TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivo da contabilidade

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivo da Contabilidade  e a utilização da informação contábil

A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios, e tem por objetivo gerar informações que levem a compreensão de qual a real situação financeira de uma determinada entidade, quais os riscos e possibilidades que ela tem em vista do panorama atual do mercado e política,  assim, tornando mais fácil e segura  qualquer tomada de decisão que envolva o uso dos recursos desta instituição.

Já a utilização da informação contábil se dá na         

A utilização da informação contábil se faz útil nos registros e controle contábil com o objetivo de gerir uma entidade, além de informar para a gestão administrativa com ênfase nas análises financeiras e econômica.

Dentre as utilizações da contabilidade, para fins gerenciais, destacam-se, entre outros:

1. Projeção do Fluxo de Caixa- O fluxo de caixa é construído a partir das informações relativas a todos os dispêndios e entradas de caixa projetados, assim como os dados já de conhecimento da empresa, como por exemplo, o valor de um aluguel ou de um recebimento ja confirmado.

2. Análise de Indicadores-  análise financeira refere-se à avaliação ou estudo da viabilidade, estabilidade e capacidade de lucro de um negócio ou projeto. Engloba um conjunto de instrumentos e métodos que permitem realizar diagnósticos sobre a situação financeira de uma empresa, assim como prognósticos sobre o seu desempenho futuro.

3. Cálculo do Ponto de Equilíbrio O Ponto de Equilíbrio (PE) informa ao empresário o faturamento mensal mínimo necessário para cobrir os custos (fixos e variáveis), informação esta que muitas vezes é vital para a análise de viabilidade de um empreendimento ou da adequação da empresa em relação ao mercado.

. Em resumo, faz-se o uso da informação contábil para administrar da melhor  forma uma empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (391.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com