TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS JOGOS EMPRESARIAIS

Por:   •  14/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 4

COMPONENTES:

DANYEL CARVALHO

NATÁLIA GALVÃO

RAFAEL CRUZ DE ALMEIDA

CARLA JACY                 

Lista 1 (Até pag. 19) Introdução e Cap. 1 – ‘Estratégia Competitiva: Os Conceitos Centrais”)

- PORTER, Michael – “Vantagem Competitiva: Criando e Sustentando um Desempenho Superior”

1. “Estratégia ...o conjunto específico de atividades alinhadas com o objetivo de proporcionar um determinado mix de valor a um grupo de clientes específicos.” Comente.

        A afirmativa acima está diretamente relacionada em como a empresa pode adotar e implementar determinada estratégia visando sustentar vantagem competitiva. Podemos também relacionar a afirmação com uma estratégia de marketing de relacionamento, que por sua vez, é o conjunto de estratégias de construção e disseminação de marca, prospecção, fidelização e criação de autoridade no mercado.

2. Fale sobre a importância de focar a análise de empresas em atividade.

        Focar a análise em empresas que estão em atividade é extremamente relevante para identificar como a empresa poderá obter vantagem competitiva (qual tipo) e qual será sua abordagem dentro da organização, como será implementada e qual será a estratégia a ser seguida.

3. Explique o conceito de atratividade da indústria com base nas forças competitivas.

        A atratividade da indústria é o primeiro determinante fundamental de rentabilidade. Além disso, o vigor das cinco forças competitivas de Porter determina a quão determinada indústria sofre influência ou não e por conseguinte determina a habilidade de empresas para obter em média taxas de retorno sobre investimento superiores ao custo de capital.

4. “Todas as indústrias não são semelhantes do ponto de vista da rentabilidade inerente.” Explique.

        Pois depende do quanto as forças pressionam aquela determinada indústria e o como isso vai influenciar seus resultados ao fim da análise, conforme há no capítulo 1 depende da estrutura industrial daquela determinada indústria.

5. Fig. 1-2 – Comente, como utilizar para analisar atratividade de uma indústria?

6. “Uma empresa pode ... modificar fundamentalmente a atratividade de uma indústria para melhor para pior.” Explique. Algum exemplo?

7.Empresas podem modelar de forma positiva ou negativa a estrutura industrial a qual pertencem. Explique.

8. “Se o produto de uma industria não cria muito valor para seus compradores, o valor a ser conquistado pelas empresas eh pequeno. Se o produto cria um grande valor, a estrutura passa a ser crucial.” Explique, exemplos.

9. Fale sobre barreiras de entrada e saída. Explique.

10. Fale sobre “vantagem competitiva sustentável.”

11. Resuma a estratégia de liderança com base em custo.

12. Resuma a estratégia de liderança com base em diferenciação.

13. Resuma a estratégia de liderança com base em enfoque.

14. Como Porter define uma empresa “meio termo”?

De acordo com Porter, uma empresa que é chamada de meio termo, ela é uma organização que se engaja em cada estratégia genérica, porém não alcança nenhuma delas. Além disso, ela não possui nenhuma vantagem competitiva e tem um desempenho abaixo da média.

15. Porter argumenta sobre a vantagem de empresas competitivas ao mesmo tempo em custos e diferenciação. Comente, exemplos.

        De acordo com Porter, empresas que conseguem lideranças em custos e diferenciação, terão boas recompensas, vistos que os benefícios irão agregar e serão aditivos a empresa. Um exemplo de empresas que conseguiram vantagem competitiva tanto na questão de custos como em diferenciação é a empresa americana Crown Cork and Seal. Ela focou apenas em um segmento – o que é a forma mais correta -, que seria a indústria de latas de cervejas, refrigerantes e embalagens de aerossol. Além disso, ela fabrica latas de aço em vez de latas de aço e alumínio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com