TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PONTOS FORTES E OPORTUNIDADES DE INOVAÇÃO E MELHORIA NA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Por:   •  20/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.856 Palavras (16 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

Este trabalho interdisciplinar tem como objetivo analisar a estrutura da empresa Viva produtos naturais, bem como as suas práticas adotadas, que tem o segmento de produtos naturais voltados para um público que tem uma alimentação diferenciada atuando a quase 8 anos no mercado, tendo um mix na de produtos de integral, diet, light e farinhas entre outros.

A empresa Vivá Produtos Naturais,está localizada na Avenida João Pereira de Melo nº 308-E, bairro, Centro, a sua missão é “oferecer produtos naturais com qualidades que conduzam a uma vida saudável”e também com a visão de “ser uma empresa referência no mercado, com excelente atendimento com produtos diferenciados”. Além da busca de valores como: satisfação do cliente; proporcionar praticidade, qualidade e diferenciação; respeito com os fornecedores; empregar a capacidade os colaboradores e tambem preservar o meio ambiente.

No presente trabalho será apresentado analise de sua estrutura, juntamente com uma visão de apresentar as melhores práticas a serem adotada pela empresa em aspectos como na Administração da Produção e Operações e Gestão de Pessoas II. Na Administração Mercadológica é possível apresentarmos com clareza o diferencial que a empresa possui, implementando então ações e estratégias de marketing para com que aquilo que está sendo uma barreira para empresa, venha se tornar cada vez mais o seu crescimento.

De como ocorre o processo logístico da empresa, pois é como ocorre de fato o andamento do processo para a realização das atividades da empresa voltada para a compra dos produtos até que chegue nas mãos dos clientes, destacando que muitos processos ocorrem, no qual podemos observar que é essencial para o funcionamento da empresa.

Por fim foi possível compreender através da Administração Financeira e Orçamentária II, a forma que é gerida o financeiro da empresa, a sua estrutura de capital, a fim de apresentarmos a situação atual de investimento da empresa.

1 O PROCESSO LOGÍSTICO DA EMPRESA

E de grande importância o relacionamento entre empresas e seus fornecedores, sendo que o principal objetivo dessa aproximação está no aumento da competitividade da empresa (JORGENSEN; SCHULTZ-NIELSEN, 2000).

Segundo Coelho, 2010 explica que o gerenciamento da cadeia de suprimentos é um conjunto de métodos que são usados para proporcionar uma melhor relação e uma melhor gestão de todos os parâmetros da rede:Pois, facilita a vida de todos aqueles que estão ligadas ate o consumidor final .

A parte da compra, a escolha um determinado produto para compor o mix que é oferecido na empresa. E um processo que envolve a maneira de negociar qual seria a melhores vantagem para a empresa e tambem para o fornecedor. Ballou (2001), explica que a função compras dentro da empresa é fundamental, uma vez que geralmente nas empresas os itens comprados representam ganhos, quando comprados de uma maneira correta. Geram um grande impacto nos lucros das empresas.

Todo esse processo permite que o proprietário avalie os pontos fracos e pontos fortes na sua cadeia de fornecimento, auxiliando a tomada de decisões que resultam na redução de custos, aumento da qualidade, aumentando a competitividade do produto ou criando valor agregado e diferenciais em relação à concorrência.

O processo logístico da empresa é realizada da seguinte maneira: A empresa Vivá Produtos Naturais, faz um levantamento de como esta seu estoque de produtos está e verificar também como as saídas da mercadoria. E logo depois entra em contato com seus principais fornecedores que são das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul comprando diretamente efetuando o pedido pela Internet os produtos que lhe interessou os pedidos chegam no prazo de 25 a 30 dias em Boa Vista, o motivo dessa demora é por causa que os produtos vem via terrestre. A proprietária também se descola para as feiras que são direcionada ao ramo que ela esta inserida para que assim ela possa conhecer os novos produtos que estão em alta e fecha negócio.

O faturista recebe a nota fiscal que veio do fornecedor, dá entrada no sistema, verifica se os produtos estão de acordo com a nota e o pedido que tinha feito. Os funcionários são responsáveis pela conferência do produto, armazenagem,separação e a precificação do produto até ser a colocada na prateleira.

O local de armazenagem dos produto é somente em um local, no mesmo lugar onde funciona a administração. O produtos ficam em um depósito, fechado com uma boa ventilação e algumas evas vão para o refrigerador para poderem manterem seu sabor e qualidade . É preciso que tenha um cuidado na observação das datas de validade do produto. Também é passado para os vendedores de que o entra primeiro, tem que ser o primeiro a sair (o chamado Peps) Também observando sempre quais são os principais itens vendidos dentro da empresa para que esses não venham a faltar na empresa.

2 PONTOS FORTES E OPORTUNIDADES DE INOVAÇÃO E MELHORIA NA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

2.1 PONTOS FORTES

Em relação aos Novos Conceitos à empresa possui a Manufatura Integrada por Computador e Comakership; em relação aos Objetivos da Administração da Produção/Operação a empresa possui o Arranjo Físico e Posto de trabalho e já em relação aos Fatores determinantes da produtividade a empresa possui Inovação e Tecnologia e qualidade de vida.

2.1.1 Manufatura Integrada por computador

Segundo Vieira (1996),a manufatura integrada por computador pode ser definido como a integração de todas as atividades envolvidas na manufatura, tais como compras, vendas, planejamento, administração, finanças, marketing e produção. Essa integração ocorre por meio de uma rede de comunicação e de um software de gerenciamento com o objetivo de melhorar a eficiência organizacional, pessoal e produtiva.

2.1.2 Comakership

Para Merli (1998) “Comakership é uma relação evoluída entre cliente e fornecedor e é considerado um fator prioritário na estratégia industrial”.O Comakership (Co-fabricação) é uma evolução da relação cliente-fornecedor, sob uma visão integrada da cadeia de abastecimento, por meio de processos interligados e compartilhados, com o fim de promover a competitividade global da cadeia.  Essa relação que existe entre o cliente e o fornecedor de apresentar o produto que esta em alta e também dos benefícios que eles apresentam se estende ate os vendedores.

2.1.3 Arranjo físico

Segundo Muther (1986), o arranjo físico ou layout pode ser definido como o estudo do posicionamento relativo dos recursos produtivos, homens, máquinas e materiais, ou seja, é a combinação dos diversos equipamentos/máquinas, áreas ou atividades funcionais dispostas adequaodamente. Arranjo físico é à disposição dos grupos de trabalho, estação de trabalho, máquinas e locais de estoque dentro de uma instalação de manufatura, projetada para fabricar produtos de uma forma rápida e precisa visando atender as necessidades dos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (144.1 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com