESUMO

O presente trabalho que tem por tema “Impactos da liderança laissez-faire”, versa sobre a busca da excelência na qualidade de liderar. O estudo faz uma abordagem sobre o conceito, teorias e tipologias de liderança, objetivando identificar e comentar as características de um líder a fim de proporcionar uma ampla reflexão sobre o conceito de liderança e as habilidades necessárias para seu bom desempenho. Tendo em vista as múltiplas transformações que têm atingido as organizações e o mundo do trabalho nos últimos tempos, ressalta, sobretudo, o perfil de um novo líder nas sociedades contemporâneas.

Palavras-chave: Organização. Liderança. Autoconfiança. Modernidade.

ABSTRACT

The present work that has the theme "Impacts of leadership laissez-faire", is about the pursuit of excellence in the quality of leadership. The study approaches the concept, theories and typologies of leadership, aiming to identify and comment on the characteristics of a leader in order to provide a broad reflection on the concept of leadership and the skills necessary for its performance. Given the multiple transformations that have affected organizations and the world of work in recent times, the profile of a new leader in contemporary societies stands out.

Key words: Organization. Leadership. Self confidence. Modernity.

1 INTRODUÇÃO

Com a Globalização e a inserção da humanidade na Era da Tecnologia e da Informação, a competição e a concorrência entre as empresas elevaram-se a níveis jamais imaginados. Esta situação tende a continuar crescendo em velocidade cada vez maior, o que exigirá das empresas tomadas rápidas de decisões para acompanhar essas mudanças e manter a sua competitividade e sobrevivência.

Para isso é necessário que os líderes das organizações saibam adotar um estilo de liderança que agregue maior valor a organização, para que consigam acompanhar todas as mudanças do mercado atual, mas que ao mesmo tempo não impacte negativamente na equipe responsável diretamente pelos resultados desejados. Isto é necessário, pois cada vez mais os resultados das organizações dependem das pessoas e de seu bem estar.

2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 CONCEITUANDO LIDERANÇA

Muito se tem falado sobre o conceito de liderança e temas relacionados. Quando se pergunta a alguém o que é ser um líder, freqüentemente a resposta é "estar no controle", "dar ordens", "comandar", "ser o número 1". Entretanto, liderar não é uma tarefa simples. Pelo contrário, exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso.

O paradigma de que um grande líder conduz sozinho seus liderados e coloca a empresa “nos trilhos” já está superado. Cada um de nós é responsável pela sua própria vida, sua carreira, seus clientes e resultados. A base da liderança não é o poder e sim a autoridade, conquistada com amor, dedicação e sacrifício. Respeito, responsabilidade e cuidado com as pessoas são virtudes indispensáveis a um grande líder. Ou seja, para liderar é preciso estar disposto a servir.

Ninguém nasce com o perfil de líder, assim como não existe uma receita para alguém se tornar líder. Entretanto, a gestão de um negócio ou entidade – que abrange atividades tao complexas como administrar pessoal, processos e tecnologias – exige algo fundamental: quem está nessa posição precisa, primeiramente, administrar a si mesmo. Ou seja, tornar-se líder de sua propria jornada (SEBRAE, 2018).

Um aspecto importante neste conceito é a palavra influência em lugar de imposição. Há pessoas que têm uma excelente capacidade técnica ou são detentoras de algumas habilidades excepcionais, mas que se recusam a serem líderes. Simplesmente não querem. Quem determina se uma pessoa é líder ou não, são as pessoas que por ele são influenciadas. Se a influência não é aceita, a liderança não existirá.

A liderança, inegavelmente, é um dos temas mais populares do mundo. Desde Alexandre, o Grande, passando por Mahatma Gandhi, e chegando até Che Guevara, o homem sempre se questionou sobre que características fazem com que um líder se diferencie dos demais e tenha a capacidade de envolver multidões em prol de uma causa. Os grandes líderes da história, embora tenham algumas características em comum, como o carisma, a visão de futuro e a “causa” pela qual lutar, não podem ser analisados sob a mesma ótica. Hitler é um bom exemplo disso. No mundo empresarial, os líderes também são elementos fundamentais, capazes de promover profundas e importantes mudanças, e assim como na história, também têm características bastante particulares (REVISTA PROFISSIONAL & NEGÓCIOS, 2018).

O mais valioso instrumento de trabalho do líder, é por certo, a habilidade de gerenciar pessoas, negociar e vender idéias. A necessidade de comunicação é inerente ao ser humano. Sem ela, seriam impossíveis a compreensão entre os homens e o crescimento econômico, político e social (SEBRAE, 2018).

Assim, liderar é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização. É um tema importante para os gestores devido ao papel fundamental que os líderes representam na eficácia do grupo e da organização.

Nessa perspectiva, liderança está associada a estímulos, incentivos que possam provocar a motivação nas pessoas para a realização da missão, visão e objetivos empresariais. Vergara (2015, p. 75) assim revela:

Liderança, tal como motivação, é tema fascinante. Ele nos remete às questões mais subjetivas dos seres humanos, àquelas que dizem respeito a nossos recônditos, a nossas entranhas, ao que nos mover, ao que faz sentido para nós, àquilo a que atribuímos significado. Não é por acaso que a literatura sobre o tema seja tão vasta. Teóricos, consultores e práticos de administração têm produzido obras infindáveis.

Warren Bennis (2000), um estudioso de liderança, diz que ela é como a beleza: difícil de definir, mas fácil de reconhecer. Nesse sentido, liderança é a capacidade de exercer influência sobre indivíduos e grupos. Esta proposição suscita outras perguntas. Todo chefe é líder? Todo líder é chefe? Há pessoas que ocupam cargos de chefia, mas não exercem liderança. O máximo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com