TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orcamento 2015

Por:   •  26/3/2016  •  Resenha  •  2.768 Palavras (12 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 12

1. SOE - SIMULAÇÃO DE ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Bem vindo ao SOE

Esta simulação colocará você em contato com o Desenvolvimento de um Orçamento Empresarial e será uma extraordinária experiência prática simulada nesta área de formação profissional.

Antes de iniciar, leia com atenção, até o final, essas informações.

1.1 Seu Papel e Responsabilidade

Nestas APS, você e sua equipe assumem a missão de elaborar o orçamento empresarial referente ao primeiro trimestre do ano (janeiro, fevereiro e março).

É responsabilidade da equipe observar o cronograma de avanço automático das rodadas.

1.2 Participação na Equipe

O trabalho é realizado em equipe, mas a participação de cada um é fundamental e será observada.

Em todas as etapas do orçamento, basei-se no orçamento correto anterior, leia os dados da empresa para o orçamento atual e consulte a teoria e as dicas do tutor quando julgar necessário. Esses são passos fundamentais para o bom desenvolvimento do trabalho. 

1.3 Avaliação pelos Pares

No término da simulação, cada participante fará uma avaliação dos demais integrantes da equipe, que será considerada pelo professor na avaliação individual final. 

1.4 Relatório Final

A elaboração do relatório final das APS deve ter a colaboração de todos integrantes da equipe.

O líder (presidente) será responsável por inserir as respostas da equipe no formulário do relatório final, nesta própria plataforma. 

1.5 Apoio Durante o Jogo

Em caso de dúvidas em relação ao conteúdo ou funcionamento do jogo, consulte o FAQ através dentro do Menu do Usuário.

Se não encontrar resposta para sua dúvida, utilize o formulário disponível para enviar sua pergunta a equipe de suporte da LDP.

2 INSTRUÇÕES

2.1 APRESENTAÇÃO

Bem-vindo ao jogo de empresas SOE - Simulação de Orçamento Empresarial.

Este jogo de empresas tem como objetivo desenvolver a compreensão conceitual e a habilidade técnica para elaborar o orçamento empresarial, em todas as suas etapas.

O orçamento empresarial é uma técnica de planejamento da área de administração financeira que, a partir do orçamento de vendas (previsão de vendas), permite dimensionar os recursos operacionais necessários, os gastos empresariais diversos e os resultados econômicos para determinado período de tempo.

O SOE - Simulação de Orçamento Empresarial está baseado em um caso fictício de uma empresa fabricante de fertilizantes agrícolas, para a qual o participante/equipe irá elaborar o orçamento referente ao primeiro trimestre do ano (janeiro, fevereiro e março). A dinâmica evolui numa sequência obrigatória, através do preenchimento das 13 tabelas do orçamento empresarial.

2.2 COMO JOGAR O SOE

Início: Após ler estas instruções, o participante/equipe conhece a posição patrimonial da empresa. O balanço patrimonial, final do ano anterior, retrata os ativos, passivos e patrimônio líquido da empresa.

Desenvolvimento: Após examinar o balanço, inicia-se a simulação pelo orçamento de vendas, o primeiro de uma série de 13 orçamentos que compõem o orçamento empresarial completo. Com apoio da “teoria” sobre o orçamento (botão cor verde) e, principalmente, consultando os "dados da empresa" (botão cor laranja) o participante/equipe deve preencher a tabela do “Meu Orçamento” para o orçamento de vendas. Sempre que inserir dados novos ou alterar dados existentes na tabela “Meu Orçamento”, deve salvar as inserções. Na data e hora estabelecida na barra de menu (cor preta) acima, o responsável pela simulação avança para o próximo orçamento, de produção, e assim sucessivamente para os orçamentos restantes.

Recursos de Apoio para jogar:

a) Durante o preenchimento de cada tabela de orçamento estão disponíveis as "Dicas do Tutor" (botão cor vermelha) que lhe oferece dicas e orientações para cumprir sua tarefa naquela etapa;

b) Quando o participante avança para a tabela de orçamento seguinte, o sistema simulador disponibiliza o "Orçamento Correto", referente à tabela imediatamente anterior, permitindo comparar os resultados e auxiliando na compreensão e aprendizagem. O "Orçamento Correto" anterior deve ser sempre utilizado como base de dados para os orçamentos subsequentes.

c) Após o avanço, você também pode conferir o "Meu Orçamento" da etapa anterior e verificar eventuais erros cometidos, cujos valores estarão destacados com borda de cor vermelha. Passando o "mouse" sobre as células com bordas vermelhas, você obterá uma explanação sobre as possíveis causas do erro cometido.

2.3 COMO VENCER

O SOE - Simulação de Orçamento Empresarial é um jogo de empresa funcional no qual não há interação entre as equipes participantes, entretanto, os resultados são comparáveis ao final, através do ranking. A pontuação máxima que poderá ser obtida pelo participante/equipe será de pontos. A cada tabela de orçamento concluída, o simulador calcula os pontos obtidos considerando:

acertos de decisão (valores inseridos nas células brancas, obtidos a partir dos dados da empresa e/ou tabelas anteriores do orçamento correto) = pontos por acerto.

acertos de cálculo (valores inseridos nas células cinzas, calculados dentro da própria tabela do orçamento atual) = ponto por acerto.

Conforme o participante/equipe avança no preenchimento das tabelas do orçamento, poderá acompanhar a pontuação parcial obtida na tabela atual e a pontuação total acumulada até a etapa em curso.

Vence o jogo o participante/equipe que acumular o maior número de pontos dentro da edição/turma em que está competindo.

2.4 INFORMAÇÕES GERAIS E PADRÕES DE ARREDONDAMENTO

Para o adequado desenvolvimento da atividade é necessário observar os seguintes padrões e convenções:

1. Considere que não existe meia unidade ou parte de uma unidade, então, quando o resultado de quantidade do produto ou insumo for "quebrado", arredonde para cima.

2. Para quantidade de horas de mão-de-obra, utilize uma casa decimal quando for significativa.

3. Utilize o padrão universal de arredondamento.

4. Para o cálculo dos custos unitários médios dos insumos e produtos, nas tabelas dos orçamentos 9 e 10, utilize 6 casas decimais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (160 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com