TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizar e Executar Atividades de Apoio aos Processos da Organização

Por:   •  12/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  3.072 Visualizações

Página 1 de 4

Curso de Assistente Administrativo – SENAC

Projeto Integrador – Etapa 1

UC1: Organizar e executar atividades de apoio aos processos da Organização

Profª: FRANCISCA MARIA M. K. FERREIRA

Aluno: Pedro Leal Ferreira

Data: 09 de Novembro de 2017

Partindo da premissa que gerir conflitos de maneira positiva é uma das maiores virtudes de um profissional que, nesse caso, ocupa o cargo de Assistente Administrativo. Os conflitos precisam ser resolvidos de forma a atender o maior número de envolvidos possível. Não importando, necessariamente, se há culpados.  Identificar os tipos e as causas dos conflitos é essencial para determinar condições de “estratégias” que devem ser adotadas para administrá-los. A estratégia escolhida deve ser utilizada a partir de uma análise ampla e coerente das mais diversas situações. Cada situação deve ser analisada e planejada com cautela. Calma, empatia, e assumir falhas (dentro de uma linguagem específica a cada caso), são de extrema importância para o desenvolvimento e resolução dos problemas enfrentados em qualquer ambiente empresarial.

  1. No lugar de Ana Maria começaria atendendo a demanda com urgência declarada, que seria redigir o contrato para o Gerente de Vendas (no caso, seu superior); em seguida, atenderia a do setor de Administração de Condomínios, por se tratar de um tema de cunho financeiro, onde todo atraso prejudica a operação do sistema em escala geral na empresa; por último atenderia o contato via e-mail, tendo em vista que se o assunto fosse urgente o cliente teria recorrido a um telefonema ou visita pessoal.  

  1. O impacto gerado foi que Ana Maria não teve clareza de como proceder diante das demandas ocorrentes, em virtude de não ser visível qual é a prioridade entre os setores da empresa (nesse caso, tesouraria, vendas e atendimento).

A existência de um organograma somente na parede da sala do Diretor Geral afeta toda a empresa. Um organograma acessível a todos os funcionários auxiliaria a identificar qual pessoa contatar para resolver determinado problema em cada setor.

Uma ação de melhoria que poderia ser proposta seria o treinamento dos funcionários para entender qual é a hierarquia entre os setores da empresa, ação que com certeza permitiria Ana Maria desenvolver métodos específicos para proceder de forma mais rápida e eficaz perante cada situação, e não no que está mais acessível e fácil no momento.

Um organograma bem estruturado é importante para que os funcionários tenham uma noção da sua posição e do seu papel no esquema global da empresa. Além de deixar claro a quem recorrer, ajuda a identificar falhas estruturais na empresa, tais como duplicidade de funções e o consequente desperdício de tempo e mão de obra.

Com várias demandas e pressão no ambiente de trabalho, há chances das pessoas não assimilarem o que é importante de fato. O resultado, muitas vezes, é que as demandas que teriam maior urgência na rotina do funcionário, ou da empresa em geral, não são solucionadas no tempo previsto. Escolher um método para lidar com prioridades e organizá-las, ajuda a gerenciar os projetos de forma individual ou em equipe. Compartilhar a agenda é ideal para que toda a equipe fique por dentro dos seus compromissos. Assim, os superiores veem quem tem mais ou menos disponibilidade para lidar com pontos específicos de uma demanda de tarefas. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com